Como a educação é capaz de criar oportunidade e transformar a vida?

Perguntado por: onovais . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Ela oferece a oportunidade de adquirir habilidades, conhecimentos e competências que aumentam a autoconfiança e a autonomia. Ao se educar, uma pessoa se torna capaz de tomar decisões informadas, assumir o controle de sua vida e buscar seus sonhos e objetivos.

A educação é, sim, a chave para “mudar o mundo”. Por meio dela, é possível munir jovens, crianças e adultos com instrumentos (a leitura e a escrita) que os permitam compreender a realidade na qual estão inseridos, podendo, no futuro, melhorá-la.

Assim, a Doctum pode ajudar a transformar a vida de uma pessoa, proporcionando-lhe uma formação de qualidade, que pode ajudar a obter sucesso profissional e pessoal. A educação é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal e a Doctum é uma instituição de ensino que pode ajudar a realizar esse objetivo.

Amplia os horizontes, transforma vidas, permite desenvolver o pensamento crítico e a moral. É por meio do conhecimento que o indivíduo impulsiona a sua vida, direciona sua trajetória, desenvolve valores éticos e exerce plenamente sua cidadania, compreendendo seus direitos e deveres.

A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.

O conhecimento transforma a vida quando acreditamos e temos consciência dele. Se sei alguma coisa sobre algum assunto, mas não acredito no que sei, não vejo sentido naquilo, portanto o conhecimento adquirido estará simplesmente ocupando uma parte do nosso cérebro e nada mais.

Trabalhar o respeito às diferenças, o conhecimento e contato com diferentes culturas, linguagens, comportamentos, vestuários, crenças, orientação sexual, tradições e formas de expressão é uma ferramenta de transformação social poderosa.

A Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. Por meio da Educação, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural.

A educação ajuda as pessoas a desenvolver habilidades, melhorar a sua condição social e ter acesso a redes que podem ajudá-las a terem mais conquistas sociais”, dizem os autores do estudo. De acordo com a pesquisa, as pessoas que estudam mais são mais felizes porque têm maior satisfação em diferentes esferas da vida.

A influência no desenvolvimento social
Porém, a educação traz muitos impactos positivos que vão além do ponto de vista financeiro e econômico. Uma população com mais educação também sabe seus direitos e deveres, sabe pensar de forma crítica e reivindicar melhorias sociais.

Fortalecimento da democracia
O conhecimento é uma chave para criar cidadãos mais críticos, conscientes e participativos em relação aos seus direitos e deveres. Nesse sentido, a educação também é importante para orientar sobre o cumprimento dos chamados deveres cívicos.

É um processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral que tem o intuito de promover a integração individual e social. Também é um meio pelo qual se adquire conhecimentos e aptidões e representa o aperfeiçoamento integral de todas as faculdades humanas.

Solidariedade, ética e empatia fazem parte do currículo de qualquer estudante que quer transformar a vida através da educação. Construir uma carreira de sucesso e planejar um futuro feliz são desejos comuns a pessoas de todas as idades. Embora cada um busque sonhos à sua maneira o caminho é sempre o mesmo: a educação.

A educação é a base da estrutura do conhecimento, é o guia, ou seja, a orientação de como o indivíduo deve se impor na sociedade. Ela é o meio mais seguro de se conseguir algo na vida, em que outras palavras, é a educação que nos garante uma maior certeza de que conseguiremos êxito futuramente.

A educação básica tem por finalidade, segundo o artigo 22 da LDB, “desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.

Afinal, quando falamos em educação para a vida, falamos em uma jornada de conhecimento contínuo, na qual o indivíduo aprende, experimenta, empreende e se legitima ao compreender a si mesmo e o outro.