Como a coruja enxerga a noite?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

As corujas são os animais noturnos que sofreram a melhor adaptação visual para caçarem sua presa com pouca iluminação. Elas podem enxergar perfeitamente até 0.000000008 velas de iluminação, ou seja, as corujas podem enxergar na mais escura das noites, mesmo sem a presença de qualquer fase visível da lua.

As células cones na retina nos ajudam a enxergar na luz intensa enquanto as células bastonetes nos auxiliam a enxergar na luz fraca. A retina da coruja tem mais células bastonetes do que os humanos e por isso elas enxergam e caçam à noite.

A maioria das corujas se abriga em cavernas ou galhos de árvores durante o dia. Algumas espécies, como a buraqueira, escondem-se em buracos e tocas cavadas no chão. Outras ainda utilizam como “dormitório” torres de igrejas, telhados e forros de casas velhas.

"Se olhar diretamente nos olhos de uma coruja, ela vai te bicar!" Você já ouviu essa "Ideia de Girino"? Muitas pessoas acreditam que por apresentarem esses olhos grandes, garras, um bico curvo e essa face aparentemente sem muitas expressões; as corujas são animais que estão sempre de prontidão para um ataque.

Movendo a cabeça para um lado e para o outro, as aves podem ter uma visão mais ampla de onde se encontram. No caso das corujas, essa agilidade serve para compensar o fato de os olhos delas – grandes, mas quase imóveis – oferecerem um campo visual muito limitado.

Na natureza, as corujas descansam durante o dia nas árvores e à noite saem pra caçar. Já no futebol, há uma expressão de que elas dormem no encontro entre a trave e o travessão.

A expressão "onde a coruja dorme" é bastante conhecida no meio do futebol. É usada para indicar quando a bola chutada entra em um dos ângulos retos superiores da trave do gol. Por exemplo: Que golaço do Neymar!

Os jogadores foram divididos em três tipos: os “madrugadores”, que são os que acordam cedo; os “corujas”, que dormem tarde e os que têm perfil de sono intermediário, ou seja, costumam acordar 9:30 e ir dormir meia noite.

Seus predadores naturais são: o gavião, o gato-do-mato e as cobras. Apesar do aspecto parado, a coruja é um animal bastante esperto que não facilita a vida dos seus predadores.

Use luzes e barulhos para tentar afugentá-las. Acenda uma bombinha ou use uma arma de caça por perto, mas não na coruja. Um barulho bem alto que, com certeza, assustará a coruja é uma bombinha ou uma arma. É contra a lei matar corujas, portanto, mantenha o instrumento a certa distância da ave.

Em geral, a coruja é relacionada com a sabedoria e o conhecimento. Contudo, esse animal também indica a aproximação das situações relacionadas com a mudança. Ver uma coruja, então, pode ser um sinal de alerta do mundo espiritual; um aviso para você se preparar para futuras mudanças e, consequentemente, transformações.

Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não veem. A coruja simboliza a reflexão, o conhecimento racional e intuitivo.

Sobre o canto, as corujas assim como outras aves, cantam para se comunicar com outras corujas. No período reprodutivo elas vocalizam com mais frequência, normalmente para defender o território do ninho ou para conquistar um (a) parceiro(a).

Coloque comida de roedores em seu quintal (tais como milho e grãos) para atraí-los. O motivo é que as corujas são suas predadoras. Se não tiverem uma fonte de comida, não terão motivos para morar em sua propriedade. Evite usar pesticidas e venenos na área.

Devido aos hábitos noturnos e vocalizações típicas, estas aves têm sido associadas à má sorte, sinais de infortúnio e criaturas de mau agouro. Infelizmente, essas crendices populares podem ser prejudiciais as corujas, já que incentivam a caça e perseguição contra essas aves.

Antigas crendices, preconceitos e a falta de informação, contribui significativamente para que uma parcela da população ainda não simpatizem com as nossas corujas.

Por influência da mitologia grega, tanto que Atena, deusa da guerra e da sabedoria, tinha uma coruja como mascote. Os gregos consideravam a noite como o momento do pensamento filosófico e da revelação intelectual e a coruja, por ser uma ave noturna, acabou representando essa busca pelo saber.

Tem o hábito de ficar sobre uma perna, o que não é copiado por outras corujas. Utiliza um buraco não somente para assentamento, mas para descansar, esconder-se, como um refúgio durante o dia e construir ninhos, normalmente ocupados por um casal. É uma coruja tímida, mas é ligeiramente tolerante à presença humana.

Na defesa ativa a coruja emite vocalizações de alarme e dá voos rasantes sobre o predador. No caso da defesa passiva, a coruja eriça as penas para “inflar” o corpo e estala o bico na tentativa de amedrontar e espantar a ameaça.

Na tatuagem, especificamente, a coruja pode simbolizar a sabedoria, claro, mas também a inteligência e ligação com o místico. E ela pode ser representada das mais variadas formas, essa é a hora que você e seu tatuador pensam juntos com muita criatividade para criar um desenho único, só seu.