Como a industrialização mudou a vida das pessoas?

Perguntado por: efigueiredo6 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

O processo de industrialização provoca o crescimento das áreas urbanizadas e imputa maior dinamismo às economias nacionais. Em contrapartida, foi um dos principais responsáveis pelo aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera, além de causar outros tipos de poluição ambiental.

O processo de transformação industrial de uma sociedade é considerado o próprio símbolo da modernidade, pois promove a expansão das cidades, a formação de grandes centros comerciais e proporciona o crescimento da economia, além de gerar mais empregos e, consequentemente, aumentar o número de consumidores.

Os impactos imediatos da industrialização levam à substituição de instrumentos, técnicas e processos de produção, visando à produção em série e mecanizada, capaz de estabelecer padrões de homogeneidade e o aprofundamento na divisão do trabalho e de sua especialização.

Veja qual o grau de importância da indústria para o país, na opinião dos brasileiros.

  1. Gera empregos. ...
  2. Crescimento da economia. ...
  3. Melhoria do padrão de vida das pessoas. ...
  4. Desenvolvimento de tecnologia/inovação. ...
  5. Redução das desigualdades regionais. ...
  6. Exportações.

Mas a importância de seu trabalho se mede, especialmente, pelos efeitos que causa em todos os outros segmentos da economia. É possível dizer que eles estão no topo de uma cadeia, fornecendo produtos e tecnologias que viabilizam ou alavancam as atividades no comércio, nos serviços, nos transportes ou na agricultura.

A industrialização intensifica a urbanização das sociedades e gera condições para o êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para as cidades, pois atrai essa migração justamente para as áreas mais industrializadas, onde há mais empregos direta e indiretamente produzidos pelas indústrias.

- Os salários nas indústrias, com o tempo, ficaram mais atrativos do que no campo; - A industrialização gerou renda, aumentou o consumo e impulsionou o crescimento da economia brasileira; - O preço de produtos industrializados passou a ficar mais barato para o consumidor brasileiro.

Pontos positivos: a oferta de emprego e renda para a população; o desenvolvimento de novas tecnologias; a disponibilidade de uma grande variedade de produtos e o grande recolhimento de impostos. Pontos negativos: o elevado impacto ambiental; a ocorrência de desemprego estrutural; e a precarização do trabalho.

As fábricas trouxeram uma nova maneira de usar o tempo: o chamado “tempo das fábricas”, isto é, o tempo do relógio, das horas, permeado pelas relações de produção nas fábricas, onde prevaleceu o tempo do trabalho, da alimentação e do descanso.

Os impactos causam calor cada vez mais intenso, chuvas ácidas e mudanças climáticas. Uma das principais causadoras da contaminação hídrica é a atividade industrial, grandes indústrias despejam toneladas de resíduos tóxicos em rios, prejudicando o ecossistema e tornando a água imprópria para o consumo humano.

A importância da Indústria para o Brasil
Em 2022, a Indústria respondeu por 23,9% do PIB brasileiro. Os dados mais recentes disponíveis também mostram que o setor industrial responde por 69,3% das exportações brasileiras de bens e serviços e por 66,4% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento.

A Revolução Industrial alterou as formas de produção e as relações de trabalho. A manufatura deu lugar à maquinofatura. A fábrica substituiu a oficina. Os desenvolvimentos técnicos na indústria têxtil e metalúrgica aumentaram a capacidade produtiva e os trabalhadores começaram a ter outras funções e estatuto.

O impacto da industrialização gera um grande aumento na divisão do trabalho, grandes progressos em produtividade industrial, assim como o crescimento da classe média e dos padrões de consumo.

Embora tardia, os efeitos da Revolução Industrial no Brasil foram positivas em muitos aspectos: - Diminuição da dependência da importação de produtos manufaturados estrangeiros. - Aumento da produção com diminuição de custos, barateando o preço final dos produtos. - Geração de empregos na indústria.

Dentre os efeitos negativos da industrialização, podemos citar os impactos gerados sobre o meio ambiente, haja vista que, a depender do tipo de fábrica e das infraestruturas para ela oferecidas, são gerados mais poluentes na atmosfera e também nos solos e cursos d'água.

Em diversos âmbitos, as indústrias assumem o papel de responsáveis pela produção de grande parte do sustento humano. Além disso, os produtos industrializados possuem um grande valor agregado, fazendo com que muitas nações intensamente industrializadas consigam exportar mais produtos do que importar.

A indústria se move com você
E o aparelho de som que toca suas playlists preferidas para embalar o caminho também é fabricado por ela. Ah, e a rua, o asfalto, a sinalização e toda a infraestrutura urbana também é nossa indústria que produz.

Favorecimento de exportações
Por fim, o setor industrial colabora com a produção de itens de maior valor agregado, que podem ser exportados e, assim, gerar aumento na receita dolarizada para o Brasil. O Brasil é uma potência exportadora, sendo que esta atividade tem uma forte participação na sua arrecadação.

Apesar da importância da indústria de bens de consumo e de transformação na vida moderna, a indústria de forma geral é responsável por causar danos ambientais como:

  • Contaminação da água;
  • Devastação de florestas;
  • Poluição do ar;
  • Aquecimento global;
  • Alteração da fauna e flora;
  • Desequilíbrio da cadeia alimentar.

A industrialização das sociedades proporciona profundas alterações no espaço geográfico. Graças a ela, novos elementos passam a fazer parte da vida das pessoas, das cidades e do campo, eleva-se a demanda por energia e o consumo médio da população, além de intensificar ou acelerar o processo de urbanização.