Como a Lua influencia o sono?

Perguntado por: rfigueiredo . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Um estudo recente publicado por cientistas da Suíça, afirma que as diferentes fases da lua – cada uma com uma energia diferente – pode afetar verdadeiramente o nosso bem-estar, o nosso humor e até mesmo as nossas noites de sono. A Lua cheia pode diminuir até 30% da atividade cerebral ligada ao sono profundo.

São Paulo - Sim, as fases da Lua podem afetar o sono das pessoas. Essa afirmação foi feita por cientistas da Suíça. Segundo os pesquisadores, a atividade cerebral ligada ao sono profundo diminui até 30% durante a Lua cheia.

A Lua está no céu durante toda a noite, nasce quando o Sol se põe e se põe no nascer do Sol.

Entenda o que é o perigeu lunar:
Perigeu é o nome dado para o ponto mais próximo que a Lua atinge em relação ao planeta Terra. O perigeu pode ser aplicado para qualquer astro celeste, indicando que se encontra no ponto mais próximo da Terra em relação a sua órbita.

De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico Current Biology, a lua cheia tende a reduzir a qualidade do sono, com uma média de 20 minutos a menos do que durante a lua nova.

A lua não têm influência sobre o ciclo capilar e o ritmo ou característica do crescimento dos fios. A ciência estima que o cabelo cresça, em média, 1 milímetro a cada três dias, o que resulta em cerca de 1 centímetro ao mês e 12 centímetros por ano.

Como a Lua tem poder sobre as marés, interferindo em grandes volumes de água, ela também influenciaria as águas do nosso corpo. Não só o nosso corpo é influenciado pela mudança de Lua, como também o nosso humor e o nosso comportamento.

Um artigo científico recente diz que a Lua parece afetar a qualidade do sono: em média, nas noites de Lua cheia, as pessoas tenderiam a demorar mais para adormecer, uma vez apagadas as luzes; dormiriam pior; e o período de sono duraria 20 minutos a menos que em outras fases lunares.

Na fase da Lua cheia, a Terra está entre o Sol e a Lua, e conseguimos observar a totalidade do satélite iluminado integralmente pelo Sol. Nesta fase, a Lua nasce aproximadamente às 18 horas e se põe aproximadamente às 6 horas do dia seguinte.

Na Lua cheia, a Terra se encontra entre o Sol e a Lua, ou seja, eles estão alinhados na seguinte ordem: Sol, Terra e Lua. Na lua cheia, a Lua nasce quase na hora em que o Sol se põe, por volta das 18 horas, e ela se põe por volta das 6 horas.

As diferenças dos horários quanto ao surgimento da lua no céu explicam-se pelo fato de, a cada dia, ela nascer 48 minutos mais tarde. Portanto, à medida que a posição da lua em relação aos raios do sol vai se alterando, alteram-se também as suas fases e o horário de seu aparecimento no horizonte.

Em 2009, uma pesquisa confirmou a existência de molécula de água na Lua. A Lua sempre foi objeto de muita curiosidade dos seres humanos.

A luz que vemos da lua é na verdade a luz refletida do sol. Essa luz refletida é o que nos permite enxergar a lua. Mas o sol, mesmo com esse brilho todo, não consegue iluminar a lua por inteiro. Só conseguimos enxergar a parte iluminada, a parte escura a gente não enxerga.

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

Saiba mais sobre o que é a “Blue Moon" e a raridade do evento que só voltará a acontecer em 2024. Este domingo, 22 de agosto de 2021, marca o dia da terceira lua cheia de uma estação que terá quatro delas. Uma lua que, tradicionalmente, é batizada de Lua Azul.

No caso de eclipse total, como o da madrugada, todo o corpo visível da Lua é obscurecido pela sombra da Terra, e nesse momento o satélite adquire uma tonalidade avermelhada, razão pela qual esse fenômeno é popularmente conhecido como “Lua de sangue”.

De acordo com a Nasa, a próxima superlua está prevista para o dia 7 de abril de 2021.