Como a leitura nos transforma?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Através da leitura, temos a oportunidade de adquirir conhecimento, sabedoria, descobrir mundos novos, desenvolver uma capacidade analítica e crítica frente às situações de vida, e consequentemente, a possibilidade de atuação ativa na formação e no desenvolvimento do meio onde estamos inseridos.

“A leitura favorece a melhora da escrita, expande o vocabulário, trabalha a criatividade e auxilia na formação do senso crítico (capacidade de reflexão sobre algo)”, afirma. Segundo ela, não há um tempo diário específico a ser dedicado à leitura para que as habilidades sejam desenvolvidas.

A leitura permite a ela conhecer melhor a si mesma, o mundo e a cultura em que vive, construindo sentido e significado ao que a cerca. Ler é viajar por outros mundos e conhecer o inimaginável. Cultivar esse hábito nas crianças desde cedo certamente fará toda a diferença na vida delas.

Além de absorver conhecimento, a leitura aprimora a sua empatia, pensamento crítico, amplia seu vocabulário, exercita a sua inteligência, estimula a criatividade e ainda previne contra doenças degenerativas.

Ajuda a exercitar a imaginação e criatividade. Amplia o vocabulário e melhora a escrita. Contribui para a redução da ansiedade e do estresse. Exercita a memória e ativa regiões do cérebro responsáveis por funções cognitivas, ajudando a prevenir doenças neurodegenerativas.

A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.

Isso, poque o hábito desenvolve a percepção, a memória e o raciocínio. Quando lemos um livro, estimulamos o nosso cérebro. A atenção visual, a imaginação e as emoções que uma leitura nos traz são aspectos que promovem um exercício mental positivo que enriquece a nossa mente.

Como já dissemos antes, a leitura ajuda na saúde mental pois exercita nosso cérebro, relaxa nosso corpo e mente e previne muitas doenças neurais. Tudo isso junto contribui para um bom aumento na nossa sensação de bem-estar, pois corpo e mente estão saudáveis.

Quais são os benefícios para o cérebro
Dessa forma, essa prática ajuda o cérebro na habilidade de raciocinar em níveis mais complexos. Ou seja, coloca para funcionar as funções cognitivas complexas do córtex cerebral (parte que é ligada diretamente ao pensamento, memória e consciência).

A leitura sempre teve um papel social de grande interferência na sociedade, como pesquisa educacional e a evolução da leitura na sociedade diante dos problemas sociais, políticos e econômicos. A leitura tem por finalidade levar a outros mundos possíveis, seja através da literatura ou das revistas e livros.

A leitura abre uma possibilidade de o leitor compreender o mundo em que habita; expande seus conhecimentos e o transforma em protagonista de sua história e da sociedade à qual pertence.

A falta de estímulo, de estrutura, fatores sociais e políticos podem ser algumas das causas, como explica Luiz Rohden, decano da Escola de Humanidades da Unisinos.

Atribui-se à leitura um valor positivo absoluto: ela traria benefícios óbvios e indiscutíveis ao indivíduo e à sociedade – forma de lazer e de prazer, de aquisição de conhecimentos e de enriquecimento cultural, de ampliação das condições de convívio social e de interação.

Os benefícios da leitura são muitos para o nosso sucesso profissional: amplia o conhecimento geral, melhora o vocabulário, facilita a escrita, estimula a capacidade de criar, melhora a comunicação e repertório cultural, estimula a empatia (capacidade de aprender com o outro), senso crítico, entre outros.

Pesquisas científicas provam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita. O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário e saiba como utilizar melhor as palavras.

Considerada por muitos, como sendo um método eficaz para atingir o sucesso, uma hora por dia dedicada à leitura e à aprendizagem, cinco horas por semana é a “arma secreta” que pode fazer a diferença num percurso profissional mais ou menos promissor.

Ler também permite que o(a) adolescente adquira novos conhecimentos sobre a vida, outras culturas, novos conceitos e pontos de vista diferentes. Isso é relevante para o desenvolvimento pessoal e profissional.

A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc.

Ler é procurar buscar criar a compreensão do lido; daí, entre outros pontos fundamentais, a importância do ensino correto da leitura e da escrita. É que ensinar a ler é engajar-se numa experiência criativa em torno da compreensão. Da compreensão e da comunicação. (FREIRE, 2001, p.