Como a luz azul afeta o sono?

Perguntado por: ofigueiroa . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

O motivo do fato acontecer é porque a luz emitida pelos aparelhos eletrônicos é azul, o que estimula o cérebro a permanecer mais tempo ativo, afastando o sono e desregulando o ciclo biológico de sono-vigília.

- O uso prolongado de eletrônicos pode afetar a saúde ocular, ocasionando em cansaço visual e envelhecimento precoce da retina. O contato direto com a luz azul diminui a frequência em que a pessoa pisca, fazendo com que os olhos fiquem mais secos e irritados.

Luzes que afetam negativamente o sono: branca e azul
Por isso, quando somos expostos a luzes com essas cores momentos antes ou mesmo durante o sono, é provável que tenhamos uma noite intranquila. Isso acontece porque nosso cérebro é muito mais sensível aos comprimentos de ondas azuis captadas por nossos olhos.

Quando estamos expostos à luz azul natural (a luz do Sol), nosso corpo também libera hormônios. Um destes hormônios é a serotonina, responsável pela sensação de felicidade e bem-estar. Dessa forma, quando a serotonina é liberada, nos sentimos mais ativos e dispostos.

Como vimos no artigo da NIOSH, a luz laranja é indicada para dormir, já que, como a luz vermelha, ela não interfere na produção de melatonina.

Existem diversos estudos que indicam que o uso de telas de celulares e tablets pode interferir no relógio biológico humano. A luz artificial dessas telas imita a luz do dia e pode reduzir a produção de melatonina, um hormônio importante no controle do ciclo do sono.

Segundo os autores, a luz azul inibe o aumento noturno dos níveis de melatonina, que prepara o corpo para descansar e dormir. As taxas desse hormônio são geralmente mais altas durante a pré-puberdade do que na puberdade, um processo complexo que envolve a coordenação de vários sistemas orgânicos.

A luz azul está presente não só na luz solar, atingindo a terra durante todo o ano, independentemente das condições atmosféricas (céu limpo, nublado, chuva, etc.), como também está presente em todos os computadores e ecrãs LCD e LED, os telefones móveis, os Tablets e os dispositivos GPS.

Azul

Azul é a cor mais relaxante
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.

Felizmente, há medidas que você pode tomar para limitar sua exposição à luz azul, como diminuir o brilho da tela do seu computador ou smartphone, usar lâmpadas com luz amarela quente e evitar o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir.

Fique longe dos aparelhos eletrônicos: como já explicamos, o uso de eletrônicos faz com que a mente trabalhe, ao invés de se preparar para descansar. Evite o uso pelo menos 30 minutos antes de deitar-se.

Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina.

Vale ressaltar que o verde-claro acalma e isso contribui para o sono do bebê”, aconselha.

Dormir com luz acesa pode aumentar as chances das pessoas desenvolverem problemas de saúde como diabetes, pressão alta e obesidade.

Opte por lâmpadas com cores quentes
Ela é responsável por causar a sensação de relaxamento e aconchego, o que é fundamental para o descanso de seu bebê.

A exposição noturna à luz durante o sono pode afetar não só sua saúde mental, mas também seu metabolismo. De acordo com um novo estudo, até mesmo uma única noite de sono com algum abajur ligado afeta de forma aguda as medidas de resistência à insulina.