Como a Ginástica Rítmica se tornou um esporte olímpico?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Seu primeiro campeonato foi disputado em 1961, justamente um ano antes da Federação Internacional de Ginástica reconhecer a categoria. A estreia em Jogos Olímpicos aconteceu mais tarde, em Los Angeles 1984. A ginástica rítmica conta com provas individuais e por conjunto, na qual cinco ginastas se apresentam juntas.

A Ginástica Artística esteve presente no programa dos Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição, realizada em Atenas no ano de 1896.

As raízes remontam à Grécia antiga, mas a ascensão da ginástica moderna foi desencadeada pelo nacionalismo — das Guerras Napoleônicas à era soviética. A ginástica é um importante esporte olímpico desde a fundação dos jogos modernos. Os atletas competem em provas como salto, argolas e barras paralelas.

A ginástica estreou nos Jogos Atenas 1896, reunindo atletas de apenas cinco países, que competiram em quatro aparelhos. Em Amsterdã 1928, as mulheres também passaram a competir, participando de uma única prova por equipes. Nas competições, homens e mulheres competem no solo e no salto.

Em 1881 foi fundada a Federação Europeia de Ginástica, o que resultou na consolidação dessa modalidade esportiva. Desde 1896, a ginástica artística está presente nos jogos olímpicos. Começou nos Jogos de Atenas e nos Jogos Pan-americanos ela está desde 1951.

Ginástica artística é uma modalidade esportiva com foco na técnica e realização dos movimentos nas argolas, cavalo, traves, entre outros aparelhos. Ginástica rítmica é uma modalidade esportiva com foco na elegância dos movimentos, unindo elementos de dança clássica, teatro e música.

A Ginástica Rítmica começou a ser praticada desde o final da Primeira Guerra Mundial, mas não possuía regras especificas nem um nome determinado. Várias escolas inovavam os exercícios tradicionais da Ginástica Artística, misturando-os com música.

Friedrich Ludwig Jahn

Em 1811, o professor alemão, Friedrich Ludwig Jahn, considerado o pai da Ginástica, fundou a primeira escola de ginástica para homens, em Berlim. Foi o começo da ginástica, como conhecemos hoje. Em 1896 se tornou esporte Olímpico e em 1928 as mulheres passaram a competir.

O surgimento da ginástica rítmica
Ele foi cunhado pela Rússia, por conta do uso da música e da dança durante a realização dos movimentos. A estreia da ginástica rítmica em eventos aconteceu apenas como forma de apresentação, no ano de 1948, em Londres.

Isadora Duncan

História da ginástica rítmica: origem e evolução
Os primeiros passos de destaque na ginástica rítmica foram dados pelo coreógrafo Émile Jacques Dalcroze, idealizando a técnica rítmica, que foi aperfeiçoada por seu aluno Rudolf Bode e desenvolvida pela bailarina Isadora Duncan.

Para os Jogos Olímpicos essa ordem é corda, bola, maças e fita e para as outras competições de ginástica rítmica é corda, arco, bola, maças e fita.

A ginástica rítmica é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade.

A colonização que iniciou no Rio Grande do Sul, espalhou sementes durante um longo tempo, para ver em 1951 a oficialização da ginástica olímpica, com as federações do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

A ginástica olímpica fundamenta-se na evolução técnica de diferentes exercícios físicos. As provas realizadas pelos homens são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio.

A Ginástica Rítmica é uma das modalidades mais recentes disputadas em Jogos Olímpicos. Sua primeira aparição ocorreu em Melbourne (1956) apenas como esporte de demonstração (sem medalhas contabilizadas no quadro geral), passando a incluir o programa olímpico quase 20 anos mais tarde.

de 1984

Em 1956, em Melbourne, aconteceu a primeira demonstração olímpica e, pouco a pouco, as rotinas com objetos passaram da ginástica artística para a rítmica. Oficialmente, a disciplina entrou no programa olímpico na edição de 1984, em Los Angeles, com disputas individuais, e, em equipes, 12 anos depois, em Atlanta.

De um modo geral, a ginástica rítmica possui três características a serem trabalhadas pelas praticantes: os movimentos corporais, o manuseio de aparatos e o acompanhamento musical. Esses três elementos juntos, formam a unidade que fundamenta esta modalidade.

As Olimpíadas modernas foram idealizadas pelo pedagogo e esportista francês Barão Pierre de Coubertin. Escavações arqueológicas feitas em Olímpia entre os anos de 1875 e 1881 e o legado da Grécia inspiraram a criação do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1894.

A ginástica surgiu no Brasil no início do século XIX, trazida por imigrantes europeus, em geral mestres de dança.