Como a multimídia pode ser usada na educação?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

A multimídia e a hipermídia na educação ajudam a melhorar a qualidade do ensino ofertado, porque é possível disponibilizar mais conteúdos relacionados a um tema e desenvolver um material mais aprofundado, ampliando o conhecimento sobre determinado assunto e transmitindo um número maior de informações.

3 dicas práticas de como usar tecnologia na educação

  1. Construção de conhecimento por meio de pesquisa. As informações da aula de História, por exemplo, não precisam vir somente do repasse de conteúdo pelo professor. ...
  2. Incentive a criação e compartilhamento de conteúdo. ...
  3. Utilize jogos para engajar os alunos.

Mídias que contribuem no ensino e na aprendizagem
Quando as mídias tornam a aula mais interessante e lúdica, o seu uso passa a constituir uma valiosa estratégia pedagógica. Primeiro, porque aproxima o ambiente escolar da vivência do aluno, ajudando a sondar e trabalhar os seus conhecimentos prévios.

A central multimídia é um dispositivo que executa diversos tipos de mídia, bem como recursos de áudio, vídeo e entretenimento. Tudo isso em um único aparelho.

A utilização dos equipamentos multimídia possibilitará a criação de novos métodos no auxilio da transmissão do conhecimento, desenvolverá as capacidades dos indivíduos na sua formação profissional preparando-o para o mercado de trabalho que a cada dia necessita de pessoas capacitadas em áreas que envolvam a tecnologia.

O uso das mídias digitais para a construção de conteúdos educacionais na sala de aula oferece ao aluno experiências diferenciadas que são experimentadas ou testadas; o uso de redes sociais como Facebook, WhatsApp, Instagram, Twitter, Telegram, jogos online, painéis virtuais e mapas mentais adaptados ao uso educacional ...

As redes sociais, como o Instagram e o Twitter, podem ser um incentivo para o desenvolvimento do senso crítico e até da autonomia dos estudantes. Isso porque eles passarão a realizar a busca ativa por conhecimento e ainda terão a responsabilidade sobre o que eles compartilham.

Entre as maneiras de proporcionar um ambiente mais atrativo está a inclusão da tecnologia em sala de aula. Existem muitas formas de inserir a tecnologia em sala de aula como, por exemplo, a adoção de ambientes virtuais, ferramentas de comunicação e equipamentos como lousa digital, computadores e tablets.

No tocante ao ensino, uma das formas a se contemplar, dentre muitas sugeridas para a educação para as mídias, seria estudar, aprender e ensinar a história, a criação, a utilização e a avaliação das mídias como artes plásticas e técnicas, analisando como estão situados na sociedade, seu impacto social, suas implicações, ...

Traga conteúdo encontrado na internet (vídeos, músicas) sobre assunto que irá desenvolver em sala de aula como forma de chamar atenção dos seus alunos. Use os vídeos e músicas espalhadas pela internet para trazer diferentes pontos de vistas e discussões em sala de aula, mostrar culturas variadas.

Para estabelecer o melhor plano de marketing, você precisa entender o papel de cada uma das 4 mídias: própria, social, espontânea e paga. O conceito do all line se torna fundamental porque o público que você quer atingir pode até não estar na internet, mas os influenciadores dele certamente estão.

O aluno deixa de ser somente um agente que recebe aprendizado, mas passa a fazer parte do processo quando pode criar, colaborar e partilhar mais ideias entre os colegas e também com o professor. Essa é mais uma vantagem, já que a motivação dos alunos aumenta. A desvantagem é que o uso exagerado pode atrapalhar.

A educação midiática faz parte desse processo quando apoia o desenvolvimento de alunos capazes de se tornarem consumidores críticos de mídia, exercerem seus direitos de acesso à informação e participarem de forma ativa na sociedade.

“O grande desafio da educação midiática é que os professores também têm dificuldade de lidar com esse excesso de conteúdo, também é uma situação com a qual estão se acostumando. Por isso, é importante que eles recebam esse apoio”, diz Patrícia.