Como a joaninha bebe água?

Perguntado por: rhernandes . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

De resto, há grandes variações na maneira como essas criaturas ingerem água. Formigas e besouros, como as joaninhas, sugam gotas da chuva ou do orvalho. Já as baratas absorvem as gotas depositadas sobre sua cutícula.

Ver uma joaninha pousar na sua mão pode ser algo um tanto “especial”. Enquanto outros insetos podem representar uma ameaça para os seres humanos, animais e plantações, as joaninhas são inofensivas e podem até ser benéficas em certas ocasiões!

As joaninhas são besouros que, em suas fases diversas, se alimentam de afídeos (pulgões), moscas de fruta, piolhos e outros insetos incômodos às plantas. Joaninhas são predadoras de insetos e, portanto, tê-las na horta não trará nenhum malefício ao que você cultivar.

Ao final do Projeto chegamos à conclusão que a joaninha não pode ser bichinho de estimação, pois ela precisa “morar” na natureza, junto das plantas e dos pulgões!

- AS JOANINHAS SÃO UM TIPO DE BESOURO; - ELAS PODEM MEDIR DE 1 ATÉ 10 MILÍMETROS, SÃO BEM PEQUENINAS; - A JOANINHA PODE VIVER EM TORNO DE 6 MESES, MAIS PRECISAMENTE, 180 DIAS; - ELAS VIVEM EM DIVERSOS JARDINS AO REDOR DO MUNDO INTEIRO; - ELAS SÃO CONSIDERADAS INSETOS MUITO ÚTEIS PARA A NATUREZA; - AS JOANINHAS SE ...

Esses insetos vivem quase em qualquer lugar da Terra, desde que haja vegetação abundante. Elas saem durante o dia para desenvolver suas atividades vitais, podendo ser vistas facilmente nas folhas, e quando chega a escuridão, elas dormem. Além disso, durante os meses frios elas realizam processos de hibernação.

Qual joaninha é venenosa? Na verdade, nenhuma joaninha é venenosa, mas algumas delas são consideradas ameaças biológicas. Por exemplo, a joaninha-arlequim foi introduzida no Reino Unido para controle de pragas, mas acabou se proliferando rapidamente, o que gerou um impacto ambiental negativo.

A maioria das joaninhas comem pulgões. Esses pequenos insetos são pragas para jardineiros porque eles comem as folhas das plantas, destruindo a folhagem.

Embora a vermelha seja a mais conhecida, existem cerca de 5 mil espécies de joaninhas diferentes. As características e cores variam, indo do amarelo até o preto. Sua coloração chamativa serve como mecanismo de defesa – fenômeno chamado de aposematismo.

Presente em praticamente todo o país, ele se tornou uma praga agrícola e um problema sanitário, já que pode transmitir vermes que causam doenças como a meningite eosinofílica e angiostrongilíase abdominal.

A infecção generalizada causada pelas joaninhas é chamada septicemia e é fatal.

Embora sejam bonitinhas aos nossos olhos, as manchas nas costas de uma joaninha são, na verdade, um alerta aos seus predadores: a mistura salpicada de preto e vermelho indica que esses insetos são muito amargos e impalatáveis.

Essa joaninha ocorre somente na Austrália e Nova Zelandia, seu nome é Halmus chalybeus, ou Steelblue Ladybug, traduzindo seria algo como “joaninha azul metálica”.

A identificação de algumas espécies é possível através do número de pintas pretas existentes nos élitros. Por exemplo, a espécie Coccinella septempunctata apresenta 7 pintas pretas e a espécie Coccinella undecimpunctata apresenta 11 pintas pretas.

Na maioria das vezes elas são insetos redondos vermelhos com machas pretas, mas existem muitas variedades: alaranjadas, amareladas, etc. Sua cores vivas servem para avisar a seus possíveis predadores que são venenosos e que têm um sabor ruim.

A joaninha existe nas cores vermelha, amarela e até mesmo verde, e muitas possuem características e curiosidades fascinantes, além de ser uma das espécies mais importantes no Brasil.

Você também pode polvilhar a terra diatomácea em volta da sua casa. Isso ajuda a afastar vários insetos, não apenas as joaninhas. Antes de comprar o saco de terra diatomácea, leia o rótulo e descubra se ele é mesmo feito para uso como inseticida. Existem tipos diferentes.

Ciclo de vida da joaninha
A fecundação é interna e pode ocorrer diversas vezes ao ano, sendo que em cada ciclo reprodutivo, a fêmea pode colocar de 150 a mais de 200 ovos por postura.

Os ovos são pequenos, ovais e amarelos. Esse estágio geralmente dura cerca de uma semana.

Comumente, as joaninhas têm dois olhos, mas não enxergam bem. Portanto, conseguem somente diferenciar a luz da escuridão e são as antenas que as ajudam na identificação do cheiro, sabor e caminho.

Apesar de se alimentarem de insectos, as joaninhas também gostam de ter pólen e néctar das flores, especialmente durante a fase de crescimento. Algumas plantas da família das Apiáceas tais como a erva-doce, cenoura, cominhos, coentro, gerânio e dente de leão acabam por ajudar a atrair as joaninhas para a sua horta.

Continuar lendo Como a joaninha dorme?