Como a história se divide?

Perguntado por: ufernandes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Tradicionalmente, os historiadores dividem a História em cinco grandes períodos: Pré-História, Idade Antiga ou Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

A divisão da História consiste na divisão cronológica dos acontecimentos estudados em cinco fases que são encontradas nos livros didáticos. Essa fragmentação foi criada pelos historiadores a fim de facilitar a compreensão e análise dos eventos históricos, o que se tornou um importante método de estudo dessa disciplina.

São eles:

  • Idade Antiga.
  • Idade Média.
  • Idade Moderna.
  • Idade Contemporânea.

Quais são os tipos de histórias que existem?

  • Apresentação: oral e escrita.
  • Extensão: história curta e história comprida.
  • Gênero: popular e literário.

A História do Brasil é dividida, consensualmente e para fins didáticos, em três períodos principais: Período Colonial, Período Imperial e Período Republicano.

Uma linha do tempo tem por objetivo marcar os principais fatos e acontecimentos mostrados em uma sequência linear, de acordo com a data dos acontecimentos. As linhas do tempo podem marcar períodos de alguns anos ou milhões de anos e ainda, marcar a evolução de diversos tipos de acontecimentos. humana!

A ordem mais recomendada para iniciar os estudos em História é seguir o curso da Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

A Pré-História tem como ponto de partida o surgimento dos primeiros hominídeos e encerra-se quando é desenvolvida a primeira forma de escrita pela humanidade — marco que aconteceu entre 3500 a.C. e 3000 a.C. Esse período é dividido, basicamente, em Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

A divisão em períodos foi criada por historiadores europeus com o objetivo de facilitar o estudo e a compreensão da História. Inicia-se pela Pré-História, já chamada de “Idade da Pedra”, um termo não mais utilizado e daí seguindo para a Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

Essas fontes podem ser escritas ou não escritas. Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.

A origem da linha do tempo é antiga. Ela nasce dos iluministas do século 18, que dividiram a história da humanidade em quatro: Idade Antiga, Média, Moderna e Contemporânea. A partir daí, construiu-se a ideia de tempo histórico muito ligada a sucessão de grandes fatos.

Os Elementos da Narrativa são: enredo, narrador (que pode ser personagem, observador ou onisciente), personagens (protagonista e os demais), tempo e espaço. Com esses elementos, toda a ação, conflito e história são construídos.

Os elementos da narrativa são recursos usados para detalhar acontecimentos de um texto narrativo. Os elementos da narrativa são enredo, tempo, narrador e personagens que ajudam a contextualizar uma história.

A Idade Média é dividida pelos historiadores em duas grandes fases, que são: Alta Idade Média: século V ao século X; Baixa Idade Média: século XI ao século XV.

O enredo é considerado a sucessão de fatos de uma história. Em outros termos, ele trata de um conjunto de acontecimentos sucessivos executados pelas personagens em espaço e tempo específicos. É muito comum o uso dos termos trama, intriga ou argumento para se referir aos fatos de uma narrativa.