Como a criatividade influencia o desenvolvimento das práticas corporais resumo?

Perguntado por: eteles9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A criatividade influi no processo de aprendizagem, expressividade e na afetividade das práticas corporais que exercemos, nos motivando assim a saciar uma curiosidade (ou enfrentar uma vontade) em que envolve testar uma nova tática e/ou um novo conceito para alguma prática.

Os benefícios dessas práticas favorecem os aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Dentre eles destaca-se: preservação da independência; redução da ansiedade e do estresse, melhora do estado de humor e da autoestima e, amplia o contato social, entre outros1.

A criatividade no trabalho eleva a competitividade da empresa, afinal, com profissionais criativos na equipe, ela tende a facilitar os processos de resolução de problemas. Mas não é só por isso que ela é importante. A criatividade no trabalho também funciona como um estímulo à produtividade.

Pela teoria do Investimento em Criatividade, a criatividade provém de seis fatores distintos que se inter-relacionam e não podem ser vistos isoladamente: inteligência, estilos intelectuais, conhecimento, personalidade, motivação e contexto ambiental.

Experimentar é buscar ativamente as novidades, é viver e aprender com novos produtos, novos lugares e novas pessoas, para assim estimular a criatividade e ter novas ideias. Depois, é preciso ter coragem para sair da zona de conforto, colocar a mão na massa e colocar as ideias em teste.

A criatividade é o ato de transformar ideias novas e originais em realidade. Ela se caracteriza pela capacidade que uma pessoa tem de ver o mundo de novas maneiras, para identificar padrões que estejam escondidos, estabelecer novas conexões entre fenômenos que aparentemente não se conectam e gerar soluções.

Em linhas gerais, criatividade é a capacidade de criar, imaginar ou produzir algo novo e diferente. Logo nos primeiros anos de vida, somos incentivamos a trabalhar a criatividade. As crianças, por exemplo, possuem uma alta capacidade para pensar fora da caixa e propor novos olhares sobre aquilo que já conhecem.

5 Tipos de criatividade

  • criatividade mimética.
  • criatividade bissociativa.
  • criatividade analógica.
  • criatividade narrativa.
  • criatividade intuitiva.

As práticas corporais são uma ferramenta que trabalha com o corpo em movimento e que podem ser apropriadas por outros trabalhadores da saúde, sendo o mais importante o fato de que sejam realizadas num coletivo, em equipe e no território.

A prática de atividade física de forma regular e em níveis suficientes ajuda a prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiopatias, diabetes e cânceres além de contribuir para a melhora da capacidade cardiorrespiratória; o fortalecimento muscular; a melhora da resistência física; a manutenção do ...

São os jogos, a dança, a ginástica, as lutas, o esporte, incluindo o de aventura, e as práticas orientais, como Tai chi chuan, Lian Gong, Yoga, etc.

As experiências criativas podem ajudar as crianças a expressar e lidar com seus sentimentos, encontrando sua forma de ser e estar no mundo. É uma das primeiras formas de trabalhar as habilidades socioemocionais, que são todas aquelas capacidades não técnicas dos seres humanos.

A criatividade é necessária para a formação da identidade da criança, criação de novos projetos e desenvolvimento da resiliência – quando se faz necessário encontrar as melhores soluções para resolver as diferentes questões do dia a dia.

De acordo com o dicionário, o termo criatividade pode ser definido como “a qualidade ou característica de quem é criativo; inventividade; inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar.

Para liberar a imaginação você pode ler livros com dicas para se tornar criativo, mas também aposte na leitura por prazer. As notícias, os quadrinhos, os romances, as crônicas, as poesias, enfim, escolha o que mais te agrada e boa viagem. Por aqui e a leitura acontece ”dia-sim-dia-também”.

7 maneiras de estimular a criatividade em uma grande empresa

  1. Escutar feedbacks. ...
  2. Aplicar a técnica de brainstorming. ...
  3. Implementar um laboratório de criatividade. ...
  4. Documentar ideias. ...
  5. Adotar uma política de incentivos. ...
  6. Orientar os líderes. ...
  7. Capacitar os colaboradores.

O fenômeno criatividade se manifesta em todos os setores da vida, seja social, político, estético, científico. É por isto que todas as ciências apresentam uma versão diferenciada no seu conceito, condizentes com as suas próprias ideologias, agregando-lhe a utilidade e individualidade de cada uma.