Como a Geografia estuda a indústria * sua resposta?

Perguntado por: igeraldes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Resposta: a Geografia Industrial visa estudar de forma crítica a actividade industrial. ... Especificamente, será dada atenção à questão da localização industrial, às mudanças de localização e às implicações para o desenvolvimento dos territórios.

O que é GEOGRAFIA? Do relevo, clima e vegetação ao estudo de populações, a GEOGRAFIA estuda o espaço territorial como um todo. Disciplina abrangente, a GEOGRAFIA preocupa-se com as modificações sociais e físicas das regiões, pois considera tanto as transformações da natureza quanto do homem no ambiente e nas paisagens.

Indústria são empresas ou organizações que têm o objetivo de transformar matérias-primas em serviços e bens comercializáveis. A indústria surgiu com a revolução industrial na Inglaterra passando dos métodos de produção manuais para máquinas.

A indústria é o local (fábrica) onde ocorre a transformação de matérias-primas em produtos elaborados pelo homem para fins comerciais. Nesses estabelecimentos, os funcionários e as máquinas são responsáveis pela produção de diversos objetos, alimentos, roupas, calçados, remédios, carros, etc.

Resposta: a Geografia Industrial visa estudar de forma crítica a actividade industrial. ... Especificamente, será dada atenção à questão da localização industrial, às mudanças de localização e às implicações para o desenvolvimento dos territórios.

Em seu processo de instalação e, posteriormente, produção a indústria promove, direta e indiretamente, inúmeras alterações no espaço geográfico: retirada da vegetação original, demolição de casarões e prédios antigos, terraplanagem de terrenos comerciais, migração populacional, crescimento desordenado de cidades, etc.

1. Relativo a indústria (ex.: zona industrial). 2. Que é produzido pela indústria (ex.: produtos industriais).

Geografia Física: Responsável pelo estudo dos relevos, rios e vegetação do planeta. Geografia Humana: A principal questão dessa área é o estudo da população, com assuntos como o crescimento demográfico, alfabetização e migração. Geografia Política: Estudo das relações políticas e conflitos entre nações.

A Geografia é uma ciência síntese da relação homem-natureza, logo, estuda as transformações ocasionadas pelo homem no espaço geográfico. Nesse sentido, a Geografia divide-se em dois grandes campos de estudo: a Geografia Humana e a Geografia Física.

Por ter um campo de atuação muito amplo, pois estuda tanto fenômenos naturais, como humanos e achou-se por bem dividir a Geografia em dois grandes grupos, para facilitar seu entendimento e seu ensino. Assim, hoje temos a Geografia Física e a Geografia Humana.

O processo de produção industrial é um método de produção que cria bens por meio da combinação de matérias-primas, utilizando uma fórmula específica e seguindo etapas bem definidas.

Atualmente o país vive um forte crescimento e desenvolvimento industrial, motivado e influenciado pelo capital externo e pelas multinacionais instaladas em nosso território. Há um forte desenvolvimento industrial nos diversos tipos de indústrias, desde a indústria de base até as indústrias de alta tecnologia.

A indústria produz matérias-primas intermediárias, maquinários e bens destinados a um consumidor final. A indústria corresponde ao conjunto de empresas que realizam a transformação de matérias-primas em bens acabados ou intermediários.

As indústrias são classificadas conforme a finalidade em três grupos: indústrias de bens de produção; de bens de capital; e de bens de consumo.

Se caracteriza pela finalidade de transformar a matéria prima em produtos para o uso da população , utilizando a força humana , tecnologias e maquinários .

A indústria, na forma que a conhecemos hoje teve sua origem na primeira revolução industrial, no fim do século XVIII e início do século XIX na Inglaterra. A principal finalidade de uma indústria é transformar matéria-prima em produto acabado, usando para isso mão de obra humana, máquinas e energia.

Os maiores setores industriais do Brasil são a indústria automobilística, agropecuária, química, siderurgia, metalurgia, mineração e petroquímica. Neste artigo vamos conhecer os principais setores industriais do Brasil e entender um pouco sobre a importância de cada um para a economia nacional.

A indústria é responsável pela geração de mais de 9,3 milhões de postos de trabalho no Brasil, ou 20,3% de todos os empregos formais do país. No Paraná, essa proporção é ainda maior: o setor industrial emprega 25,3% da força de trabalho, com 765 mil empregos diretos.

Basicamente, elas incluem as indústrias de base, intermediárias, de bens de consumo e de ponta.

A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.

Cada tipo de indústria precisa de alguns fatores de maneira mais intensa que outras, todas precisam de coisas mais básicas como facilidade para transporte e uma boa rede de comunicação, mas por exemplo: as indústrias de base, como as extrativas, precisam das matérias primas, ou pelo menos proximidade delas, e de ...