Como a leitura ajuda no dia a dia?

Perguntado por: rhilario . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita.

Ler é extrair sentido dos textos. O objetivo principal da leitura é compreender um texto e, por ela, o que propõe, sugere ou instiga. A compreensão implica conhecer a intenção do autor, identificar mensagens explícitas e implícitas, cotejar o que está no texto com o que o leitor já sabe ou pensa a respeito do assunto.

7 benefícios da leitura para a sua vida acadêmica

  • Desenvolve o pensamento crítico. ...
  • Diminui o estresse. ...
  • Aumenta o vocabulário. ...
  • Expande a criatividade. ...
  • Melhora a capacidade de argumentação. ...
  • Ajuda a ter mais empatia. ...
  • Aprimora a interpretação de texto.

Amplia o repertório de vocabulário
Além de todos os benefícios para o cérebro, a leitura ajuda a desenvolver as capacidades ligadas ao aprendizado, pois amplia nosso vocabulário, nos faz relembrar regras de ortografia e gramaticais, favorece a melhora da escrita e auxilia no desenvolvimento do nosso senso crítico.

A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.

Estudos comprovam que crianças que são estimuladas e ler desde cedo, desenvolvem sua capacidade cognitiva de maneira superior àqueles que não leem. A leitura aumenta a capacidade de concentração, foco, aprendizado, interpretação, e por aí vai.

Os benefícios da leitura são muitos para o nosso sucesso profissional: amplia o conhecimento geral, melhora o vocabulário, facilita a escrita, estimula a capacidade de criar, melhora a comunicação e repertório cultural, estimula a empatia (capacidade de aprender com o outro), senso crítico, entre outros.

Um dos motivos da minha melhora hoje, é a leitura. O ato de ler não somente me acalma como me abre os olhos para situações que ainda não experienciei. Me faz observar as pessoas com outros olhos, torna o aprender ainda mais divertido e prazeroso.

É descobrir sentidos. É a reinvenção da realidade. Uma boa leitura nos faz compreender o mundo a nossa volta através de diversas perspectivas e é por meio desse processo que se torna viável construir novos significados a partir de cada objetivo.

Os livros possuem a habilidade de transformar sociedades, representando existências e levando ensinamentos para a vida. Os livros, ao construir narrativas e educar pessoas, conseguem ir para além da redação e nos fazer ressignificar sociedades, interações, convenções e atitudes pessoais.

A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores e quando estimulada desde a infância os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa.

A Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.

Leitura e escrita ativam a área de Broca, que nos permite perceber ritmo e sintaxe; área de Wernicke, impactando nossa percepção das letras e significados; e o giro angular, que é responsável pela percepção e uso da linguagem.

Quem consegue cultivar o hábito de ler todos os dias, pode facilmente observar que ocorrem melhoras na concentração, aumento da criatividade, ampliação do vocabulário, melhor desenvolvimento da escrita, memória ativa, e muito mais.

Uma pesquisa da Universidade de Sussex, na Inglaterra, por exemplo, revelou que seis minutos diários de leitura já aliviam o estresse e as tensões. Ler melhora o funcionamento do cérebro, desenvolve o senso crítico, estimula a imaginação, amplia o conhecimento, enriquece o vocabulário e a escrita.

Socidedade sem criatividade, com péssima comunicação, completamente alienada e ainda prejudicando no desenvolvimento da nação, são apenas algumas das conseqüências da falta da leitura.

A leitura é um poderoso instrumento de transformação pessoal. Ela nos proporciona uma experiência única, nos ajuda a compreender o mundo e nos ensina a lidar com as adversidades da vida. Além disso, a leitura desenvolve a imaginação, a criatividade e a empatia, elementos fundamentais para o exercício da cidadania.

Atribui-se à leitura um valor positivo absoluto: ela traria benefícios óbvios e indiscutíveis ao indivíduo e à sociedade – forma de lazer e de prazer, de aquisição de conhecimentos e de enriquecimento cultural, de ampliação das condições de convívio social e de interação.

Assim, ler o mundo é estudar a sociedade; é estudar o processo de humanização do homem a partir do «território usado». Interpretar o mundo sob o ponto de vista geográfico, é entendê-lo como um mundo datado. O carácter histórico da geografia nos possibilita entender o espaço-mundo como «uma historia do presente».

Leitura é a ação de ler algo. É o hábito de ler. A palavra deriva do Latim "lectura", originalmente com o significado de "eleição, escolha, leitura". Também se designa por leitura a obra ou o texto que se lê.