Como a melanina é ativada?

Perguntado por: ividal . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

A melanina é ativada quando se está exposto ao sol e tem uma ação protetora sobre a pele. Evitando assim danos nas camadas mais profundas e delicadas. Como é que o faz? Bem, através da absorção de radiação ultravioleta.

A melanina é produzida nos melanócitos, células que se originam das cristas neurais do embrião e que se localizam em várias partes do corpo, como olhos, sistema nervoso central, pele e mucosas. Na pele, os melanócitos são encontrados na camada basal da epiderme e, algumas vezes, na derme.

Função. A principal função da melanina é proteger o DNA da pele (núcleos das células epiteliais) da incidência de raios ultravioletas. Ela é produzida pelas células epiteliais chamadas de melanócitos ou melanoblastos, através da tirosina. O hormônio que estimula os melanócitos é chamado de melatonina.

72 horas

A melanina, substância responsável pela mudança na cor da pele pode demorar cerca de 72 horas para se manifestar. A velocidade com a qual a pele ficará bronzeada também varia de pessoa para pessoa.

As antocianinas demonstraram capacidade de inibir a síntese de melanina através da inibição da atividade enzimática da tirosinase, apresentando ação potencial no tratamento da hiperpigmentação cutânea.

Vitamina A: como comentado nos parágrafos acima, a vitamina A ajuda na produção da melanina, além de ser um antioxidante natural e ajudar na restauração da pele.

Quando a pessoa começa a envelhecer, os melanócitos também envelhecem e, consequentemente, vão perdendo a capacidade de produzir melanina. Com isso, os cabelos que antes tinham cor por causa da melanina, começam a perdê-la pela falta dessa mesma proteína.

A hiperpigmentação é causada por um aumento da melanina. A melanina é o pigmento que dá cor à pele, ao cabelo e aos olhos. Existem alguns fatores que podem desencadear um aumento na produção de melanina, mas os principais são a exposição ao sol, as influências hormonais, a idade e as lesões cutâneas ou a inflamação.

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.

Quanto mais morena a pele, mais protegida ela é contra esses raios nocivos, que podem causar queimaduras e câncer. E também é por causa da melanina que a gente fica mais bronzeado quando vai à praia: ao sentir o risco do ambiente, os melanócitos aumentam a produção de melanina, deixando a pele mais escura.

Para a melatonina ser produzida, é necessário ter o aminoácido triptofano no organismo.
...
Você pode fazer combinações variadas desses alimentos:

  1. Nozes, castanhas, amêndoas.
  2. Frutas como kiwi, banana, ameixa seco e morango.
  3. Laticínios, como iogurte, queijo branco e leite.
  4. Aveia.

Não existe nenhum produto capaz de mudar permanentemente o tom da pele. O que existe no mercado não traz efeito permanente e podem te trazer problemas sérios como câncer no futuro.

Apanhar sol
Esta dica é bastante óbvia mas convém relembrar: a produção de melanina aumenta quando a pele está exposta ao sol. Contudo, deve evitar as horas de maior calor, uma vez que os raios UV demasiado intensos podem ser prejudiciais. Não se esqueça de utilizar um bom protetor solar para evitar os escaldões.

O excesso de melanina pode gerar manchas de melasma
Além da exposição solar, a melanina pode ser estimulada por alterações hormonais e inflamações. Esses fatores podem causar manchas amarronzadas em algumas partes do corpo, conhecidas como melasma.

  1. Como evitá-las ou amenizá-las. ...
  2. 1- Use protetor solar todos os dias. ...
  3. 2- Não cutuque a pele. ...
  4. 3- Tenha uma alimentação rica em carotenoides. ...
  5. 4- Use cremes com renovadores celulares e inibidores de melanina. ...
  6. 5- Saiba combinar cremes de tratamento e protetores solares. ...
  7. 6- Consulte o dermatologista.

Consuma vitamina C
Também ajuda clarear a pele e protege contra os danos da exposição ao sol. Alimentos indicados: frutas cítricas, romã, kiwi, acerola, goiaba, laranja e caju.

Um dos tratamentos mais indicados para a despigmentação da pele é o de fototerapia por LED. Através da aplicação de luz de comprimento de onda em 660nm (vermelho) ocorre a bioestimulação das células, com o objetivo de acelerar o processo de cicatrização das manchas e inflamações.

vitamina B5

Muitos estudos também têm apontado que a vitamina B5 ajuda a manter a pigmentação do cabelo, impedindo o surgimento de fios brancos por bastante tempo. Para pessoas que não desejam ter um visual grisalho, incluir o consumo dessa substância no dia a dia é essencial.