Como a CPU se comunica?

Perguntado por: lsoares . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

A CPU comunica-se com os periféricos através de circuitos chamados interfaces ou portas de E/S, que implementam a transmissão de dados segundo duas políticas: comunicação paralela: impressora; comunicação serial: mouse, modem.

A CPU é um chip de silício que executa processos, isto é, sequências de instruções e dados que correspondem a softwares. É por isso que a CPU também é comumente chamada de processador.

Como visto anteriormente, a CPU é um hardware interno responsável pelo processamento de dados, o cérebro do dispositivo.

linguagem Assembly

A linguagem Assembly é na realidade uma versão legível da linguagem de máquina. Ela utiliza palavras abreviadas, chamadas mnemônicos, indicando a operação a ser realizada pelo processador.

Esta unidade pode armazenar instruções, dados e resultados intermediários. Esta unidade fornece informações para as outras unidades do computador quando necessário. Ela também é conhecida como unidade de armazenamento interno ou memória principal ou primário de armazenamento ou memória de acesso aleatório (RAM).

O soquete da CPU (CPU Socket) é o espaço onde se instala o processador da máquina.

Processador ou CPU

  • buscar instruções da memória.
  • examinar ou decodificar a instrução.
  • executar a instrução.

A CPU então passa o conteúdo de MAR para a memória através do Barramento de Endereço, que retornará o conteúdo da memória nesse endereço através do Barramento de Dados. O conteúdo trazido pela memória será armazenado em MBR. Só então o dado poderá ser utilizado para o processamento inicialmente planejado.

A função da CPU é processar todos os dados que são recebidas pelos dispositivos de entrada. A CPU encaminha trata esses dados utilizando seu núcleo lógico e os encaminha para seu determinado fim que pode ser desde o armazenamento na memória secundária ou a resposta requerida pelo usuário.

O registrador (português brasileiro) ou registo (português europeu) de uma UCP (unidade central de processamento) é a memória dentro da própria CPU que armazena n bits. Os registradores estão no topo da hierarquia de memória, sendo assim, é um tipo de memória mais rápida e financeiramente mais custosa.

Um processador é um chip feito de material semicondutor — normalmente, o silício — que responde pela execução de tarefas cabíveis a um computador. Esse tipo de chip também é chamado de CPU, sigla para Central Processing Unit (Unidade Central de Processamento).

Toda UCP tem dois registradores especiais, cujos nomes são Registrador de Instruções (RI) e Ponteiro de Instruções (PI) (cuja função examinaremos detalhadamente quando discutirmos o “ciclo de busca e execução”, ou seja, o conjunto de procedimentos adotado pela UCP para executar suas instruções).

O PC nada mais é do que um computador individual! Podemos defini-lo dessa forma, pois é, literalmente, a tradução da sigla “PC” – que significa personal computer ou computador pessoal no bom português. E não importa como ele é utilizado, se ele for individual, pode ser categorizado como PC.

Gabinetes horizontais e verticais.

A linguagem de máquina é aquela utilizada na programação dos computadores e máquinas derivadas e, em última instância, na comunicação com estas máquinas; e a língua natural é aquela com a qual o ser humano se comunica verbalmente pela fala e escrita.

Se você deseja ser um programador de nível de sistema, essas são as linguagens de programação que você deve aprender. C++ também é amplamente utilizado por programadores competitivos devido ao fato de ser extremamente rápido e estável.

A CPU usa a RAM para armazenar e executar programas vindos do disco, para ler e gravar os dados que estão sendo processados. É uma memória volátil ( quando o computador é desligado, todos os seus dados são apagados). Por esta razão, os dados e programas devem ficar gravados no disco, que é uma memória permanente.

Memória interna é a memória diretamente ligada aos componentes da CPU,como por exemplo a memória principal (RAM), a memória de leitura (ROM) e a memória cache.

cabo VGA

O cabo VGA é uma das conexões mais antigas que ainda é utilizada nos computadores atuais.

A placa une todas as partes do sistema numa só rede de fios, porque dispõe de caminhos que permitem a troca de informação entre processadores, memórias, placas e etc.