Como a lesma do mar se protegem contra os predadores?

Perguntado por: asales . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Para se proteger dos predadores, as lesmas marinhas se utilizam de células urticantes em suas presas: elas inclusive conseguem incorporar tais células das presas em suas próprias defesas.

Os moluscos podem apresentar respiração cutânea (as trocas gasosas ocorrem do contato direto do manto com o ambiente), como as lesmas; pulmonar (com o pulmão localizado dentro da massa visceral), como os caracóis; ou, ainda, respiração branquial (por meio de brânquias), como os moluscos aquáticos (lula, polvo, ostras e ...

Esse é o Dragão Azul (Glaucus atlanticus), um tipo de nudibrânquio da família Glaucidae, sendo a única espécie conhecida do gênero Glaucus. Este animal é um tipo de lesma-do-mar e é pelágico, ou seja, vive em alto mar, longe da costa e mede em torno de 4 cm de comprimento.

Use os pássaros a seu favor.
Eles são os maiores predadores naturais das lesmas. Os patos, as galinhas, os tordos, as gralhas e outras espécies comuns todas gostam de um escargot no jantar.

Detalhe que as lesmas exercem papel importante na natureza, uma vez que servem de alimento para outros bichos e ajudam a adubar a terra.

“Além dos danos econômicos, também possui importância sanitária, pois pode transmitir vermes prejudiciais à saúde humana, os quais são causadores de doenças graves, que podem levar a perfuração intestinal e hemorragia abdominal, resultando, em alguns casos, em óbito”, alerta o especialista, ressaltando que não se deve ...

Ao comer as lesmas cruas, ele contraiu a parasita Angiostrongylus cantonensis. O ser humano normalmente ingere esse verme quando consume moluscos ou crustáceos crus ou pouco cozidos, ou vegetais e saladas contaminadas.

Patos são ótimos predadores de lesmas. Não recomendo a utilização de galinhas, elas ciscam muito a região e podem fazer uma verdadeira bagunça em sua horta.

O cloroplasto vai parar dentro das células digestivas do molusco e continua fazendo fotossíntese, processo que gera carboidratos e lipídios que nutrem a lesma. Cientistas descobriram que isso só é possível graças à presença de um gene de alga no DNA da lesma.

As lesmas permanecem inativas, enterradas no solo durante períodos com pouca chuva. Essa é a estratégia desses bichinhos para não morrerem secos. E é por causa desta sensibilidade que as lesmas morrem e parecem derreter quando jogamos sal nelas.

- Lesmas adultas – têm 2 a 10 cm de comprimento, dependendo da espécie. - Vivem até dois anos. - Chegam a depositar ovos seis vezes por ano, até 30 ovos de cada vez.

Se um gato ou cachorro consome uma lesma, o animal pode ser, então, envenenado. Problemas no sistema nervoso, convulsões ou salivação excessiva são sintomas de alerta. Nestes casos, é necessária uma atenção veterinária imediata.

As lesmas-do-mar, que ele descreve afetuosamente como "o problema", podem tornar-se uma iguaria, servidas cruas ou cozidas, disse Clément. A lesma, um pedacinho de carne alaranjada que se comprime dentro da concha, tem sabor um pouco semelhante ao de vieiras e búzios, mas nunca foi vista como alimento comum.

OBS.: SE O SEU CACHORRO COMEU UMA LESMA, LEVE IMEDIATAMENTE NUM VETERINÁRIO!

Qualquer tipo de local que contenha plantas, terra ou muita umidade, sem precisar necessariamente ser um jardim, já pode se tornar um local ideal para as lesmas, principalmente se este local estiver num canto escuro. Como elas se escondem durante o dia, dificilmente você encontrará alguma na sua casa.

Os perigos que lesmas e outros moluscos oferecem à saúde
Angiostrongilíase meningoencefálica humana; Angiostrongilíase abdominal; Esquistossomose; Fasciolose.

Porque as lesmas deixam um rastro brilhante? A gosma que elas soltam ajuda a caminhar mais rápido. Se é que o andar de uma lesma pode ser chamado de rápido. O corpo do molusco é mole e mucoso, apropriado para a vida em ambientes úmidos, e composto por uma grande quantidade de água.