Como a melancia era antes?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Melancia. Muito mais pálidas e com muito menos fruta, a melancia era muito parecida com o melão. Elas foram seletivamente criadas para aumentar a quantidade de licopeno na placenta da fruta – a parte que comemos.

As bananas, por exemplo, eram cheias de caroços. As laranjas nem existiam, e foram criadas a partir do cruzamento de duas espécies, o pomelo e a tangerina. As cenouras eram fininhas, e os tomates bem pequenos e amarelos (o nome em italiano, pomodoro, quer dizer “maçã dourada” em referência à cor original do fruto).

Uma análise de DNA em folhas de melancia encontradas em tumbas egípcias revelou que, há pelo menos 3,5 mil anos, o Egito Antigo já cultivava a fruta da forma como a conhecemos.

A melancia é uma fruta rasteira, originária da África. Pertence a mesma família do pepino, da abóbora e do melão. O fruto é arredondado ou alongado, de polpa vermelha, doce, com alto de teor de água.

As frutas evoluíram por causa da predação por herbívoros cerca de 180 milhões de anos atrás, no Período Jurássico.

banana

A banana que conhecemos foi completamente criada pelo homem, através de cruzamento e seleção, partindo de bananas selvagens forradas de sementes como essa de cima. Aliás, quase todas as plantas que comemos tinham muito menos “recheio”, e a seleção feita pelo ser humano é que as deixou como conhecemos hoje.

Uma das mais antigas frutas descobertas pela humanidade, a uva é o fruto da árvore Videira, planta da espécie Vitis Vinifera. Teve seus primeiros registros há cerca de 6 mil a 8 mil anos, no período Neolítico, na região do Oriente Médio.

A melancia é uma fruta rasteira originária da África, pertence à família das cucurbitáceas. Pode apresentar formato arredondado ou alongado e seu tamanho varia ente 25 e 75 cm. De polpa vermelha, doce e com alto teor de água (cerca de 90%), a melancia é uma fruta refrescante e muito consumida no verão, como sobremesa.

No Egito e no oriente médio é cultivada há mais de 4000 anos. Na China, a cultura foi introduzida por volta do século X; na Europa, por volta do século XIII; e na América, no século XVI. Foi trazida para o Brasil por negros de origem Banto e Sudanesa no processo de escravidão.

Foi introduzida no Brasil pelos escravos, na época da colonização. A produtividade média no Centro-sul 25 t ha-1.no Brasil 25 t ha-1em algumas regiões pode chegar a 50 t ha-1.

O abacaxi (Ananas comosus) é originário da floresta amazônica e há milhares de anos, os povos indígenas o dispersaram pelas Américas. Naquela época, além de servir como alimento, os frutos eram utilizados para produção de bebidas alcoólicas (licor e vinho) e partes da planta serviam para o preparo de remédios.

Os primeiros registros de cenoura apontam para produção no século 10, na Pérsia e na Ásia. Originalmente eram roxas ou brancas, com raiz, mas elas perderam o pigmento roxo e ficaram amareladas. Fazendeiros domesticaram o alimento, que tinha um sabor mais forte do que hoje.

Antigamente o abacate era saboreado dentro de sua própria casca, junto de colheradas de açúcar ou, batido com leite.

Acredita-se que os antigos egípcios foram a primeira nação a produzir melancias em grande escala, principalmente as usando como fontes de água durante períodos de seca. As variedades sem sementes são as preferidas, sendo a maior parte das melancias vendidas nos EUA.

Saibam que o nome dela vem de mala mattiana, “maçã da cidade de Mattium“, onde havia grande produção. Esta palavra mala ou malum se aplicava também a frutos de polpa carnosa em geral.

A melancia (Citrullus lanatus) é comumente tratada como fruta por ser consumida principalmente como sobremesa, mas na verdade é uma hortaliça. Ela pertence à família Cucurbitaceae, a mesma do pepino, moranga, abóbora e melão.

A melancia é vermelha por dentro porque possui uma substância chamada li- copeno, que também dá o tom avermelhado a diver- sas outras frutas como to- mate e goiaba. Já a casca é esverdeada por causa das informações genéticas que existem na fruta. Há também outros tipos de melancia.

A banana, segundo dados da FAO, orgão das Nações Unidas para agricultura e alimentação, foi no ano passado a segunda fruta mais produzida no mundo, ficando atrás só da melancia, sendo cultivada em 124 países e ocupou uma área de 4.209.435 hectares correspondendo a uma produção de 69.510.944 toneladas.

goiaba-serrana

"A goiaba-serrana é nativa da região e foi domesticada. O estudo existe há mais de 30 anos. É considerada o fruto do futuro porque tem propriedades antidepressivas, antibacteriana, além de haver estudos sobre a prevenção de câncer", afirma.

Portanto, a fruta veio antes da cor, e a palavra só começou a ser usada para se referir à cor no século 16.