Como a cobra faz neném?

Perguntado por: areis6 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

A fecundação acontece no interior da fêmea, e em seguida, a maioria das cobras põe ovos, porém há espécies que são ovovivíparas, ou seja, que retêm os ovos dentro dos seus corpos até se encontrarem a ponto de eclodir.

Fonte: Wikipedia. Pseudoboa nigra, popularmente conhecida como cobra-preta ou muçurana, é uma espécie de serpentes pertencentes a família Colubridae, constituída por serpentes consideradas como não peçonhentas.

Chamada pelos gaúchos da fronteira de “cobra mamadeira”, aquela que tanto mama na mulher como em vaca, história contada desde os primórdios, e que vem se mantendo na tradição gaúcha, através da transmissão oral, no decorrer das gerações.

A filmagem mostra a serpente, da espécie Dasypeltis Medici, envolvendo o que parece ser um ovo de galinha na boca, sem quebrar a casca. O réptil engole lentamente o ovo e, eventualmente, coloca tudo em sua garganta.

As cobras colocam seus ovos no solo, que receberão o calor natural do sol. Geralmente os ovos são colocados em lugares protegidos como debaixo ou dentro de um tronco, ou de uma grande folha no chão, dentro de um cupinzeiro, e outros lugares que recebem o calor do sol e possuam uma certa proteção.

Elas adoram montes de folhas, de compostagem, de palha, restos de madeira ou de lenha e montinhos de grama cortada, portanto limpe o seu quintal o quanto antes. Em vez de usar lascas de madeira para forrar o chão do quintal, prefira pedrinhas. Elas não oferecem um ambiente confortável para a cobra se esconder.

A cobra mais venenosa do mundo, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NIH), é conhecida como taipan-do-interior, ou taipan-ocidental (Oxyuranus microlepidotus).

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

No Ceará, o animal associado a essa lenda é a cobra-preta (Pseudoboa nigra), mas que devido às histórias também é conhecida como cobra-de-leite.

Há quem recomende plantar no quintal certos tipos de plantas capazes de espantar cobras. Entre as espécies vegetais citadas, estão arruda, manjericão, capim-limão, cactos e citronela.

A "cobra voadora" em questão é da espécie Chrysopelea Paradisi são capazes de planar pelo ar ao saltarem em direção de árvores. Mas para o alívio de muitos brasileiros, essa espécie costuma habitar somente no sul e sudeste da Ásia.

Um vídeo chocante registrou o momento em que o estômago de uma gigantesca píton-birmanesa — a terceira maior espécie de cobra do mundo — simplesmente rasgou ao engolir uma vaca inteira. O jantar fatal foi registrado no norte da Tailândia no dia 21, por um fazendeiro que procurava uma vaca desaparecida há três dias.

O ato de sugar os próprios tetos é um problema comportamental entre as vacas leiteiras que resulta em. Esse comportamento pode causar grandes quantidades de perda de leite, lesões nos tetos, defeitos de formato e como resultado disso, levar a casos de mastite.

O fato do réptil procriar sem o acasalamento é raro e a hipótese provável é que ocorreu uma partenogênese, ou seja, uma reprodução assexuada - algo muito incomum em um vertebrado -, segundo a bióloga do aquário, Denise Polydoro.

O único problema de comer ovos crus é o risco a salmonelose.