Como a lagartixa bebe água?

Perguntado por: efigueiredo2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Algumas lagartixas se hidratam com a água borrifada no viveiro e nem chegam a tocar na água da tigela. Dê apenas água desclorada — mas nunca água destilada, que provoca deficiências de nutrientes e minerais. Evite oferecer também água de torneira, que pode ser prejudicial à lagartixa.

Crie barreiras visuais com trepadeiras, gravetos pequenos, pedaços de casca de árvore e até pequenas caixas de papelão. Lagartixas se sentem mais seguras quando escondidas.

Apesar do mito que as acompanha, as lagartixas não são sugadoras de sangue e nem representam risco aos seres humanos. Pelo contrário, se alimentam de frutas, aranhas, escorpiões e insetos, como os mosquitos (até mesmo o da dengue), moscas e baratas, controlando essas populações.

Lagartixas têm veneno? A lagartixa doméstica não possui veneno. Respondendo a outra dúvida muito comum, elas também não mordem nem atacam seres humanos e outros animais, contando com uma estratégia bastante peculiar para se defenderem de predadores. Por isso, não precisa ter medo!

Quando a lagartixa dá um passo, há um deslocamento de elétrons entre os átomos da pata da lagartixa e os átomos da superfície parede, gerando uma força de atração intermolecular que a mantém grudada na vertical. Esta força de adesão da lagartixa é a seco.

salmonela

Assim como qualquer réptil, ela pode transmitir salmonela e a doença da lagartixa, também conhecida como platinosomose. Entre os principais sintomas, estão: falta de apetite, diarreia, vômito e perda de peso repentina.

Durante o dia ela esconde-se em uma rachadura na parede e tetos ou atrás dos móveis, para fugir do calor. À noite ela sai para sua caçada, passeia pelas paredes, portas e janelas a procura de suas presas.

Bachia scaea é um lagarto de corpo alongado que se assemelha a uma cobra; espécie foi descoberta em 2013 em Rondônia.

A palavra deve ser escrita assim, com a letra “r” na segunda sílaba (“gar”), não na primeira (“la”). Então, é errado dizer ou escrever LARGATIXA. O mesmo raciocínio se aplica a LAGARTO, que é a forma correta. LARGATO, que aparece muito na linguagem oral, não é a forma certa para a palavra.

Uma lagartixa vive cerca de cinco anos. Cuidar dos filhotes é um instinto que não existe entre elas.

A lagartixa é insetívora, ou seja, alimenta-se de insetos, como baratas, besouros, formigas e mosquitos.

"Pelo contrário, as lagartixas são animais que trazem benefícios, pois se alimentam de insetos como moscas, pequenas mariposas, traças e mosquitos - inclusive o mosquito transmissor da dengue", afirma.

A importância das lagartixas
Na verdade, esses bichinhos pelas paredes da sua casa são ótimos controladores de pragas já que elas se alimentam de pequenos insetos, como baratas, aranhas, escorpiões e afins e não fazem mal nenhum aos seres humanos, inclusive têm medo de nós.

Ou seja: a cada autotomia, o rabo da lagartixa será mais cur- to. Por isso, não devemos fazê-la perder sua cauda à toa, só por brincadeira, pois estaremos tirando dela uma chance de usar essa estratégia com um predador de verdade e, com isso, salvar sua vida.

Continuar lendo Como a lagartixa morre?