Como a galinha vê o mundo?

Perguntado por: otavares7 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

Cientistas descobriram que suas retinas têm cinco cones sensíveis à cor. Humanos têm só três, que enxergam comprimentos de vermelho, azul e verde –o resto é mistura. Galinhas nos superam com um cone para violeta e alguns comprimentos ultravioleta e com um quinto receptor, ainda pouco compreendido.

Enquanto os humanos têm três cones para ajudá-los a diferenciar as cores vermelha, verde e azul, as galinhas também são capazes de diferenciar a luz violeta e ultravioleta.

Eles enxergam em média sete vezes melhor que nós no escuro, ou seja, eles percebem melhor a luz na penumbra, como também o movimento rápido”, diz Mirela Miranda Palos, especialista em oftalmologia veterinária. Quanto à nitidez das imagens, os gatos veem entre quatro e dez vezes pior do que os humanos, explica Dra.

Eles enxergam as cores como nós humanos? Não, o espectro de cores deles é muito mais amplo. Os pássaros são tetracromatas, eles vêem quatro cores: UV, azul, verde e vermelho, enquanto os humanos são tricromatas e só podem ver três cores: azul, verde e vermelho.

Águia-de-asa-redonda

1º – Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
Por fim, temos a rainha da visão de longo alcance, esta incrível águia européia. Assim, consegue enxergar roedores a 5 mil metros de altitude, facilitando a caça. De fato, seu foco visual é superior às demais espécies.

Ele passa o seu dia observando o que o rodeia e enxergando a querida família dele. A visão dele é bem diferente da nossa, por isso mesmo ele não o enxerga do mesmo jeito que você a ele.

Segundo o livro “Improving Animal Welfare”, de Temple Gardin, os bois não têm o receptor da cor vermelha na retina. Eles apenas vêem amarelo, verde, azul e tons de violeta.

“Durante o dia, as cobras, por exemplo, utilizam seus olhos de maneira similar aos humanos, com os cones e bastonetes. Mas esses animais só enxergam em tons de verde e azul”, exemplifica o biólogo.

De acordo com Corbo, as aves provavelmente devem esta visão de cores excepcionais a não ter passado um período da sua história evolutiva no escuro. A visão noturna depende fotorreceptores sensíveis à luz na retina chamados bastonetes, enquanto a visão diurna depende de receptores chamados cones.

Um teste com ovos de plástico amarelos mostrou que, no mínimo, os filhotes recém-chocados percebem a diferença entre um conjunto de objetos maior e um menor. As galinhas também parecem dotadas de uma capacidade abrangente de pensar tridimensionalmente e, até certo ponto, de multitarefas.

As galinhas são comunicativas e inteligentes. Como os humanos, elas possuem a capacidade de se comunicarem entre si e isso resulta nos sons que escutamos por aí. Elas possuem uma linguagem própria, como o tão conhecido “”.

Enquanto os humanos são capazes de enxergar 150 cores e terem sensibilidade para perceber as cores vermelha, azul e verde, os cachorros limitam-se apenas a 40 cores e são sensíveis apenas alguns tons das cores azul e amarela, vendo todo o rest em cinza.

Os cachorros veem objetos parados com nitidez até aproximadamente 6 metros de distância, enquanto os humanos veem até 25 metros, em média”, explica. Outro fator que gera muitas dúvidas é sobre as cores que o animal consegue identificar. Dra. Mariza explica que eles não veem o mundo só em preto e branco.

Nossa retina possui três tipos de cores que são capazes de captar o azul, vermelho e verde, o que permite que enxerguemos uma variedade enorme de cores. Conforme alguns estudos, os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo, com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons.