Como a dama pode capturar?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

A pedra e a Dama podem capturar, tanto para frente, como para trás, uma ou mais peças. 12. Se no mesmo lance se apresentar mais de uma possibilidade de capturar peças, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças (Lei da Maioria).

A dama é uma peça de movimentos mais amplos. Ela anda para frente e para trás, quantas casas quiser. A dama não pode saltar uma peça da mesma cor. A captura é obrigatória.

Vale lembrar que a dama pode saltar mais de uma casa, sempre pulando apenas por uma das peças adversárias, sem passar por nenhuma de suas peças.

O rei pode capturar qualquer peça adversária, desde que ela não esteja protegida. A captura se dá da mesma forma que o movimento: a peça tem que estar em uma casa vizinha ao Rei, seja na mesma linha, na mesma coluna, ou na mesma diagonal. No início do jogo, o rei branco encontra-se na casa e1, e o rei preto na casa e8.

O peão capturará no mesmo lance o maior número possível de peças. c) Dama sem captura - a dama move-se em diagonal, percorrendo as casas vagas que quiser, para diante ou para trás, não tomando no seu percurso qualquer peça de cor contrária e não podendo mudar dessa diagonal.

As regras do jogo são simples, o objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. Sempre que uma peça sua chega até a 8º casa do adversário, essa peça é coroada como Dama, assim ela pode se deslocar várias casas na diagonal de uma só vez, enquanto que as peças comuns devem se deslocar uma casa de cada vez.

As Damas podem se mover tantas casas vazias quanto quiserem para a frente, para trás ou para os lados. A captura feita por uma Dama é igual à das peças normais, excepto por poder saltar por uma linha de casas vazias até alcançar a peça capturada.

No jogo de damas, o sopro é uma regra que determina que um jogador deve mover uma de suas peças, se ele tiver uma peça que pode ser movida. Isso é feito para evitar que o jogo fique bloqueado e sem possibilidade de movimento, o que poderia levar a uma situação de empate.

Marion Franklin Tinsley (Ironton, Ohio, 3 de Fevereiro de 1927 – Humble, Texas, 3 de Abril de 1995) foi um matemático americano e um exímio jogador de damas, sendo considerado o melhor jogador da história deste jogo de tabuleiro.

De acordo com a Revista Super Interessante, O JOGO DE DAMAS tem esse nome por que, na Idade Média, era um passatempo quase exclusivamente feminino.

A pedra e a Dama podem capturar, tanto para frente, como para trás, uma ou mais peças. 12. Se no mesmo lance se apresentar mais de uma possibilidade de capturar peças, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças (Lei da Maioria).

Final da partida
Uma partida finaliza quando um jogador abandona, fica sem pedras ou quando as pedras não podem fazer um movimento (bloqueada ou afogada). Os jogadores podem pactar um empate.

Para se fazer um roque é obrigatório satisfazer as seguintes condições: O Rei não pode ter sido mexido até o momento do roque. Tem que estar na posição inicial. Assim como o Rei, a Torre também não pode ter sido mexida, portanto deve estar na sua posição inicial.

A rainha se move como a torre e o bispo combinados. A menos que esteja realizando uma captura, o movimento deve terminar em uma casa desocupada e ela não pode pular outras peças. A rainha captura no mesmo caminho em que se move, ocupando a casa da peça adversária.

Xeque. Quando o Rei está sendo atacado, dizemos que ele está em Xeque. O Rei é a única peça que não pode ser capturada. Quando ele está em Xeque, é obrigado a sair dessa posição de ataque.

A Dama ou Rainha é uma peça maior do jogo de xadrez, representada nos países lusófonos pela letra D nas notações algébricas. É a peça de maior valor relativo do jogo, usualmente valorada entre nove e dez pontos. Assim como a Torre, é capaz de, com o auxílio do seu Rei, vencer uma partida contra um Rei solitário.

64 casas

O jogo de damas pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. O objetivo é capturar, ou imobilizar, as peças do adversário.

Dama é o nome genérico dado à uma mulher de bons modos, com boa educação, nobre e distinta. A palavra "dama", como uma forma de tratamento", também é usada para chamar de maneira atenciosa, respeitosa e honorífica as mulheres em geral, independente do seu estado civil.

Já, a dama é uma brincadeira mais fácil de aprender e, por isso, pode ser jogada por crianças a partir de três anos, viu? Ela é praticada entre dois jogadores num tabuleiro quadrado, com 64 casas e 24 peças, 12 pra cada jogador e em cores diferentes.