Como a linguagem informal pode prejudicar na empresa?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Redução da qualidade do trabalho: O uso da linguagem informal pode indicar uma falta de cuidado e atenção com a qualidade do trabalho realizado, o que pode impactar negativamente a produtividade e a eficiência da empresa.

A comunicação no ambiente de trabalho tem por sua vez a linguagem formal como predominância. Para que os seus argumentos tenham a credibilidade necessária, evite usar palavras informais como gírias, por exemplo. Tenha cuidado com palavras e gestos que levem à percepções e reações negativas.

Comunicação Informal
Nesse tipo de comunicação, não é preciso usar o linguajar formal, aqui pode-se utilizar gírias e ser descontraído o quanto quiser!

Características da linguagem informal:
Utilização de gírias, palavrões, palavras inventadas, onomatopeias, gestos,…; Uso de palavras abreviadas ou contraídas: cê, pra, tá,…; Sujeita a variações regionais, culturais e sociais; Registro espontâneo e pouco prestigiado, por vezes incorreto e desleixado.

Resposta verificada por especialistas
O tipo de linguagem mais adequada à comunicação organizacional, é a letra D, função fática. Possui o objetivo de manter a comunicação ou chamar atenção, e em um ambiente organizacional necessita-se manter a comunicação.

Em alguns casos, podem prejudicar a performance no ambiente de trabalho, pela falta de clareza com que as conversas ocorrem ou em função de passarem uma imagem negativa pelo tom adotado, seja em reuniões, seja em apresentações, seja em processos seletivos.

Incentivar a comunicação informal: incentivar a comunicação informal entre os funcionários pode ajudar a criar um ambiente de trabalho mais descontraído e colaborativo. Isso também pode ajudar a melhorar a criatividade e a inovação na empresa.

Com uma boa comunicação, toda a equipe consegue se entender melhor. Assim, fica mais fácil dividir tarefas, trocar ideias e ainda resolver conflitos. É uma maneira também de conhecer melhor a outra pessoa e exercitar a empatia.

O toque, o contato visual e a postura são agentes protagonistas que interferem no meio e podem fazer a diferença. A linguagem corporal também é capaz de melhorar o clima organizacional, o engajamento, a produtividade e até aumentar a assertividade na hora de recrutar novos colaboradores.

Passando dos funcionários com mais tempo de casa para os novatos, ou vice-versa, os boatos afetam as percepções dos times a respeito das organizações, podendo, até mesmo, provocar crises de imagem e reputação.

Por meio da organização formal conhecemos sua cultura organizacional, sua missão, visão e valores, como também os objetivos que a empresa definiu em curto, médio e longo prazo. Essas características dão a cara ao negócio e fazem com que as pessoas sintam ou não congruência em seu trabalho.

Informal é um adjetivo de dois gêneros, que descreve algo ou alguém que não é formal ou uma situação em que não existe formalidade. Uma pessoa informal é uma pessoa descontraída, que não segue regras rígidas. Também é uma palavra usada para descrever situações onde há cumplicidade, confiança ou familiaridade.

Os conteúdo do relato pessoal demonstram para os leitores que na verdade temos a presença de uma linguagem informal estão em: "muito criança ainda", "milhões de coisas" e em "frio na barriga".

A comunicação formal é a transmissão de informações oficiais por vias formalizadas, como por exemplo o ofício. Já na comunicação informal, ao contrário da formal, a transferência de informações ocorre em forma de redes não formais, como exemplo as confraternizações entre os membros de determinada organização.

Como deve ser a linguagem utilizada na comunicação interna? A linguagem utilizada na comunicação dentro da empresa deve ser adequada ao público, ao canal e ao objetivo da mensagem. De modo geral, a linguagem deve ser: Direta: transmitir a informação de forma clara e objetiva, sem rodeios ou ambiguidades.

Quando falamos com amigos e familiares utilizamos a linguagem informal. Entretanto, se estamos numa reunião na empresa, numa entrevista de emprego ou escrevendo um texto, devemos utilizar a linguagem formal.

A linguagem é considerada uma produção da humanidade e constituída, portanto, como uma prática social. Através dela o homem tem a possibilidade de torna-se sujeito, capaz de construir sua própria trajetória, tornando-se, assim, um ser histórico e social.

As características centrais do transtorno da linguagem incluem dificuldades na aquisição e no uso da linguagem por déficits na compreensão ou na produção de vocabulário e na estrutura das frases. O transtorno costuma afetar o vocabulário e gramática, e esses efeitos passam a limitar a capacidade para o discurso.

4) Qual a desvantagem de haver demasiados recursos em uma linguagem? A multiplicidade de recursos torna a LP complexa e pode dificultar a aprendizagem ou até confundir o programador.

Vantagens: • Proporciona maior rapidez no processo; • Reduz distorções existentes na estrutura formal; • Complementa a estrutura formal; • Reduz a carga de comunicação dos chefes; • Motiva e integra as pessoas da empresa.

Estrutura informal da organização. Estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem.