Como a mídia afeta o consumismo?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 27 de abril de 2023
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O consumismo vem crescendo diariamente na nossa sociedade, crescimento este, influenciado pela mídia que a cada dia lança novos produtos, fazendo com que as pessoas pensem que comprando-os sentirão mais felizes e completas. Percebe-se comerciais bem elaborados, com alto grau de criatividade.

O comportamento de consumo da juventude atual é muito influenciado pela linguagem midiática, pois ela reflete, recria e difunde o que é importante socialmente e acaba por enfraquecer a sua autonomia. O contato desses jovens com as diferentes mídias, cada vez mais intenso, está formando consumidores descontrolados.

Com a facilidade de acesso à internet, os consumidores estão definindo papéis mais decisivos na compra, como o que desejam comprar, onde comprar, como e quanto estão dispostos a pagar. E isso traduz um novo comportamento de compra diante das mudanças que estão ocorrendo na sociedade.

Qualquer indivíduo, independentemente de sua classe social ou idade, é estimulado por esse tipo de propaganda a consumir, pois os publicitários que as criam exercem um poder de manipulação gigantesco, por intermédio de repetições exaustivas e artifícios visuais, criando um desejo de consumo desnecessário.

Os aspectos negativos e o uso excessivo desses meios de comunicação podem ocasionar danos físicos, afetivos e emocionais. Publicitários usam, com freqüência, imagens com apelos eróticos e sexuais, estabelecendo associações entre sexo, prazer e poder a seus produtos.

Pontos negativos da mídia:

  • exposição da vida pessoal;
  • sua opinião pode ser distorcida e propagada;
  • propagação indevida de informações a seu respeito;
  • paparazzis rondando sua rotina;
  • falta de privacidade.

Entre estes impactos temos a ansiedade, depressão, sensação de isolamento e de perda de acontecimentos, pressão, esgotamento e obsessão com o corpo. Além destes, temos também o cyberbullying que impacta negativamente a vida de muitos jovens através de práticas de agressão virtuais.

Fatores ligados às questões psicológicas e emocionais podem impactar diretamente nos hábitos de compra dos consumidores, seja por um trauma, uma necessidade ou até mesmo por algum tipo de preconceito. Algumas pessoas, por exemplo, têm receio de fazer compras online e serem vítimas de alguma fraude.

Propagandas liberam hormônios de bem-estar
Quando falamos de propaganda e marketing de consumo, a dopamina é o principal neurotransmissor liberado através de um sistema de recompensa, ou seja, aquilo que dá prazer. O cérebro começa a liberar dopamina já pela previsão de que comer alguma coisa gostosa será prazeroso.

No geral, as redes sociais têm um grande impacto no comportamento do consumidor, seja ele positivo ou negativo. Elas permitem que as marcas criem relacionamentos com seus consumidores, aumentem a visibilidade de seus produtos e serviços e coletem informações importantes do público.

No processo de consumo e propagação do espetáculo, a mídia tem grande relevância. Vista como um meio de práticas discursivas, que produz e faz circular efeitos de sentido, difunde informações e hábitos de consumo, divulga e influência não só referenciais de moda, mas novos estilos de vida e comportamentos sociais.

7 dicas para evitar o consumismo e as compras por ansiedade

  1. Entenda o motivo por trás de cada compra. ...
  2. Controle seu orçamento. ...
  3. Foque nas suas metas financeiras. ...
  4. Adie as compras. ...
  5. Aposte no consumo colaborativo. ...
  6. Planeje suas compras. ...
  7. Separe o “ser” do “ter”

Isso pode levar a problemas como bullying, assédio, cyberbullying, violência e outros problemas relacionados ao uso das mídias sociais. Além disso, o uso excessivo das mídias sociais também pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Isso pode levar a sentimentos de inadequação e insegurança.

Entre os positivos, está a facilidade de comunicação e informação; porém há os pontos negativos que são a falta de privacidade, pois qualquer pessoa pode visitar o perfil de outra,o aumento de criminalidades,[sem vírgula]e o isolamento, que faz com pessoas só consigam se relacionar com outras virtualmente.

Psicólogos, psiquiatras e especialistas do Vale do Silício alertam que o uso das redes sociais pode ser viciante e suas consequências, as mesmas de qualquer outra dependência: ansiedade, dependência, irritabilidade, falta de autocontrole...

São diversos os aspectos positivos da comunicação virtual, porém, o uso excessivo ou indiscriminado da internet, juntamente com as redes sociais, podem trazer resultados negativos nas relações pessoais, na comunicação com o ambiente externo, além do mau desempenho profissional.

Os principais resultados mostraram que as mídias televisivas e digitais exercem influência positivas potencializando as funções cognitivas dos adolescentes, mas também se observou que em relação aos aspectos negativos, o uso excessivo das mídias pode causar dependências, agressividade, depressão, irritabilidade.

A mídia se destaca como instrumento fundamental nesse social. Nos tempos atuais, ela tem uma dimensão capital e central nos diversos âmbitos da sociedade moderna. A política, o esporte, a escola, a economia são atravessados e marcados pela influência dos meios de comunicação de massa.

As informações recebidas pelas mais diferentes mídias, principalmente pela televisão, exercem forte influência nos hábitos e costumes da população com grande poder de manipulação, ditando regras de conduta e de consumo, constituindo-se num importante veículo de transmissão de informação e de formação de opinião, pois ...

Uma pessoa pode ser considerada consumista quando dá preferência ao shopping a qualquer outro tipo de passeio, faz compras até que todo o limite de crédito que possui exceda, deixa de usar objetos comprados há algum tempo, não consegue sair do shopping sem comprar algo, se sente mal quando alguém usa um objeto mais ...