Como a Coca-cola polui o meio ambiente?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

A Coca-Cola vende cerca de 100 bilhões de garrafas plásticas descartáveis, de uso único, todos os anos. O número dessas garrafas que termina no lixo é tão grande que a companhia foi nomeada por uma organização como a maior poluidora por plástico do mundo.

Garantimos que em nossas operações sejam implementadas soluções tecnologicas e/ou ações que preservem a qualidade dos recursos hídricos e sua disponibilidade para as comunidades onde atuamos. E em nossa cadeia de valor, promovemos o uso eficiente da água e buscamos preservar o recurso em qualidade e quantidade.

A Nestlé afirma que utilizou 1,7 milhão de toneladas de embalagens plásticas no ano passado. O Greenpeace afirma que este volume representou um crescimento de 13%, mas Pollard disse que a Nestlé mudou a maneira como mede o uso de plástico e que o aumento foi de menos de 3%.

A agropecuária é a principal causa das emissões dos gases de efeito estufa em 67% dos municípios brasileiros, com destaque para a criação de gado de corte, segundo balanço do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG).

O problema do desmatamento
O município que liderou o ranking de mais poluente do Brasil foi São Félix do Xingu (PA). Com pouco mais de 130 mil habitantes, o local lançou 29,7 milhões de toneladas brutas de CO2 na atmosfera em 2018.

A ONU aponta que, no setor da indústria, a queima de carvão para produção de energia, além do uso de solventes nas indústrias de químicos e minerais são os principais responsáveis pela poluição do ar.

Dentre os principais poluentes do ar, podemos citar a fumaça, partículas inaláveis, dióxido de enxofre, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono. Essas substâncias podem causar sérios danos à saúde de homem.

Plástico. Sem dúvida alguma o plástico, hoje, é tido como o lixo que mais polui os oceanos, sobretudo pela quantidade de itens que são fabricados anualmente a partir desse material em todo planeta. Ao passo que o plástico é feito em quantidades assustadores, é também descartado irregularmente de maneira imprudente.

Atuamos sobre as nossas embalagens
Para que nenhuma das nossas embalagens termine como resíduo, na Coca-Cola comprometemo-nos a recolher e a reciclar o equivalente a 100% das latas e garrafas que comercializamos. A crescente poluição nos oceanos é um dos grandes desafios que enfrentamos atualmente.

As chamadas PlantBottle serão compostas de materiais vindos de plantas, como a cana de açúcar. Com o objetivo de diminuir os impactos ambientais que as garrafas de plástico causam no planeta, a empresa patenteou a receita da embalagem feita inteiramente de materiais renováveis.

Elaboramos uma lista com os principais, confira e comece a fazer a sua parte:

  • Usar materiais descartáveis de plástico. ...
  • Descartar óleo de cozinha na pia ou no lixo comum. ...
  • Misturar lixo comum com material reciclável. ...
  • Jogar eletrônicos, pilhas e baterias no lixo comum. ...
  • Imprimir boletos ou ingressos.

Entre os principais impactos estão o alto índice de desmatamento da Mata Atlântica e do Cerrado para implantação dos monocultivos de café, a perda da biodiversidade faunística e florística, a contaminação e degradação dos recursos hídricos pelo constante uso dos agroquímicos e destruição das matas ciliares, ...

Carne e laticínios ficariam na base, responsáveis pelos maiores danos, enquanto frutas, legumes e verduras são mais "verdes" e estariam no topo.

Judbury (Austrália), Kailua-Kona (EUA) e Muonio (Finlândia) são as cidades com o ar mais limpo do mundo. Em Portugal é o Fundão a levar o título de cidade com menos poluição do ar.

Na península de Brøggerhalvøya, de Spitsbergen, em Svalbard, o arquipélago norueguês no Oceano Ártico, situa-se a cidade de Ny-Ålesund. É considerada por muitos como a cidade com o ar mais limpo do mundo, mas por que é que é tão bem considerada?