Como a lactulose age?

Perguntado por: osalazar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Como a lactulose age no organismo? A molécula da lactulose age no organismo tornando as fezes mais moles e facilitando sua saída. Isso é feito através da retenção de água que a lactulose faz no intestino grosso, reestabelecendo o funcionamento regular do intestino com o acúmulo de água no bolo fecal.

Como funciona
Lactulona age aumentando o acúmulo de água no intestino, o que ajuda a restabelecer a função normal do intestino.

Lactulose pode ser administrada preferencialmente em uma única tomada pela manhã ou à noite, sozinha ou com alimentos, ou ainda misturada a suco de fruta, leite, iogurte, água ou qualquer líquido.

Por sua ação fisiológica, a Lactulose não induz o hábito, podendo ser utilizada por longo prazo.

Laxante à base de lactulose
A lactulose é uma substância com alta concentração osmótica. Os laxantes com essa composição agem “retendo” a água no intestino, aumentando o tamanho do bolo fecal e estimulando o funcionamento do intestino.

O que é O Regulador Intestinal Lactulose Raia é um laxante do tipo osmótico que tem como substância ativa a Lactulose, uma substância capaz de tornar as fezes mais amolecidas por reter água no intestino grosso.

Reações adversas e efeitos colaterais do Lactulose
O uso de doses altas de Lactulose em encefalopatia hepática pode causar distensão abdominal, flatulência, meteorismo, eructação, desconforto e aumento da sede, normalmente transitórios. Náusea e vômito têm sido relatados com pouca frequência.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Alguns dos remédios que podem ser indicados pelo médico são:

  • Lacto purga;
  • Dulcolax;
  • Lactuliv;
  • Minilax;
  • Almeida Prado 46;
  • Naturetti;
  • FiberMais;
  • Laxol.

Indicações: A Lactulose está indicada para tratar os sintomas da constipação intestinal (prisão de ventre) e para a prevenção e o tratamento de encefalopatia hepática, incluindo as etapas de pré-coma e coma hepático. Uso oral. Uso adulto e pediátrico.

Lactulona® pode ser administrada preferencialmente em uma única tomada pela manhã ou à noite, sozinha ou com alimentos, ou ainda misturada a suco de fruta, leite, iogurte, água ou qualquer líquido, ou conforme orientação médica.

O bisacodil5, princípio ativo de Dulcolax4, estimula o movimento natural do intestino, o que promove o acúmulo de água dentro do órgão, hidratando mais as fezes e facilitando sua eliminação. Quando comparado ao laxante osmótico, o tipo estimulante tem ação bem mais rápida: se inicia de 06 a 12 horas após o uso1.

Algumas opções de laxante natural para prisão de ventre são:

  1. Suco de beterraba com laranja. ...
  2. Suco de mamão e laranja. ...
  3. Suco de uva, pêra e linhaça. ...
  4. Suco de maçã e azeite de oliva. ...
  5. Geleia de frutas com chá de sene. ...
  6. Geleia de chá de ruibarbo com frutas. ...
  7. Vitamina de ameixa seca e aveia.

LACTITOL e Lactulose são dissacarídeos sintéticos que funcionam plenamente como laxantes osmóticos. Dentre estes, o LACTITOL devido ao seu sabor mais palatável é melhor tolerado e, portanto, mais eficaz do que a Lactulose (5).

Os laxantes estimulantes, que estimulam o funcionamento do sistema gastrointestinal e por isso podem causar cólicas, costumam ter ação de 6h a 12h. Já os osmóticos, que facilitam a evacuação tornando as fezes mais macias, têm ação mais duradoura, podendo ir de 24h a 72h.

Os laxantes osmóticos (açúcares fracamente absorvidos ou laxantes salinos), são agentes hiperosmolares que causam secreção hídrica mediada por osmose para o lúmen intestinal, o que estimula o peristaltismo e amolece as fezes.

Principais contra-indicações. Além de tudo o que conversamos até aqui, é importante deixar claro que os laxantes não são indicados para mulheres grávidas e pessoas que apresentam vômitos e náuseas, uma vez que o remédio pode aumentar a desidratação e causar outros incômodos, dores e, até mesmo, doenças.