Como a internet afasta as pessoas?

Perguntado por: nlima . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 9 votos

Porque quando estamos focando nossa atenção nos aparelhos, deixamos de dar atenção a quem está ao nosso redor, então isso acaba impactando as nossas relações presenciais. É sempre um equilíbrio, se por um lado, a internet pode diminuir as distâncias, ela também pode distanciar”, explica.

Por outro lado, as redes propiciam interação com um número muito maior de pessoas, o que seria impossível pelos métodos convencionais, permite localizar pessoas com as quais perdemos contato e viabiliza interagirmos com pessoas de qualquer lugar do mundo simultaneamente.

Antes do surgimento da internet — criada em 1969, nos Estados Unidos, e trazida ao Brasil em 1988 —, o telefone, a carta e o telegrama eram os métodos utilizados para entrar em contato com amigos e familiares.

Em suma, estamos presente um paradigma, as redes sociais têm um impacto nefasto sobre o comportamento humano tornando as pessoas mais insatisfeitas e ansiosas, devido à quantidade de estímulos que recebem sem os conseguir processar correctamente e levando à construção de ideias sociais muito exigentes.

Desvantagens da Internet

  • Distúrbio de Vício em Internet. O uso excessivo da Internet não é só prejudicial para a condição física, mas também para a saúde mental. ...
  • Crimes Virtuais. Os hackers podem criar vírus que podem entrar no seu computador pessoal e arruinar dados valiosos. ...
  • Alienação Social.

As redes sociais não dependem da web, elas são criadas a partir do momento em que pessoas estão presentes. Por isso, a internet é só um passo adiante, mas ajuda no treinamento comportamental por funcionar como encurtadora de distâncias e por gerar diversas facilidades.

Muitas vezes a fala "as pessoas se afastam do nada", vem de um indivíduo que está passando por um processo de baixa autoestima. A baixa autoestima traz com ela crenças de desamor e desvalor, com isso acreditamos fielmente que nós estamos afastando as pessoas, mesmo que isso não seja a realidade.

Deixe suas desavenças fora do mundo virtual, pois além de isso poder ser usado de forma prejudicial contra você, passa uma imagem de imaturidade e agressividade para quem está lendo. Ou seja, você pode acabar afastando e criando a antipatia de pessoas de seu convívio diário no mundo real.

Entre os positivos, está a facilidade de comunicação e informação; porém há os pontos negativos que são a falta de privacidade, pois qualquer pessoa pode visitar o perfil de outra,o aumento de criminalidades,[sem vírgula]e o isolamento, que faz com pessoas só consigam se relacionar com outras virtualmente.

As redes sociais podem, sim, nos dar uma falsa impressão de convivência cumprida. Corremos o risco de viver as relações de forma superficial. Sabemos da vida alheia, rimos das mesmas piadas, mandamos coraçõezinhos, distribuímos likes. E, então, voltamos para nossa vida ocupada.

a internet mudou a forma em que trabalhamos, fazemos compras, contatamos nossos amigos ou procuramos novos relacionamentos, lemos, escrevemos, nos informamos, nos relacionamento com nossos filhos e, sobretudo afetou drasticamente o sentido e a possibilidade de privacidade.

Mas foi só em 1969, na Califórnia, que a internet passou a ser usada da forma que fazemos hoje, para conectar pessoas. A tecnologia percorreu um longo caminho de evolução e a internet ganhou uso comercial em 1987.

As redes sociais se multiplicaram e evoluíram muito nos últimos dez anos, com o avanço de apps e das soluções de comunicação à distância. Algumas plataformas, como Facebook, LinkedIn, WhatsApp e Twitter, cresceram exponencialmente com a incorporação de novos recursos.

Psicólogos, psiquiatras e especialistas do Vale do Silício alertam que o uso das redes sociais pode ser viciante e suas consequências, as mesmas de qualquer outra dependência: ansiedade, dependência, irritabilidade, falta de autocontrole...

Principais perigos da internet e como se prevenir

  • Vírus. O vírus é um software malicioso que infecta o sistema operacional e faz cópias de si mesmo tentando se espalhar para outros computadores, parecido com um vírus biológico. ...
  • Spam. ...
  • Páginas falsas. ...
  • Vulnerabilidades dos navegadores. ...
  • Adware.

4 Desvantagens das redes sociais para as crianças

  • Risco de ciberbullying. ...
  • Perigo de dependência. ...
  • Isolamento social. ...
  • Exposição a conteúdos inadequados. ...
  • Acesso à informação. ...
  • Maior proximidade com os pares. ...
  • Fonte de informação para o trabalho escolar. ...
  • Estimulam outras competências.

Hoje já se sabe que o uso excessivo de telas dificultam a concentração, o raciocínio e a memória, o que implica no pensamento crítico, na criatividade, aprendizagem e comunicação. Por isso, saber dosar o tempo conectado é fundamental, principalmente para as crianças e adolescentes.

As redes sociais causam ansiedade? A resposta é sim, principalmente se não forem usadas com consciência. Segundo a doutora em psicologia Blenda Marcelletti de Oliveira, as redes sociais causam ansiedade tanto nos adultos quanto nas crianças e adolescentes.

Uma pesquisa de Mestrado em Psicologia realizada na PUC-RJ mostrou uma relação entre o tempo de uso das redes sociais e a autoestima. Segundo o estudo, quanto mais tempo as pessoas passam expostas às redes sociais, mais elas se comparam às outras e maior é o impacto na redução da autoestima.