Como a cultura inca era representada?

Perguntado por: osalazar . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Os incas faziam vários objetos utilizando o ouro, principalmente, esculturas de animais, deuses e representações de elementos da natureza. O artesanato inca também foi um elemento importante da cultura. Faziam cestos e redes com fibras vegetais.

Cultura e arte inca
Os incas não tinham escrita, mas eles transmitiam suas ideias e conhecimentos através da oralidade e dos desenhos. A arte funerária com suas máscaras e oferendas também chegou até nós e permite conhecer mais sobre as habilidades artísticas deste povo.

Eles construíram terraços nas montanhas para o cultivo em áreas montanhosas e também desenvolveram um sistema de estradas que conectava diferentes territórios do império. A religião inca era politeísta, com muitos deuses e deusas, sendo o deus do sol, Inti, o mais importante.

A sociedade inca era dividida em classes, hierárquica. A economia inca era pautada na agricultura. A arte e a cultura eram bastante técnicas, com muitos detalhes e cores. Utilizava-se muito ouro e cerâmica em suas peças, e os objetos eram sofisticados.

Os artistas incas usavam materiais como prata, joias, tecidos, ouro, entre outros em suas produções. As obras traziam bastante detalhes, sofisticação, luxo, precisão e representações da imagem de elementos da natureza, deuses e animais. Os incas eram muito criativos e dinâmicos em suas produções.

Os incas tinham o Sol (Inti) como sua divindade principal, porém adoravam também a outras entidades celestes como, por exemplo, a lua (Quilla), Vênus (Chaska), relâmpagos (Illapa), as Plêiades, entre outras.

A religião era uma parte importante da vida Inca e assim como outros povos pré-colombianos, eram politeístas. Os Incas acreditavam em uma série de divindades e deuses, que tinham poder sobre vários aspectos da vida, como a agricultura, a guerra e a saúde e prosperidade.

Os incas formaram o maior império existente na América do Sul, com territórios que se estendiam por mais de 4.000 km. Esse povo foi conquistado pelos espanhóis no século XVI. Os incas foram uma importante civilização pré-colombiana que desenvolveu um vasto império na região andina.

A principal característica da sociedade inca era a
estrutura social desigual compensada pela coletivização de todos os bens. existência de mobilidade social, o que levou à composição da elite pelo mérito. impossibilidade de se mudar de extrato social e a existência de uma aristocracia hereditária.

A sociedade inca era dividida em três grupos, que se organizavam hierarquicamente formando uma pirâmide: na base ficavam os yanaconas, que eram escravos selecionados para proteger seus senhores; na parte do meio da pirâmide ficavam os nobres que eram membros da família do Inca ou descendentes dos chefes de clãs; e os ...

A religião inca, assim como muitas religiões de povos americanos nativos, consideravam que suas divindades eram seres da natureza e, por isso, é possível observar a crença em diversos deuses.

Pedras preciosas e sobretudo o ouro eram os materiais mais utilizado na produção das esculturas sendo que as mais produzidas eram figuras de deuses e tudo que estivesse relacionado com a natureza: animais, vegetação, rios, etc.

Os incas desenvolveram uma maneira de registrar quantidades e representar números utilizando um sistema de numeração decimal posicional: um conjunto de cordas com nós denominado quipus.

quéchua

No Império Inca o quéchua se transformou na língua geral para comunicação entre os povos que falavam diferentes línguas e se consolidou como língua da administração e controle, bem como para a transmissão de saberes5, por isso o conhecemos como a língua dos Incas, embora falassem as línguas puquina e aymara.

Sendo uma sociedade teocrática, a religião era bem forte e o Sapa Inca, o imperador, era visto pelo povo como descendente direto do sol, tendo alguns poderes. A economia dos incas também se baseava na agricultura, principalmente no plantio de batata e milho, mas também de pimenta e algodão.

A técnica do terraceamento foi desenvolvida pela civilização Inca, que enfrentava dificuldades geográficas de se estabelecer em uma região montanhosa e, ao mesmo tempo, muito chuvosa. Por isso, desenvolveu essa forma de produzir os seus alimentos, que foi utilizada por cerca de um século.

Viracocha era o nome da divindade mais poderosa para os incas, e Inti era a divindade mais adorada, justamente por ser considerado o deus da realeza inca.

A arte inca foi uma forma de expressão de uma civilização que se desenvolveu de modo bastante sofisticado no período entre 1100 e 1500 d.C. Os objetos produzidos pelos incas eram de metais preciosos (ouro e prata), pedrarias, com técnicas diversificadas em metais, madeiras, cerâmica, pedras, além de tecidos e plumagens ...