Como a Dove testa seus produtos?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Dove não testa em animais. Por mais de 30 anos, usamos múltiplas alternativas e abordagens que não utilizam animais para testar a segurança dos nossos produtos e ingredientes. Decretamos uma política proibindo todos os testes em animais, em todo o mundo.

A Avon (AVON34) afirma em seu site que não testa seus produtos em animais. Entretanto, não possui o selo cruelty-free da organização PETA (Pessoas pelo tratamento ético dos animais).

Pele 3D para realizar testes
Hoje, são mais de 50 métodos desenvolvidos por nossos pesquisadores, que garantem a segurança e a eficácia dos produtos. Entre eles, destacam-se a pele 3D – que simula a pele humana – e o organs on a chip – que atua como um órgão humano em um chip.

Como saber se um produto não é testado em animais?

  1. o produto contém o selo não testado em animais (cruelty-free). Geralmente, o selo tem um desenho de um coelhinho; ¹
  2. a empresa ou marca de sua preferência pode estar presentes em uma das listas que foram desenvolvidas por instituições internacionais e brasileiras. ¹

Por que são realizados testes em animais? Os testes em animais são realizados com o propósito de verificar se um produto, medicamento, cosméticos ou produtos de limpeza são adequados para uso humano. Eles levam em consideração a biologia do animal e as doenças que eles apresentam depois da exposição à substância.

Os animais são mortos se os danos causados a eles são irreversíveis; infelizmente, aqueles que não sofrem danos irreversíveis são simplesmente usados de novo após uma “limpeza”. Testes de Draize podem causar ulcerações, hemorragia, visão turva e cegueira.

Os animais servem como uma ferramenta para entender seus efeitos no organismo. Por lei, medicamentos devem passar por diversos testes in vivo, ou seja, com seres vivos, antes da sua aprovação. Para descobrir se uma droga é segura e eficaz, inicialmente é testada em animais e só depois em humanos.

Se o rótulo do produto contém o selo do Leaping Bunny, você pode ficar tranquilo que ela não testa em animais, mas é bom se atentar a outras informações. Algumas marcas também vendem seus produtos em mercados que exigem testes em animais para produtos cosméticos.

Macacos, cachorros, coelhos, porquinhos-da-índia, bovinos e aves são algumas das espécies mais utilizadas pelos cientistas.

A marca Quem Disse Berenice não realiza testes em animais, assim como procura ao máximo não utilizar produtos de origem animal em suas formulas. Os veganos conseguem encontrar maquiagens 100% de origem vegetal nas lojas.

No caso do Boticário, os produtos são cruelty free, mas apenas 30% deles são veganos, ou seja, não possuem ingredientes de origem animal. A iniciativa evidencia a crescente preocupação da marca em apoiar a luta pela proteção animal.

Para teste de produtos cosméticos na pele, os pelos dos animais precisavam ser raspados para só então serem expostos às substâncias, mesmo com possíveis efeitos prejudiciais. Geralmente, esses efeitos incluíam sangramento na pele, formação de bolhas ou descamação.

Mas então, como são testados os produtos Cruelty Free? Muitos testes são obrigatórios por lei, e cada país define quais são necessários e que métodos são aceitos como válidos. No caso dos produtos que não testam em animais, são encontradas alternativas de testes in vitro ou in vivo, com voluntários humanos.

Lei nº 6.721, de 23 de novembro de 2020
Proíbe a utilização de animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos e de higiene pessoal, perfumes e seus componentes e dá outras providências.