Como a matéria orgânica foi transformada em petróleo *?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Sua origem é a partir de seres vegetais e animais marinhos que foram soterrados por rochas sedimentares (rochas porosas formadas por calcário e areia). Com a ação do calor, da pressão, dos microrganismos e do tempo, esta matéria orgânica se transformou em petróleo.

Composição química do Petróleo: Esta matéria é composta por produtos nitrogenados e sulfurados (derivados do nitrogênio e enxofre), oxigênio e matéria orgânica decomposta. É considerado uma mistura de hidrocarbonetos porque seus derivados possuem de 1 a 38 carbonos em suas cadeias estruturais, como também hidrogênio.

Os hidrocarbonetos do petróleo compreendem os n-alcanos, isoalcanos, cicloalcanos, e aromáticos. Entre esses os predominantes são os n-alcanos e os alcanos com cadeia ramificada.

O petróleo é uma mistura complexa de compostos orgânicos, sendo que os principais são os hidrocarbonetos, ou seja, substâncias formadas somente por átomos de carbono e hidrogênio e que podem ser subdivididas em cinco grupos principais: alcanos, alcenos, alcinos, cicloalcanos e aromáticos.

Etapas do refino de petróleo
Nas refinarias, os processos físicos e químicos mais utilizados são: destilação fracionada, destilação à vácuo, craqueamento térmico ou catalítico e reforma catalítica.

O petróleo se forma através do processo de decomposição da matéria orgânica em bacias sedimentares. A substância fica presa em rochas porosas, e só é possível extraí-la perfurando as rochas até que o óleo suba para a superfície. Nesse processo, o petróleo é quase sempre acompanhado de sedimentos e gás.

Tem sua origem relacionada à decomposição de restos de animais e vegetais ao longo do tempo. Sua composição é basicamente formada por hidrocarbonetos, como o carbono e o hidrogênio. É empregado como fonte de energia e matéria-prima para os diversos usos humanos.

Ao contrário do que muitos pensam, o petróleo não é encontrado na natureza como um lago subterrâneo ou preenchendo grandes cavidades nas rochas. Ele é um líquido que ocorre entre os grãos de rochas sedimentares porosas e permeáveis, como arenitos, por exemplo, ou em cavidades interconectadas de rochas como calcário.

O primeiro poço de petróleo foi perfurado em 1897, no município de Bofete (SP), pelo fazendeiro Eugênio Ferreira de Camargo, com uma sonda importada dos EUA, atingindo 488 m de profundidade. Foram retirados apenas dois barris.

O petróleo é encontrado em bolsões profundos em terra firme e abaixo do fundo do mar. Para realizar a sua exploração são necessários basicamente três passos importantes: 1º Prospecção: é a localização de bacias sedimentares por meio de análise detalhada do solo e do subsolo.

A composição do petróleo é uma mistura complexa de inúmeros compostos orgânicos, predominando hidrocarbonetos saturados e aromáticos.

Primeiramente, o petróleo passa por processos físicos, como filtração e decantação, que retiram a água e impurezas, por exemplo, areia, argila e pedaços de rocha. Após isso, os derivados do petróleo são obtidos no processo de refino. As frações são separadas em torres de destilação, sob pressão atmosférica e a vácuo.

A política de reajuste, que segue paridade internacional, mais a inércia do governo, que não cria instrumentos para amortecer o impacto nos preços da economia e no bolso do trabalhador mais pobre, explicam o problema, num contexto em que o Brasil privatizou a distribuição e reduziu drasticamente os investimentos em ...

A Petrobrás possui onze refinarias, sendo quatro em São Paulo e as demais nos estados da Bahia, Ceará, Amazonas, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

O método mais básico para realizar a separação dos componentes do petróleo é a destilação fracionada. Ela é utilizada porque possui como princípio básico a diferença no ponto de ebulição dos líquidos presentes em uma mistura homogênea.

A teoria mais aceita para a formação do petróleo é que restos de organismos vegetais e animais (seres marinhos, principalmente unicelulares) se acumularam em camadas sedimentares no fundo de lagos e mares, onde o oxigênio foi preservado, e foram então submetidos à ação de bactérias, do calor e da pressão das camadas ...

O registro da primeira descoberta de um poço de petróleo aconteceu em 1859 nos Estados Unidos. Foi seu descobridor, Edwin Drake, que iniciou a exploração de petróleo. Além disso, Drake criou o primeiro sistema de extração utilizado.

Resposta. A formação do petróleo vem da deposição, no fundo de lagos e mares, de restos de animais e vegetais mortos ao longo de milhares de anos. Estes restos iam sendo cobertos por sedimentos, e mais tarde esses sedimentos se transformaram em rochas sedimentares.

PETRÓLEO - do latim Petra(pedra) e Oleum(óleo).
Estes seres decompostos foram, ao longo de milhões de anos, se acumulando no fundo dos mares e dos lagos, sendo pressionados pelos movimentos da crosta terrestre e transformaram-se na substância oleosa que é o petróleo.

As condições geológicas que eventualmente criaram petróleo, aconteceram a milhões de anos atrás, quando plantas, algas e plâncton flutuavam nos oceanos e mares rasos. Esses organismos afundaram no fundo do mar, ao final de seu ciclo de vida.