Como a luta pode ajudar na defesa pessoal?

Perguntado por: ofurtado4 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Autodefesa, Confiança e Autoestima. As artes marciais possuem muitos benefícios para o corpo e para a mente, pois também estimulam a concentração e aumentam a confiança e autoestima. Além disso, algumas delas podem ser utilizadas para defesa pessoal em qualquer situação de perigo.

A importância da prática de lutas
E o motivo para isso está atrelado ao fato de que essa atividade pode permitir que você entre em forma, alcançando seus objetivos e necessidades, além de aliviar o estresse do dia a dia, já que as lutas focam no desenvolvimento mental, espiritual e na disciplina dos praticantes.

Além da redução de peso corporal e melhoria da silhueta, outros benefícios da prática das lutas são a melhoria da capacidade física, o aumento da força e ganho de massa muscular em membros superiores e inferiores.

Porém as lutas além de serem modalidades esportivas também estão presentes no nosso dia a dia, como por exemplo a luta por território, a luta por um emprego, entre outros exemplos. Ela além de proporcionar aos alunos uma melhor condição física e motora, também pode ajudar na formação de um cidadão melhor.

As lutas educam porque ensina a criança e jovens a conviver com a derrota e a vitória, ensinar a respeitar as regras do Page 3 jogo, ensina a vencer (no jogo e na vida) através do seu esforço pessoal, ensina a competir.

Assim como o futebol, o vôlei e a ginástica, as artes marciais têm muito a ensinar: despertam a consciência sobre o próprio corpo; aprimoram as habilidades; melhoram a postura e o equilíbrio; aumentam a força, a agilidade, o reflexo e a capacidade de concentração. O desenvolvimento não é apenas físico.

Socialização, competitividade, disciplina, ética e respeito ao próximo são alguns dos valores tão bem trabalhados nesta categoria esportiva. É por meio da Disciplina advinda do Esporte que muitas crianças e jovens adquirem mais cultura, além de aperfeiçoar a amplitude de movimentos, gestos e golpes.

Fazendo uma passagem pelo mundo das lutas e das artes marciais, pudemos descobrir que elas são compostas de vários aprendizados e áreas do conhecimento, uma modalidade em questão pode trazer dentro dela o conhecimento sobre o corpo, respeito, condicionamento físico, saúde, história, cultura, arte, filosofia entre ...

As lutas são práticas corporais que visam a defesa pessoal e que existem desde a antiguidade, sendo que grande parte delas foi esportivizada nas últimas décadas e assim se tornaram também práticas competitivas. Elas são muitas vezes associadas à violência e agressividade.

Benefícios das artes marciais

  • Reduz o estresse;
  • Amplia a concentração;
  • Promove disciplina;
  • Ensina autocontrole;
  • Melhora a autoestima;
  • Controle sobre as emoções.

As lutas são disputas em que os oponentes devem ser subjugados, com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam-se por uma regulamentação específica a fim de punir atitudes de violência e deslealdade.

As lutas exigem certo nível de enfrentamento e contato entre pessoas, que podem variar de acordo com a modalidade. Existem regras muito bem organizadas para cada modalidade, para que possamos realizar as diferentes práticas de luta mantendo a segurança de todos.

Atualmente, é possível dizer que as principais Artes Marciais praticadas no Brasil e no mundo reunem o:

  1. 1 – Jiu-Jitsu: É uma luta japonesa criada como forma de deter oponentes mais fortes. ...
  2. 2 – Muay Thai: ...
  3. 3 – Judô: ...
  4. 4 – Boxe: ...
  5. 5 – Kung Fu: ...
  6. 6 – Karatê: ...
  7. 7 – Capoeira: ...
  8. 8 – Artes Marciais Mistas (MMA):

A prática de arte marcial, desenvolve a consciência corporal e a autoconsciência, assim estimula o relaxamento físico e mental para que se gaste menos energia para ter um melhor rendimento físico.

1 – Jiu-Jitsu
O Jiu Jitsu utiliza técnicas que aumentam a preparação e força física, desenvolve a resistência e estimula a concentração e equilíbrio. Por isso, se tornou grande aliado na defesa pessoal.