Como a criptococose é transmitida?

Perguntado por: uleiria . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Não existe transmissão inter-humana dessa micose, nem de animais ao homem. No entanto, indivíduos, ou seja, os seres humanos, estão expostos à doença por meio da inalação dos fungos causadores da criptococose.

Qual a melhor forma de prevenir a criptococose? Não existem medidas preventivas específicas. Entretanto, recomenda-se a utilização de equipamento de proteção individual, sobretudo de máscaras, na limpeza de galpões onde há criação de aves ou aglomerado de pombos.

“A demora no diagnóstico pode levar o paciente a morte, por causa de complicações como a meningite. O paciente na maioria das vezes está com sua imunidade comprometida ou aspirou uma grande quantidade de esporos, comprometendo ainda mais o quadro da doença.

Flávio indica “lavar bem o local, apenas com água”, pois isso também evita a exposição ao pó. Porém, se sentir algum incômodo, é necessário procurar o hospital, já que estes oferecem tratamento voltados para algumas das doenças citadas na matéria.

Apesar de sua grande população, os pombos são considerados animais domésticos pela Constituição Federal e são protegidos. A Lei 9605, (de 12/02/1998) determina que maltratar, ferir ou matar estes animais seja crime ambiental e a pena pode variar de multas até cinco anos de reclusão.

A criptococose é uma doença encontrada mais frequentemente nas cidades, de ocorrência esporádica, e pode ser transmitida por cão, gato, ovinos, primatas e pombos por meio da aspiração do pó com o criptococo.

“As sequelas são graves. A reação inflamatória pode levar a meningite e a morte”, destaca a neurologista Jerusa Smid da Academia Brasileira de Neurologia. O protocolo do Ministério da Saúde destaca como medida preventiva o controle da população dos pombos.

O piolho de pombo oferece riscos à saúde? Esse tipo de ácaro causa diversas doenças aos animais que ele usa de hospedeiro: encefalite viral, salmonelose, doença de Newcastle, febre tifoide aviária e varicela aviária. Já foi observado também, em gatos, eritema e prurido intenso.

A identificação presuntiva de Cryptococcus neoformans foi realizada através da avaliação das características macro/micromorfológicas e bioquímicas das colônias crescidas em ágar Sabouraud, após coloração com tinta nanquim, crescimento em ágar Níger e positividade em caldo Ureia.

Qual exame detecta a doença? A tomografia de tórax e a Ressonância Magnética de Crânio são exames de imagens fundamentais para investigar possíveis sintomas e podem detectar alterações sugestivas desse tipo de doença.

O tratamento pode durar até seis semanas e é feito com remédios fúngicos, que são aplicados diretamente na veia.

A criptococose é uma doença infecciosa adquirida por aspiração dos fungos Cryptococccus neoformans e Cryptococcus gattii, que podem ser encontrados nas fezes de pombos urbanos e levar à morte dos indivíduos acometidos.

A criptococose, também conhecida como torulose, é uma doença infecciosa do homem, de natureza cosmopolita, com evolução sub-aguda ou crônica, causada por um fungo que mostra predileção para o sistema nervoso central.

Pombo. Muitas pessoas ficarão com nojo agora, mas a verdade é que o consumo de carne de pombo é milenar em alguns locais do mundo. No Brasil, não há registros de abatedouros de pombos legais, mas algumas regiões rurais do Rio Grande do Sul comem um tipo chamado pombo do mato, que é caçado.

As populações deste piolho crescem rapidamente e na ausência de seus hospedeiros ainda conseguem viver pouco mais de seis semanas. Quando o hospedeiro apresenta um grau de infestação muito elevado, o piolho é encontrado nas fezes e nos ovos das aves, podendo, assim, infectar pessoas, causando dermatites.

6 anos

A criptococose é uma enfermidade micótica, causada pela levedura denominada Cryptococcus neoformans, que tem distribuição cosmopolita. O agente etiológico já foi isolado de diversos materiais, incluindo: frutas, amostras de solo, fezes de aves principalmente de pombos.

Obstrua o lugar
Como dito anteriormente, os pombos são aves de hábitos, então se você dificultar o pouso deles ou utilizar objetos onde eles costumam sentar, provavelmente eles irão para outro lugar. Para realizar a obstrução você pode usar espetos, espículas e outros objetos.

Objetos brilhante se coloridos, como CDs ou papéis laminados, assustam os pombos.

Diminua a tranquilidade do pouso
Você já deve ter ouvido falar que pombos não gostam muito de locais inclinados. Mas outra coisa que incomoda-os são fios de pesca esticados. Pode prejudicar seu pouso, o que faz com que busquem outro espaço para ficar.

Continuar lendo O que é a criptococose?