Como a garrafa PET e utilizada?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

A garrafa PET já faz parte do cotidiano, sendo utilizada para embalar praticamente todos os líquidos, de remédios a bebidas. Mas ela também pode ser encontrada em outros tipos de embalagens e em outros setores da indústria, como o têxtil, que usa o material como matéria-prima para a fabricação de tecidos.

A reciclagem de garrafas pet é realizada por cooperativas e empresas de reciclagem, e amplamente viável. O primeiro passo do processo é reunir material por meio de coleta seletiva ou catadores individuais e separar o que de fato pode ser reaproveitando – retirando rótulos e tampinhas, por exemplo.

Polietileno tereftalato, ou PET, é um polímero termoplástico patenteado em 1941 por dois químicos britânicos, John Rex Whinfield e James Tennant Dickson, formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol. Utiliza-se principalmente na forma de fibras para tecelagem e de embalagens para bebidas.

O PET, assim como o vidro, é transparente e útil para guardar alimentos, possui vantagens em relação ao peso e praticidade. Uma garrafa PET, por exemplo, é bem mais leve que uma de vidro, isso a torna um recipiente fácil de transportar.

As garrafas PET usadas são coletadas e entregues na usina de reciclagem, onde são removidos os rótulos e as tampas. As garrafas são classificadas por cor e trituradas. O material é lavado, seco e descontaminado, depois derretido a 270°C e granulado.

O trabalho para transformar plástico em tinta começa na coleta seletiva. Nesse momento, milhões de garrafas PET são separadas e depois vão para trituração. Após esse processo, são usadas como matéria-prima para a produção de resina alquídica, um dos principais componentes dos esmaltes e vernizes Suvinil.

Os benefícios da reciclagem de garrafas PET são muitos. Além do favorecimento do meio ambiente e da economia de recursos naturais, como já falamos, a prática fortalece a economia. Isso, porque gera empregos, principalmente para famílias com alto índice de vulnerabilidade, e promove a criação de empresas nesse setor.

Em qualquer lugar do planeta entre 15-35% de garrafas de plástico fazem seu caminho para as instalações de reciclagem, dependendo da região, o restante acaba em aterros sanitários como lixo.

4 dicas para fazer a reciclagem do lixo em sua casa

  1. Aproveite o máximo do lixo orgânico. ...
  2. Separe o lixo seco pelo tipo de materiais.
  3. Tenha muito cuidado no descarte de resíduos perigosos.
  4. Adote e ensine atitudes sustentáveis às crianças.

O plástico reprocessado volta como matéria-prima para a fabricação de artefatos plásticos, como conduítes, sacos de lixo, baldes, cabides, garrafas de água sanitária, e acessórios para automóveis, por exemplos.

O PET, como todo polímero, é formado a partir de uma reação química denominada de reação de polimerização, na qual várias unidades de monômeros interagem entre si para formar a macromolécula.

Ele abrange diversas mercadorias como alimentação, serviços, equipamentos e cosméticos animais, assim como medicamentos veterinários para animais de estimação. Todos estes produtos pet estão sob regulação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), exceto o setor de serviços.

Não quebram na linha de produção; Evitam desperdício de material, embalagem e produto; Possuem ótima resistência química, permitindo o envase dos mais variados produtos; Leves, tornam o transporte mais eficiente.

Segundo estudo da Universidade de Azabu, Japão, o animal de estimação estimula a produção de ocitocina, hormônio que ajuda o ser humano a ter maior sensação de bem-estar. Reduz o estresse: A convivência com pets propicia momentos tranquilos, nos quais as pessoas se desconectam dos problemas.

Benefícios da companhia de um animal
A interação com os animais reduz a produção de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse, e aumenta a liberação de endorfina e ocitocina, ligados ao prazer. Assim, o apego ao animal de estimação está relacionado ao funcionamento emocional positivo, reduzindo a ansiedade.

Ao implantar um sistema de logística reversa da garrafa PET é possível reciclar essas embalagens. Com isso será gerado empregos, renda, além de diminuição de custos para as empresas que se utilizam deste processo. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do PET – ABIPET a taxa de reciclagem é de 51%.