Como a Nike se destaca perante a concorrência?

Perguntado por: mmeireles . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
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Outro fator importante de popularidade e crescimento da Nike é seu foco na inovação de produtos. Além da qualidade da matéria-prima utilizada, a empresa também investe no desenvolvimento de tecnologias que a ajudam criar produtos melhores e com desempenho superior aos concorrentes.

A Nike considera que a diversidade e a inclusão são fundamentais para a sua cultura organizacional — acredita que os seus colaboradores devem representar a diversidade de seus consumidores. A diversidade favorece ideias diferentes e inesperadas e essas novas perspectivas criativas são o que movem a empresa.

Inovação do produto
Outro fator importante de popularidade e crescimento da Nike é seu foco na inovação de produtos. Além da qualidade da matéria-prima utilizada, a empresa também investe no desenvolvimento de tecnologias que a ajudam criar produtos melhores e com desempenho superior aos concorrentes.

Assim, a Nike se consolidou nos últimos anos se posicionando como uma empresa que transforma clientes em fãs, que investe em atletas, que fomenta o esporte e a prática de atividades físicas através dos produtos de qualidade que vendem.

Resposta: A tendência da Nike para produzir nesses países se justifica pela busca por mais lucros em nações que oferecem condições mais favoráveis que nos países mais desenvolvidos, tais como incentivos fiscais, salários mais baixos e facilidade para exportar.

A nossa missão é: To bring inspiration and innovation to every athlete* in the world.

De acordo com a empresa, a missão da Nike é "trazer inspiração e inovação para cada atleta do mundo". Para isso, por meio dos seus produtos e serviços, a marca visa oferecer experiências positivas para os atletas de hoje, enquanto busca desenvolver melhorias para as próximas gerações.

As mudanças sociais, o seu desejo de independência e o aumento considerável de poder de compra fizeram das mulheres um grupo alvo atraente. A Nike desenvolveu uma filosofia para o universo feminino, dirigindo-se às mulheres e recordando-lhes que elas têm um corpo e uma alma.

A Nike oferece quatro propostas de valor: acessibilidade, inovação, personalização e marca/status.

A visão da Nike é “Trazer inspiração e inovação para todos os atletas do mundo.” Ao mesmo tempo, sua declaração de missão é “fazer todo o possível para expandir o potencial humano.

Oportunidades

  • O desenvolvimento de produtos oferece várias oportunidades à Nike. ...
  • Há também a oportunidade de desenvolver itens como roupas esportivas, máscaras e jóias. ...
  • O negócio também pode ser desenvolvido internacionalmente, construindo após o sólido reconhecimento global do fabricante.

O crescimento da marca só foi possível graças à experiência de Bill Bowerman – que era treinador de atletismo na Universidade de Oregon – e Phil Knight – um ex-corredor renomado. A criatividade aliada à inovação e ao espírito empreendedor dos dois visionários, foi a base para que a marca se tornasse o que é hoje.

O que é posicionamento de marca? Posicionamento de marca é o lugar que a empresa quer ocupar no coração e na mente do seu público-alvo. Em outras palavras é, basicamente, a união entre segmentação e diferenciação.

Posicionamento de mercado é um conceito de marketing que se refere à posição que uma marca ocupa na mente do consumidor. Do ponto de vista estratégico, posicionar sua empresa no mercado significa se diferenciar da concorrência e alcançar a liderança, conquistando um lugar de destaque entre os consumidores.

Solid Gold OVO x Air Jordan
Chegou a hora de você saber qual é o tênis mais caro do mundo. Avaliado em 2 milhões de dólares (10,4 milhões de reais), o Solid Gold OVO, da Nike, foi desenvolvido para o rapper Drake, utilizando ouro puro sólido de 24 quilates em sua composição.

Acreditamos que a diversidade de perspectivas e experiências impulsiona a inovação e a resolução de problemas. Sabemos que promover e desenvolver nossos colegas de equipe é tão importante quanto contratar os melhores talentos. Acreditamos que a NIKE, Inc.

A Nike ficou em primeiro lugar, com mais de US$ 527 milhões gastos, superando sua rival Adidas, além de Emirates e Red Bull. A pesquisa considerou o período de um ano partindo de setembro de 2021.

Na dimensão qualidade percebida, a marca é vista de forma bastante positiva em 6 das 7 dimensões da qualidade de produtos, além da prática de preço premium e a identificação da disposição do público em pagar um preço mais elevado por produtos Nike.

“A Nike tem eco entre os consumidores da geração Z. E a colaboração combina dois símbolos muito poderosos – o símbolo a Nike e o azul Tiffany –, ambos instantaneamente reconhecíveis.”

O relacionamento com o cliente tem a ver com as interações entre a marca e seu público e com as estratégias de atração, retenção e fidelização. O relacionamento vai depender da segmentação que foi feita dos clientes. Ou seja, para cada segmento a empresa deverá estabelecer um tipo de relação diferente.