Como a luta chegou ao Brasil?

Perguntado por: oresende . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Os primeiros lutadores chegaram ao país um pouco depois dos imigrantes, mas foi a chegada maciça dos japoneses que permitiu a popularização do esporte. Eisei Maeda é considerado o primeiro mestre da modalidade a atuar no Brasil. Ele fundou sua academia em 1922.

Luta Marajoara
Há certa imprecisão quanto à origem da Luta Marajoara. Algumas hipóteses sinalizam que seu surgimento remete à tribo Aruã, a povos africanos escravizados, a inspirações na luta de búfalos e a confrontos amistosos realizados entre vaqueiros.

Há registros de lutas em praticamente todas as eras da humanidade, passando por babilônicos, egípcios, japoneses, chineses, gregos e romanos, desde milhares de anos antes de Cristo até hoje.

As artes marciais mais praticadas no Brasil, certamente são, o judô, jiu jitsu, boxe, muay thai, karatê, capoeira entre outras.

Capoeira Angola – modalidade mais antiga.

capoeira

Sem dúvida a capoeira é uma das mais conhecida lutas de origem brasileira. Ela é uma luta que mistura dança e música. É nosso legado afro-indígena-brasileiro e representa a resistência do nosso povo. A malemolência e o gingado da capoeira é a cara do Brasil.

Existem várias lutas genuinamente brasileiras, como a capoeira, a huka-huka, a luta marajoara ou agarrada marajoara e o jiu-jitsu brasileiro.

Porém as lutas além de serem modalidades esportivas também estão presentes no nosso dia a dia, como por exemplo a luta por território, a luta por um emprego, entre outros exemplos. Ela além de proporcionar aos alunos uma melhor condição física e motora, também pode ajudar na formação de um cidadão melhor.

Existem várias lutas genuinamente brasileiras. A capoeira, o Huka Huka e o Jiu-jitsu brasileiro, são alguns exemplos.

As lutas são disputas em que os oponentes devem ser subjugados, com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam-se por uma regulamentação específica a fim de punir atitudes de violência e deslealdade.

Mitsuyo Maeda

Quem trouxe o jiu-jítsu para o Brasil foi Mitsuyo Maeda, instrutor da escola japonesa Kodokan. Em 1904, ele deixou o Japão decidido a mostrar a arte marcial pelo mundo. 10 anos depois, Maeda chegou ao Brasil e fincou raízes em Belém, no Pará.

As lutas tem suas origens muito antes do homem civilizado, sendo utilizada através dos séculos para a defesa pessoal e sobrevivência. O termo artes marciais vem da terminologia “arte da guerra” a palavra possui origem ocidental latina, sendo uma referência ao Deus da guerra Marte.

Pesquisadores relaram que os homens primitivos utilizavam de pedras, ossos, pedaços de paus e outros utensílios para golpear o inimigo. O que pode parecer somente uma forma de defesa sem nenhuma técnica envolvida, foi se aperfeiçoando ao decorrer do tempo até constituir uma forma mais sólida de artes marciais.

Superando desafios

  • 1) Kung Fu. O nome desta arte marcial é uma interpretação da expressão em cantonês “gong fu”, que significa trabalho árduo que leva à perfeição. ...
  • 2) Tai chi chuan. ...
  • 3) Taekwondo. ...
  • 4) Karatê ...
  • 5) Jiu-Jitsu. ...
  • 6) Judô ...
  • 7) Capoeira.