Como a ciência explica o pressentimento?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Como a ciência explica o que chamamos de pressentimento (e por que precisamos dele) Você vê um amigo de longe e, em questão de pouquíssimos segundos, tem o “pressentimento” de que há algo errado. Quando os dois se sentam para conversar, ele conta que realmente está passando por problemas sérios. Como você sabia?

Em geral, essa sensação de que algo ruim irá acontecer pode estar ligada a transtornos psicológicos. Entre eles, destacam-se a depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico. Independentemente da causa, porém, os sintomas são fortes e dificultam a rotina do indivíduo.

Pressentimento é o nome dado a uma sensação que algo bom ou ruim está prestes a acontecer. Na verdade, trata-se de uma suspeita ou uma intuição que temos sobre algum assunto que tem nos agoniado de alguma forma. De uma forma geral, os pressentimentos podem ser classificados como bons ou ruis.

A intuição ou o instinto também são o resultado de vários processamentos que ocorrem no cérebro. Pesquisas sugerem que o cérebro é uma grande máquina de previsões, constantemente comparando a informação sensorial e as experiências atuais com o conhecimento depositado e as memórias de experiências passadas.

A ciência permite a humanidade compreender um pouco mais sobre a natureza, a ciência é importante na nossa vida pois nos ajuda a ter uma qualidade de vida melhor, pois através da ciência muitas doenças foram eliminadas. A ciência possibilita avanços na saúde, alimentação, energia e outros.

O que é Intuição:
Percepção de acontecimento, verdade. ou, pressentimento sobre acontecimento futuro.

Premonição é a sensação ou advertência antecipada do que vai acontecer, é sinônimo de pressentimento. É circunstância ou fato que deve ser tomado como aviso; presságio. A palavra é muito conhecida devido à literatura e aos filmes que a têm como tema principal, explorando a capacidade sobrenatural de se prever o futuro.

Um pressentimento que algo vai acontecer, um pensamento que passa pela sua cabeça repentinamente ou uma imagem, são alguns dos tipos de premonição. Se você estiver com este sentimento de que algo vai acontecer, não ignore.

O pressentimento é uma intuição vaga das coisas futuras. Algumas pessoas têm essa faculdade mais ou menos desenvolvida. Pode ser devida a uma espécie de dupla vista, que lhes permite entrever as consequências das coisas atuais e a filiação dos acontecimentos.

Se eles querem saber para onde você está indo, quanto tempo você vai ficar fora, quando você está voltando, etc. pode ser um sinal de traição. Esse aumento de interesse é muitas vezes mal interpretado como ciúme, ou maior preocupação para você, quando na verdade é exatamente o oposto, diz Houston.

Sensação de morte iminente e/ou pânico: é um sentimento de medo extremo (diferente de medo intenso), agudo ou prolongado, acompanhado de sintomas e sinais físicos como sudorese e taquicardia e de temor a um perigo imediato e não localizável ou identificável.

A nossa intuição – ter pressentimentos, saber por vias inconscientes, sentir com a barriga, ter um frio na barriga, sentir um cheiro disso ou daquilo – pode nos ajudar e ser um dado a mais na avaliação sobre as possibilidades e os riscos. Algumas pessoas são mais intuitivas do que outras.

Ansiedade - Ansiedade é uma luta/fuga, um instinto de sobrevivência, uma expectativa apreensiva com relação ao que está por vir. Essa expectativa gera preocupação que se assimila a sensação de que algo ruim está por vir. Essas sensações podem estar relacionadas ao aumento da ansiedade.

Pessoas com intuição forte costumam perceber quando o corpo está tentando dizer algo a elas. O coração bate de um jeito diferente, às vezes é um nó no estômago. Mas só é possível diferenciar estas sensações quando se está consciente de como o corpo reage.

Sexto sentido pode referir-se a: Percepção extrassensorial — chamada popularmente "sexto sentido" Intuição — conhecimento hipotético ou teórico alicerçado no pressentimento. Equilíbrio postural — ou senso da balança; sentido fisiológico comumente aceito além dos normalmente considerados "cinco sentidos"

A intuição se desenvolve a partir da experiência, em especial nas situações em que há padrões e tendências. Para que a intuição esteja certa, é necessário que a área de interesse tenha, de fato, padrões e tendências. Caso contrário, a “intuição” será um tiro no escuro.

A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como o Universo funciona. Refere-se tanto à (ao): investigação ou estudo racionais do Universo, direcionados à descoberta de fatos compulsoriamente atreladas e restritas à Realidade Universal.