Como a infiltração no solo limpa a água da chuva?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

No ciclo da água, a chuva cai no mar ou na terra. Ao atingir o solo permeável, parte da água que se infiltra é absorvida pelas raízes das plantas. Outra parte da água continua escoando solo adentro alimentando os lençóis freáticos, dos quais também captamos água para nosso sustento.

O solo é um recurso natural não renovável e uma de suas atribuições é atuar como um filtro, sendo capaz de absorver e infiltrar a água por meio da retenção química e física, possibilitando que os nutrientes sejam retidos e fiquem disponíveis para as plantas.

As águas da chuva quando arrastam o solo, quer ele seja rico em nutrientes e materiais orgânicos, quer ele seja árido, provocam o enchimento dos leitos dos rios e lagos com esses materiais e esse fenômeno de enchimento chama-se assoreamento. O arrastamento do solo causa no terreno a erosão.

Devido ao acumulo de gases provenientes de lixos produzidos pelos seres humanos e outros poluentes.

Aquífero significa reserva de água subterrânea. É formado quando a água da chuva se infiltra no solo e percola nos espaços entre as rochas, escorrendo muito devagar em direção ao fundo da Terra.

Caso a intensidade de chuva ultrapasse a capacidade de infiltração, ocorre o escoamento superficial por excesso de precipitação.

7 dicas para se livrar da infiltração na parede definitivamente

  1. Identifique as causas da infiltração na parede. ...
  2. Aja rapidamente. ...
  3. Corrija o problema detectado. ...
  4. Realize o processo de impermeabilização. ...
  5. Escolha revestimentos de qualidade. ...
  6. Restaure a parede. ...
  7. Continue a manutenção.

A vegetação exerce uma função primordial na movimentação da água pelo solo, uma vez que ela é o principal elemento que permite a passagem da água precipitada para o subsolo. Sendo assim, é por meio da vegetação que a água entra no solo de forma mais efetiva, evitando assim problemas ambientais, como a erosão.

No meio ambiente, as plantas atuam como um filtro natural para água e solo, um processo que se chama fitorremediação. Grosso modo, quando a água do solo é absorvida pelas raízes das plantas, ela passa através de xilemas, que são tecidos condutores do sistema vascular da planta.

3. Filtração. A água decantada é encaminhada às unidades filtrantes onde é efetuado o processo de filtração. Um filtro é constituído de um meio poroso granular, normalmente areia, de uma ou mais camadas, instalado sobre um sistema de drenagem, capaz de reter e remover as impurezas ainda presentes na água.

Destaca-se no projeto seu papel como filtro: as águas que infiltram no solo ficam em contato com seus componentes, promovendo uma reten- ção de materiais presentes na água. Assim, o que chega aos reservatórios de água subterrânea e abastece cursos de água passa por um processo correspondente à filtragem.

A água da chuva que penetra nessa zona superior do solo pode ser sugada pelas raízes de uma planta e mais tarde, essa água será liberada de volta o ar através das folhas da planta em um processo chamado evapotranspiração.

Lixiviação é o movimento de materiais solúveis na matriz do solo pelo efeito da água que escorre e causa erosão ou a água que infiltra no solo em direção ao lençol freático.

A secagem de solos em estufa (método normalmente empregado) requer pelo menos 12 horas para a completa desidratação, o que é obtido em cerca de 10 min quando a secagem é assistida por radiação de microondas.

Vantagens do aproveitamento da água da chuva
Evita a utilização de água potável onde essa não é necessária, como, por exemplo, na lavagem de granjas da suinocultura e avicultura; na descarga de vasos sanitários; na irrigação de hortas e de jardins; etc. É de fácil captação e armazenagem.

A prática é proibida, pois danifica o sistema de afastamento do esgoto e interfere nas estações de tratamento.

Reúso de água pluvial
Os usos mais comuns portanto, são: lavar o carro, lavar pisos e vasos sanitários. Fora da residência, seu uso pode ser em irrigação e procedimentos industriais. Mesmo para limpeza a água deve ser clorada, evitando transmitir doenças, devido a ratos e insetos que contaminam os locais de captação.

A parte da água infiltrada é retida pelas raízes das plantas e acaba evaporando através da capilaridade do solo ou através da transpiração desses vegetais; outra parte da água move-se para as camadas mais profundas, por efeito da gravidade, até chegar a chamada zona de saturação.

Isso ocorre por que a cobertura de palha não é suficiente para reter a água e a camada de terra porosa mais superficial não dá conta do volume de água que vem das nuvens, pois as camadas mais profundas, não absorvem com eficiência a água da chuva.

(1) Aquíferos livres ou freáticos
São reservatórios formados por rochas permeáveis, parcialmente saturados de água, cuja base é formada por uma camada impermeável (por exemplo, argila) ou semipermeável.