Como a destruição dos manguezais pode afetar o ser humano?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Resposta: Seria a inviabilização da alimentação e do comércio de pescados e de mariscos, principalmente da população local. E também teríamos problemas com erosão e assoreamento das regiões costeiras.

Poluição do Ambiente
Isso resulta em um desmatamento em alta escala, aterramento e drenagem dessas regiões resultando em um desequilíbrio ambiental muito grande devido o número elevado de morte de espécies da fauna e da flora desse ecossistema.

A presença de petróleo nos mangues devido a acidentes, práticas relacionadas com a limpeza dos poços ou com derramamentos causa a contaminação da área durante muitos anos.

Elas também diminuem o impacto das tempestades, servem de zonas de reprodução para peixes e outros animais marinhos e constituem eficazes sistemas de filtragem que evitam o influxo de água salina que torna o solo inadequado para a agricultura.

Realizar diversas atividades que abordam a preservação e sustentabilidade do mangue. Identificar os animais que precisam desse ecossistema para viver. Conscientizar os estudantes em relação a atividades de manejo sustentável que possibilitem a preservação dessa floresta.

As áreas de manguezais, devido as várias atividades, sofrem grandes impactos, causados pelas populações caboclas que vivem no litoral, que desenvolvem atividades como a pesca e a coleta de siris, caranguejos e sururus, contribuindo significativamente para o sustento destas populações.

A preservação dos manguezais implica na subsistência de pescadores, ribeirinhos, e todos aqueles que, de alguma forma, precisam dos manguezais para sobreviver. Entre os ecossistemas florestais, os mangues são reconhecidos por sua capacidade de absorver a grande quantidade de gás carbônico presente na atmosfera.

Os manguezais são conhecidos como berçários porque existe uma série de animais que se reproduzem criando seus filhotes nestes locais. Os camarões se reproduzem no mar, na região da plataforma continental. Suas larvas migram para as regiões dos manguezais onde se alimentam e crescem antes de retornarem ao mar.

Com relação às funções ecológicas dos manguezais destacam-se: proteção da linha de costa, evitando a ação erosiva das marés, tempestades e furacões; filtração de poluentes, diminuindo a poluição das praias; refúgio para inúmeras espécies marinhas e estuarinas, que encontram abrigo para reprodução, alimentação e ...

Os mangues são conhecidos como berçário da vida marinha, pois é o habitat de diversas formas de vida como as ostras, cavalos-marinhos, peixes-boi, algumas espécies de tubarões, moluscos, crustáceos, aves marinhas, mamíferos, répteis, anfíbios e muitos tipos de peixes.

Serviços como aumento de conforto térmico local, promoção de contenção natural para enchentes, prevenção de erosões naturais, o que torna os manguezais excelentes aliados na contenção de efeitos negativos das mudanças climáticas.

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

Eles protegem a linha da costa contra a erosão e fenômenos como as ressacas e até mesmo tsunamis. O manguezal filtra a água do mar melhorando sua condição. Suas raízes aéreas retêm nutrientes, o que os tornam um berçário importantíssimo.

Nossos manguezais estão seriamente ameaçados pela expansão urbana, obras de engenharia, lixões, marinas, aterros e cultivo de camarão. De todos os ecossistemas, o manguezal é um dos mais produtivos e também o mais vulnerável aos efeitos do desenvolvimento econômico e do crescimento desordenado das populações humanas.

Por que a preservação dos mangues de Vitória é importante para a população envolvida na produção das panelas de barro? RESPOSTA: Porque os mangues são os locais de onde se extrai a matéria- -prima utilizada na produção das panelas de barro, atividade que representa um meio de sustento para as famílias envolvidas.

Poluição, queimadas, retirada de madeira, escoamento de dejetos e até a presença de gado comendo a vegetação em fase de recuperação são preocupantes. Os pontos mais críticos são os de exploração de carcinicultura.

Os manguezais são importantes também porque protegem as planícies costeiras e demais áreas da erosão, além de impedir um maior avanço da água do mar para dentro da parcela continental onde se situam, outro benefício para as populações que vivem próximas desses ecossistemas.

Os mangues são espécies vegetais encontradas nos manguezais, que são um ecossistema localizado em regiões litorâneas, com um ambiente formado por uma água salobra, resultante do encontro da água doce com a do mar, o que torna esse lugar um espaço sensível ao equilíbrio entre esses dois cursos d'água.

No manguezal podemos encontrar moluscos, crustáceos (camarões, caranguejos), peixes, aves (gaivotas, garças, urubus, flamingos, gaviões etc.), jacarés e mamíferos. Animais como os caranguejos e as ostras vivem sempre nos manguezais, enquanto que outros animais passam apenas uma fase da vida no mangue.