Como a jaca veio parar no Brasil?

Perguntado por: ameireles4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Chegou ao Brasil trazida pelos portugueses no século 18. Desde então, é muito cultivada no Norte-Nordeste, além de quase toda a faixa litorânea do país. As variedades mais comuns são a jaca dura e a jaca mole.

De origem indiana, a jaca se adaptou bem ao Brasil. A colheita é feita entre os meses de outubro e dezembro. Existem dois tipos de jaca: o duro, que produz frutas maiores, e o mole, que é a mais doce e mais procurada pelos consumidores.

A jaca é um fruto produzido pela jaqueira, uma planta pertencente à família Moraceae, gênero Artocarpus e espécie Artocarpus heterophyllus. A espécie é originária da Índia e foi introduzida no Brasil há centenas de anos.

Em 2020, a região da Ásia-Pacífico foi responsável pela maior fatia desse mercado, com 37%, seguida pela Europa (23%), América do Norte (20%), restante do mundo (12%) e América do Sul (8%). Uma prova de que os sul-americanos, principalmente brasileiros, dão pouco valor à jaca. Sabia que a BBC está também no Telegram?

Aquelas que não pertencem ao país são: abacate, banana, caqui, coco, figo, laranja, limão, mamão, manga, marmelo, maçã, melancia, melão, pera, pêssego, tangerina e uva.

Mas agora, a Índia, a maior produtora de jaca do mundo, está capitalizando com sua crescente popularização como alternativa à carne - promovida por chefs de San Francisco a Londres e Nova Délhi pela textura similar à carne suína quando a fruta ainda está verde.

A época do fruto é no período de dezembro a abril. A fruta é classificada em duas variedades de acordo com a consistência da polpa dos frutos: A jaca dura, que apresenta polpa firme e frutos maiores; A jaca mole, que possui frutos menores e macios, porém mais doces.

Município de Altônia é o maior produtor de jaca no Paraná - TV Caiuá | Comunicação da Nossa Terra.

A jaca é muito popular em países da Ásia como a Índia, Camboja, Malásia, Sri Lanka, Tailândia e Vietname. Encontra-se ainda em outros países de clima tropical quente, e no Brasil em todo o Norte e Nordeste litoral, em Minas Gerais e ainda em São Paulo, Rio de Janeiro e Amazónia.

Ainda assim, no último ano, vem ganhando popularidade nos Estados Unidos como novo hit entre quem busca um estilo de vida saudável. Assim como a couve e a quinoa — alimentos de tendências fitness antecessoras —, a fruta ganhou status nas prateleiras dos supermercados norte-americanos.

A jaca vem da Índia, mesma origem do nome em português, que deriva do termo “chakha”. Quando está madura, a jaca tem medidas avantajadas, propícias para “enfiar o pé”.

Há, no geral, dois tipos de jaca, o duro e o mole, diferenciados pela consistência ao amadurecer. A jaca dura tem polpa mais firme e fibrosa, enquanto a segunda é mais macia e doce.

pitaya

a pitaya. uma das frutas mais caras do brasil.

Banana, fruta mais consumida no mundo.

Melão Yubari King

O Melão Yubari King é outra fruta japonesa, duas unidades deste melão custam US$ 225. Comprar um melão Yubari pode até ser um bom investimento para alguns japoneses, já que em determinada época um par de melões Yubari foi vendido por US$ 23,500, fazendo deles as frutas mais caras no mundo.

Benefícios da jaca para seu organismo
Combate a pressão alta: por ser rica em potássio, a jaca ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, como o derrame ou o ataque cardíaco, além de diminuir os níveis da pressão arterial. Seu consumo regular também auxilia na queda dos níveis de sódio no sangue.

A fruta chegou à Europa no século I a.C, levada pelos romanos. Contudo, continuou sendo rara neste continente por muitos séculos, só se popularizando no século XX. Muito antes disso, a expansão do Islã levou a banana para a África. E os portugueses trouxeram-na para o Brasil.

A acerola chegou ao Brasil em 1958. Adaptou-se e disseminou-se pelo território brasileiro através do empenho pessoal da engenheira agrônoma e professora, Maria Celene Ferreira Cardoso de Almeda, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que a trouxe da Costa Rica, na bagagem pessoal.

A florzinha também é responsável pela produção do menor fruto do mundo, chamado de utrículo. Uma vez que a planta não tem raízes, ela flutua em lagos e rios, com aspecto parecido ao de grãozinhos de fubá.