Como a geração Y se comporta no ambiente de trabalho?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 27 de abril de 2023
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A geração Y no mundo do trabalho, prioriza propósito a dinheiro. Isso significa que esta geração procura significado no trabalho. Em geral, pode-se dizer que são orientados por objetivos. Também fazem suas escolhas baseadas no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

A geração Z no mercado de trabalho valoriza a segurança financeira e podemos dizer que são mais responsáveis do que a geração anterior. Isso faz com esse grupo também busque benefícios no trabalho que vão para além da descontração e do ambiente amigável.

Enquanto as gerações anteriores enxergavam seus empregos como uma forma de subsistência, os profissionais nascidos entre 1981 e 1995 veem no trabalho uma parte essencial de suas identidades. Por essa razão, diz Dorsey, eles rejeitam vagas que não estão alinhadas com os seus objetivos e crenças pessoais.

Dificuldades com a hierarquia
É comum que o profissional da geração Y enxergue seus superiores apenas como colegas de trabalho e tenha grandes dificuldades para se submeter à hierarquia tradicional. Para setores de RH, isso é um verdadeiro desafio, pois os jovens que chegam ao mercado têm pouca predisposição à escuta.

Pense nisso!

  1. Lute contra a ansiedade. A ansiedade é um dos principais sintomas da geração Y, por isso, tente deixar todos os processos da sua empresa bastante transparente para evitar futuros problemas. ...
  2. Monitore o desempenho do seu time. ...
  3. Use os feedbacks ao seu favor. ...
  4. Dê voz aos colaboradores.

Características da Geração Y (Millennials)
Procuram informações imediatas e de modo fácil; Buscam sempre melhores oportunidades profissionais, por isso trocam mais de empregos; Valorizam o crescimento profissional e buscam novos desafios; Fazem aquilo que gostam (trabalham naquilo que gostam);

Como obtiveram durante seu crescimento o fácil acesso à informação, também são pessoas com diversos conhecimentos globais. Pensam muito em questões como sustentabilidade, e gostam de se envolver em causas sociais. Além de serem impacientes, pois querem tudo muito rápido, indiferente do que for.

Dentre os desafios apresentados a geração Y no mercado de trabalho destaca-se a dificuldade com a hierarquia, pois é comum que o profissional da geração Y enxergue seus superiores apenas como colegas de trabalho e tenha grandes dificuldades para se submeter à hierarquia tradicional.

Confira 7 estratégias de como motivar a geração Z no trabalho

  1. Saber ouvi-los. Essa geração valoriza bastante quem sabe ouvi-los. ...
  2. Definir metas. ...
  3. Investir em benefícios. ...
  4. Traçar um plano de carreira personalizado. ...
  5. Dar feedback. ...
  6. Desburocratizar o trabalho. ...
  7. Promover capacitação.

O desafio do Tédio
Quase metade (48%) dos trabalhadores da Geração Z confessam que estão entediados com seus trabalhos de casa. Para estes profissionais, uma das vantagens empolgantes de um trabalho é o aspecto social de se envolver com os colegas de trabalho, e isso tem se perdido desde que a pandemia teve início.

Apreço pelas novas experiências
Outro ponto muito característico da geração Y é a sua mente aberta às novas experiências. Eles não têm medo de se arriscar e de viver novas aventuras, o que é uma forma muito interessante de se relacionar com o mundo e, claro, muito oposta ao que é observado em outras gerações.

Essa geração dá importância à produção das tarefas e solução estratégica para um desafio que economiza tempo, dinheiro e esforço, em vez de se preocupar com quantas horas podem dedicar ao trabalho.

Já a geração Y é composta pelas pessoas nascidas entre 1980 e 2000. Nasceram em um período de prosperidade econômica e acompanharam a evolução tecnológica. Na visão profissional, essa geração considera o trabalho uma fonte de satisfação e de aprendizado e buscam equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

As máquinas de escrever foram substituídas por computadores e impressoras, os computadores passaram a se conectar a uma rede local (uma intranet) e à internet, surgiram as planilhas, apresentações de PowerPoint e projetores digitais, e com o tempo os documentos passaram a se tornar mais digitais do que físicos.

Continue a ler para conhecer os pilares essenciais do sucesso de tal empreendimento.

  1. Entenda como a Geração Y se comunica. Mostrar a eles um anúncio padrão com um rosto sorridente e slogan cativante não fará uma venda. ...
  2. Oferecer ajuda em vez de um discurso de vendas. ...
  3. Misture o componente emocional. ...
  4. Seja transparente.

Assim, para lidar com conflito de gerações no ambiente de trabalho, é preciso criar empatia entre elas e trabalhar tanto as competências técnicas quanto comportamentais dos profissionais. Em relação às competências técnicas, é preciso ficar atento para nivelá-las por meio de treinamento, se preciso for.