Como a emoção e os aspectos psicológicos influenciam o comportamento do consumidor?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Já nos fatores psicológicos o comportamento de compra do consumidor leva em conta interferências dos fatores psicológicos e podem ser divididos em: motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes. Todas essas variáveis, unidas aos atributos individuais, são os fatores que influenciam o comportamento de compra.

As características psicológicas são as bases que sustentam a nossa personalidade. Em razão delas, cada pessoa pensa, sente e age de uma maneira. Em outras palavras, elas nos constituem enquanto sujeitos únicos no mundo. Vale lembrar que o humano é um ser tanto biológico quanto social.

O vínculo emocional do consumidor é determinante no momento da sua decisão de compra. Nesse vínculo emocional estão inseridos todos fartotes emocionais que a marca, produto ou serviço despertam no consumidor. De forma geral, o vínculo emocional mede como o consumidor se sente em relação aquele produto.

Principais consequências
Além da questão da falta de autocontrole, o consumismo também desencadeia uma ansiedade forte. Quando o indivíduo consumista deseja algo, enquanto ele não puder obter seu objeto de desejo, sua ansiedade tende a aumentar.

Olfato. As lojas usam o olfato há muito tempo pra criar impacto emocional no consumidor.

Portanto, para entender o comportamento do consumidor, é necessário:

  1. Realizar pesquisas de mercado;
  2. Ouvir o cliente;
  3. Monitorar as redes sociais para entender as tendências de consumo;
  4. Utilizar ferramentas de insights, próprias para coletar ideias e tendências nas redes sociais, como o Google Trends.

Entender o comportamento do consumidor é algo tão importante quanto saber suas razões de aquisição de um determinado produto em vez de outros. Essa noção permite que a empresa saiba exatamente como conquistar aquele cliente e o que fazer para que se fidelize à marca.

Psicologia do consumo é a ciência que estuda por quê, como, onde e quando os clientes decidem fazer uma compra. Essa decisão pode ser ainda em relação a consumir um conteúdo – vídeo ou artigos, ou uma ação específica como baixar um e-Book, por exemplo. Várias ações permeiam a mente do consumidor no momento da compra.

Como já foram citados acima, veja abaixo, de forma completa, um a um dos principais influenciadores:

  • Cultura. O primeiro e mais forte fator de influência no comportamento do consumidor é a cultura na qual ele está inserido. ...
  • Papel Social. ...
  • Medos e frustrações. ...
  • Desejos e necessidades.

Com relação ao processo de tomada de decisão de compra, estabelecem-se três aspectos, inicialmente ponderados de forma singular, mas que se interligam e agem no ecossistema do consumidor: o cognitivo, o habitual e o afetivo.

Os aspectos psicológicos podem ser entendidos como diferentes formas de entender um contexto, como por exemplo os fatores sociais e culturais que influenciam na crise de identidade, ou até mesmo nas relações interpessoais.

Existem quatro perfis comportamentais: comunicador, executor, planejador e analista. No mapeamento comportamental existem várias combinações possíveis de predominâncias de diferentes níveis para os perfis. Veja a seguir mais detalhes sobre cada um dos perfis.

Aspecto físico-motor: descreve a maturação do corpo e da mente. Aspecto intelectual: se refere à capacidade cognitiva do ser humano. Aspecto afetivo-emocional: mostra a capacidade de integrar experiências e emoções, construindo seus sentimentos. Aspecto social: reações e posturas relacionadas às vivências em sociedade.

De acordo com o estudo que ouviu 646 consumidores, ansiedade e insatisfação com a própria aparência são os principais motivos que levam os brasileiros a fazerem compras sem planejamento. Além disso, quatro em cada dez entrevistados (43%) relacionam as compras por impulso a momentos de ansiedade, tristeza ou angústia.

Mostre confiança neles
Quando o cliente sente que você confia nele, ele se sente mais conectado com você e consequentemente passará a ouvir com mais afeto tudo o que você tem a dizer a ele. A confiança mútua é uma emoção importante, e saber utilizá-la pode aumentar as chances de vendas.

São as características pessoais de cada consumidor, como idade, gênero, ocupação, estilo de vida, estado civil, entre outros. E cada uma dessas características vai nos dando dicas sobre o cliente ideal. Por exemplo, a idade nos ajuda a identificar o que exatamente o consumidor pode ou não comprar.

O mais interessante do consumo consciente é que ele não serve apenas para o bem do planeta, mas também tem benefícios para o próprio consumidor. Além de pensar melhor na maneira como consome, você economiza, otimiza a gestão de suas finanças e, consequentemente, faz seu dinheiro render mais.