Como a educação transforma a vida das pessoas?

Perguntado por: ecarvalho2 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Segundo um estudo divulgado em 2017 pela Universidade de York, altos níveis de educação estão associados a uma saúde mental melhor. O motivo é que as pessoas que têm acesso à educação podem fazer mais escolhas. Logo, elas têm mais controle sobre suas vidas além de sentirem maior segurança.

A educação é, sim, a chave para “mudar o mundo”. Por meio dela, é possível munir jovens, crianças e adultos com instrumentos (a leitura e a escrita) que os permitam compreender a realidade na qual estão inseridos, podendo, no futuro, melhorá-la.

A educação é o que nos dá voz para lutar por nossos direitos, nos traz oportunidades de conseguir um bom emprego, nos dá estabilidade e a possibilidade de tornar nossos sonhos realidade. Para mudar essa cultura que está enraizada, precisamos antes de mais nada, investir em educação.

“A educação ajuda as pessoas a desenvolver habilidades, melhorar a sua condição social e ter acesso a redes que podem ajudá-las a terem mais conquistas sociais”, dizem os autores do estudo. De acordo com a pesquisa, as pessoas que estudam mais são mais felizes porque têm maior satisfação em diferentes esferas da vida.

Dessa forma, o papel da escola é formar cidadãos conscientes, que entendem o funcionamento da sociedade em que vivem e buscam formas de melhorá-la. Assim, a escola precisa ensinar ao aluno a importância das regras e leis para a convivência em sociedade, e qual a importância de respeitar os direitos do outro.

A importância da educação na vida de uma pessoa se reflete nos mais diferentes âmbitos: em sua capacidade de se relacionar, interpretar informações, lidar com suas próprias emoções, tomar decisões com senso crítico e, até mesmo, obter satisfação pessoal e profissional.

Por meio da educação formal, os estudantes têm a oportunidade de conseguir um emprego melhor, o que contribui para que alcancem melhores condições de vida para si e para as suas famílias, ou seja, eles têm mais chances de se desenvolver.

A Educação é a base para mudança, é a mola propulsora que faz do conhecimento um mecanismo de evolução, onde o questionamento passar a fazer parte do cotidiano e incentiva a quebra de paradigmas.

A Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. Por meio da Educação, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural.

Afinal, quando falamos em educação para a vida, falamos em uma jornada de conhecimento contínuo, na qual o indivíduo aprende, experimenta, empreende e se legitima ao compreender a si mesmo e o outro.

O conhecimento transforma a vida quando acreditamos e temos consciência dele. Se sei alguma coisa sobre algum assunto, mas não acredito no que sei, não vejo sentido naquilo, portanto o conhecimento adquirido estará simplesmente ocupando uma parte do nosso cérebro e nada mais.

A educação básica tem por finalidade, segundo o artigo 22 da LDB, “desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.

Pessoas com maior nível educacional tendem a ter empregos mais estáveis, com melhores salários e benefícios. Por isso, investir em educação é fundamental para quem deseja desenvolver habilidades profissionais, ampliar suas oportunidades e construir uma carreira de sucesso.

A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.