Como a creatina aumenta a força?

Perguntado por: dlessa . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
3.9 / 5 13 votos

Como vimos, a creatina age no corpo principalmente na produção de energia para as nossas células musculares, ou seja, a suplementação irá estimular a capacidade dos músculos em desempenhar suas funções, aumentando sua força e seu potencial para atividades físicas.

A creatina (se não realizado o protocolo de saturação) começa a fazer efeito a partir da terceira semana. Mas um protocolo de 28 dias, sem falhar, torna quase garantido que você já estaria com os estoques elevados no organismo, já sendo capaz de ter um desempenho melhor nos seus treinos.

Conhecida por causar retenção de água, a creatina recebeu por um tempo a fama de provocar inchaço corporal. Porém, a retenção de água que ela provoca é pequena e ocorre dentro das células Esse, inclusive, é um fator que favorece o aumento do crescimento das fibras musculares, em resposta ao treinamento de força.

Este esquema consiste em tomar 0,3g de creatina para cada kg de peso corporal, dividindo-se a dose total em 4 vezes durante o dia, por um período de 5 a 7 dias.

A cafeína teria suprimido completamente o efeito ergogênico da suplementação de creatina. O estudo avaliou os efeitos da suplementação de creatina oral (Cr) com suplementação de creatina em combinação com cafeína (Cr + C) no nível de fosfocreatina muscular (PCr) e desempenho.

Os efeitos colaterais mais comuns da creatina são náuseas, diarreia, câimbras e desidratação. Existe ainda a hipótese de uma relação entre o consumo de creatina e aumento na incidência de cálculos renais.

A creatina é um suplemento com elevada relevância científica para o desempenho esportivo. No entanto, o atual corpo de evidências não indica que a suplementação de creatina aumenta a testosterona total, testosterona livre e di-hidrotestosterona DHT.

O exame que busca avaliar se a creatinina está ou não alta pode ser feito por meio de uma amostra de sangue ou de urina do paciente.

Creatina engorda se não malhar? A Creatina não foi desenvolvida especificamente para emagrecimento, ela é indicada para esportes de alta intensidade. Então, ao consumi-la sem malhar pode gerar inchaço. Por isso, não tome creatina sem malhar.

A literatura também traz que sua suplementação pode ser realizada em doses de 5 a 20g/dia por mais de 5 dias. Em relação ao melhor momento para realização da suplementação, a literatura traz informações a respeito do tempo de absorção da creatina, que varia de 1-2h após sua ingestão.

Sim, qualquer pessoa que tenha por objetivo ganhar mais massa muscular pode tomar creatina.

– Verdade: A creatina não aumenta a necessidade de ingestão hídrica, o indivíduo deve continuar ingerindo a mesma quantidade de uma pessoa “normal”, sugere-se consumir 35 ml a 50 ml/kg de peso ao dia. Ex: pessoa de 100 kg = 3.500 ml a 5.000 ml de água.

No caso da creatina, mais especificamente nos rins e no fígado. Quem consome creatina, no entanto, deve se atentar ao consumo diário adequado de água. O uso do suplemento com uma baixa ingestão de líquidos pode sobrecarregar os rins.

É possível consumir a creatina em jejum e isso até mesmo pode ser eficiente para a sua absorção no geral.

Se você pratica esportes e exercícios físicos de alta intensidade, faz uso de suplementação e fica na dúvida sobre a combinação entre creatina e cafeína, saiba que estudos indicam que os dois suplementos podem ser consumidos juntos, assim como a creatina com café.