Como a mente compreende conceitos abstratos?

Perguntado por: ozanette . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Conceitos abstratos são construídos por um conjunto de relações e só fazem sentido quando essa rede está bem trançada. Ela envolve uma série de elementos concretos (como, no caso de subsistência, a terra, a plantação, o alimento, os animais) e outros abstratos (como o lucro, a propriedade, o consumo, o essencial).

Do latim “abstracione”, com o significado de “separação”, a abstração é a ação ou efeito de abstrair. Em outras palavras, ela se trata de fazer o isolamento mental, do todo, de um elemento ou de uma propriedade a fim de a considerar de forma individual.

Além das teorias filosóficas ou psicológicas, o conhecimento do pensamento abstrato está relacionado com questões bem específicas. Assim, através de determinadas provas ou testes psicométricos, é possível determinar se uma criança desenvolveu o raciocínio abstrato ou se precisa de algum tipo de reforço.

Raciocínio abstrato - responsável pelo pensamento abstrato e a capacidade para determinar ligações abstratas entre conceitos através de ideias inovadoras.

Do ponto de vista da psicologia, o pensamento abstrato é o resultado da evolução mental dos indivíduos. É a partir dos 11 anos aproximadamente que as pessoas passam a lidar com um pensamento ou raciocínio abstrato.

Raciocínio abstrato
Nesses testes, os candidatos são testados em sua capacidade de identificar relacionamentos, padrões e tendências. Os candidatos recebem uma série de imagens que seguem uma sequência lógica ou regras subjacentes.

Outro exemplo de abstração é o uso do calendário que é composto por dias, semanas, meses e anos. Para verificarmos os nossos compromissos diários, pensamos somente naquele aspecto importante, do que temos para realizar naquele dia.

Pensamento concreto: Que se forma a partir da percepção sensível, ou seja, da representação de objetos reais, e é imediato, sensível e intuitivo. Pensamento abstrato: Que estabelece reações, que cria os conceitos e as noções gerais e abstratas, é mediato e racional.

A abstração de dados se dá em 3 níveis:

  • Nível físico: É o nível mais baixo da abstração de dados. ...
  • Nível lógico: descreve quais dados estão armazenados no banco de dados e que relações existem entre eles. ...
  • Nível de visão: É o nível mais alto de abstração.

AINDA A TEORIA DA ABSTRAÇÃO. ele investiga como para a atividade cognoscitiva é necessária uma abstração a partir dos fantas- mas, que são as imagens sensíveis produzidas a partir da recepção pelos sentidos externos dos aspectos sensoriais dos entes.

Ausência de objetos reconhecíveis; Arte subjetiva; Oposição ao modelo renascentista e à arte figurativa; Valorização de formas, cores, linhas e texturas.

O conceito de abstração consiste em esconder os detalhes de algo, no caso, os detalhes desnecessários. No mundo real, utilizamos abstrações o tempo todo. Tudo que não sabemos como funciona por baixo dos panos pode ser considerado uma abstração.

Conforme se definiu anteriormente, abstrair é o processo de separar os aspectos da realidade que são incluídos no modelo dos aspectos que são excluídos. Esse processo é um processo tipicamente humano e, portanto, permeado pela subjetividade da(s) pessoa(s) que o realiza(m).

O poder de abstração deve ser entendido como a capacidade de diferenciação da matéria neuronal, ou seja, como produção de bifurcações ulteriores dos fluxos de percepção, conhecimento e memória (como na diferenciação da percepção já descrita por Merleau-Ponty).

Na Lógica Matemática, lógica algébrica abstrata é o estudo da algebrização dos sistemas dedutivos decorrente de uma abstração da já conhecida álgebra de Lindenbaum-Tarski, e como as álgebras resultantes estão relacionadas com os sistemas lógicos.

Deixar as crianças ajudarem na cozinha (quando já tiverem entre 5 e 6 anos pelo menos) pode ser um grande incentivo no desenvolvimento lógico. Não devem mexer com fogo, mas deixá-las fazer pequenas medidas como “um copo de farinha”, pode ajudar muito a desenvolver habilidades de raciocínio abstrato.

Pensamento abstrato significa "esquecer a existência", porque o pensamento é impessoal. Neste sentido o pensamento concreto passa a ser mais que o pensamento abstrato, uma vez que o pensador "concreto" reflete sobre aquilo que o pensador "puro" esqueceu.