Como a Larva migrans infecta o ser humano?

Perguntado por: uamorim . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 3 votos

Nos humanos, a infecção se dá pelo contato direto com as larvas infectantes existentes no solo contaminado por fezes de animais. Elas se aproveitam de um ferimento ou perfuram a pele para penetrar no organismo humano.

Evite andar descaço em áreas onde cães e gatos transitam. Recolha sempre as fezes de seus animais. Leve os animais domésticos ao veterinário regularmente para a realização da vermifugação. Em escolas e creches, é importante que locais com areia não sejam frequentados por cães e gatos.

Causa irritação de cor vermelha escura formando pequenos canais na camada abaixo da epiderme. Não se deve furar a pele para tentar retirar a larva, pois o risco de infecção no corte é grande. A consulta a um dermatologista é o mais indicado.

A contaminação do homem se dá quando há um contato da pele com o solo contaminado por larvas, habitualmente, quando andamos descalços sobre terreno arenoso. Praias, principalmente aquelas onde há fezes de cães e gatos na areia, são locais propícios para conterem larvas de helmintos.

Como prevenir a larva migrans? A profilaxia da larva migrans cutânea consiste em evitar o contato direto com areia ou terra, utilizando-se proteções como chinelos, sapatos, toalhas, etc. Os tanques de areia de parques ou escolas devem ser protegidos contra dejetos de cães e gatos.

O tratamento mais indicado é o uso de pomadas antiparasitárias e a agulha ou pinça esterilizada para fazer a retirada.

O bicho geográfico tem cura e seu período do corpo humano dura, no máximo, quatro semanas. Porém, em áreas de risco as infecções podem ser frequentes e avançar para formas mais graves.

5– A coceira causada pelo bicho geográfico pode ser intensa e persistente, e pode levar a infecções secundárias se não for tratada adequadamente. 6– O tratamento para bicho geográfico é feito com medicamentos antiparasitários, que são prescritos por um médico.

Embora seja uma infecção normalmente autolimitada, com duração aproximada de duas a oito semanas, o tratamento normalmente se faz necessário para alívio do prurido e redução da chance de infecção bacteriana secundária. O tratamento de escolha é feito com ivermectina oral para adultos e crianças com mais de 15 kg.

A forma mais natural de eliminar as larvas é com água fervente, e essa dica funciona ainda melhor se for na lata de lixo e os insetos estiverem ali Nesse caso, tampe a lixeira e espere alguns minutos, depois a abra a lava bem o local.

Como prevenir
Para não correr o risco de ser contaminado pelo bicho-geográfico é preciso evitar andar sem sapatos e não sentar em locais onde possam ter passado fezes de cães e gatos. Caso vá andar descalço em terrenos onde possam ter a doença, lave os pés com água fria.

O que acontece se não tratar o bicho geográfico? A larva caminha de 1 a 2 centímetros por dia. Lesões dermatológicas extensas podem causar infecção que necessidade do uso de anti-inflamatórios e a coceira excessiva pode propiciar a entrada de bactérias no local.

Larva migrans, também conhecida como bicho geográfico, é uma infecção que atinge tanto adultos quanto crianças pela característica menos espessa da pele nessa faixa etária. Surgem em decorrência do contato direto da pele com areia na qual estejam presentes larvas de parasitas do gênero Ancylostoma.

Não adianta fazer nada mecânico porque não vai resolver. Porque é uma coisa microscópica que vai andando pela pele, não tem como lavar, espremer, rasgar, pelo contrário, você vai trazer problemas e a Larva Migrans, o bicho geográfico vai continuar lá.

O Foldan Pomada é um medicamento utilizado no tratamento do bicho geográfico (dermatite serpiginosa). Este medicamento é eficaz contra os sintomas do bicho geográfico, incluindo coceira, vermelhidão, inchaço e descamação. Também ajuda a prevenir a infecção por bactérias e fungos.

É uma doença causada pela migração de larvas de parasitas intestinais (vermes) de cães e gatos pelo organismo humano, o que pode ou não produzir sintomas e acometer vários órgãos e sistemas.