Como a mosca faz para andar em tetos e paredes?

Perguntado por: esubtil6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

As moscas conseguem se grudar no teto e nas paredes por causa de um sistema muito similar ao das formigas, que conjuga a aderência de almofadinhas adesivas e o uso de garrinhas presentes nas patas.

As patas das moscas têm duas funções principais: locomoção e percepção do gosto. Na ponta delas existem sensores, chamados quimiorreceptores, capazes de identificar qual o tipo de alimento ou produto que está sendo tocado.

As moscas desempenham o papel de decompositores de resíduos orgânicos. Seus filhotes atuam, ao lado de outros insetos, ácaros, fungos e bactérias, encarregados da transformação da matéria orgânica dos estercos e carcaças em elementos mais simples que podem ser aproveitados pelas plantas.

Eles entram em um tipo de hibernação, chamada diapausa, onde o metabolismo fica muito mais lento e eles não conseguem ser tão ativos quanto no calor. É daí que vem a nossa expectativa de que eles se foram, só que não: eles dormem até que as temperaturas subam novamente.

RE: Provavelmente porque essa pessoa está com um cheiro forte ou suando muito. Tal odor, repugnante para os humanos, é um convite a um banquete para as moscas. “Algumas moscas do gênero Fannia, bastante comum no Brasil, podem se alimentar no suor.

28 dias

Por fim, as moscas enxergam cerca de 250 frames por segundo (um ser humano fica em aproximadamente 24). Trata-se de uma resolução temporal altíssima – é como se o tempo passasse em câmera lenta para esses animaizinhos. Além de reconhecer rapidamente uma ameaça, as moscas também são voadoras ágeis.

Se deixarmos de lado sua desagradável propensão por pousar em excrementos ou resíduos em decomposição, elas possuem um exagerado sentido de limpeza. É fato que, quando uma mosca esfrega as patas dianteiras, o que realmente está a fazer é limpar minuciosamente seus sensores olfativos.

A resposta é que as moscas essencialmente veem o "nosso" mundo em câmera lenta, ou seja, as ações e reações normais de humanos são percebidas por elas como se fossem bem mais lentas - por isso conseguem escapar com tanta facilidade de um mata-mosca. Como exemplo, imagine um relógio analógico.

Aves, morcegos, sapos, lagartos, libélulas e aranhas estão entre os predadores das moscas. A mosca doméstica é a espécie mais comum encontrada em ambientes intradomiciliares.

O tempo de vida das moscas varia de espécie para espécie, sendo, em geral, de 25 a 30 dias.

Os insetos desempenham um papel fundamental na produção de alimentos e na preservação de nosso ecossistema. "Se tirássemos todos os insetos do mundo, também morreríamos", explicou Erica McAlister, curadora sênior do Museu de História Natural de Londres, ao programa da Crowd Science, do serviço mundial da BBC.

As moscas são atraídas por dois motivos: Matéria orgânica: lixos em decomposição, como restos de comida e fezes; Umidade: ambientes com água parada ou incidência de mofo também atraem as moscas para dentro de casa.

A mosca varejeira também significa um alerta para condições negativas que eventualmente estão sendo ignoradas, como um perigo próximo ou impedimento de algo que não deixa você alcançar seus objetivos.

Deixar folhas de hortelã ou manjericão macerados por perto pode ajudar a espantar as moscas”, acrescenta. Os demais ambientes da casa também merecem atenção quando o assunto é manter as moscas longe. O primeiro cuidado deve ser tomado quanto aos pingos de líquidos que podem cair nos pisos e estofados.

- Porque as moscas pousam nos animais? As moscas podem pousar em um animal pelo simples fato de descanso, porém, existem moscas que se alimentam de sangue, algumas que depositam seus ovos em animais, ou até mesmo defecam, podendo então, ser essa a intenção do pouso em um indivíduo.

Acertar uma mosca, sem matá-la, pode causar dor a ela pelo resto da vida. Errar um tapa fatal em uma mosca incômoda pode ser uma dor de cabeça para vocês dois, de acordo com uma nova pesquisa de cientistas da Universidade de Sydney.

A mosca usa a luz como uma bússola para se movimentar. Por isso, ela é atraída para a janela, mas não consegue diferenciar uma janela aberta de uma janela de vidro fechada.

A Mosca Doméstica é atraída para a luz UV-A uma vez que os seus olhos são sensíveis à luz nesse comprimento de onda. Comprimentos de onda de luz que estejam fora da faixa de luz visível são mais atraentes para as Moscas Domésticas do que os que estejam dentro da mesma.