Como a celulose vira papel?

Perguntado por: vgomes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

A polpa de celulose é espalhada em uma tela de metal que roda entre diversos cilindros, a matéria é então seca e prensada até atingir a gramatura desejada para o papel a ser produzido.

O processo de extração da celulose, que era caseiro, ocorria a partir de uma mistura entre cânhamo, cascas de amoreira, pedaços de roupas e outros materiais que tinham fibras vegetais na sua composição. Essa mistura quando triturada e umedecida, formava uma pasta que era peneirada e espalhada em alguma superfície.

O processo de produção de papel compreende três etapas: (i) a formação das florestas e seu corte; (ii) a produção da celulose; e (iii) a produção do papel. A formação de florestas começa no viveiro, onde usamos as mais modernas técnicas disponíveis de micro-estaquia.

A Arauco é uma das maiores empresas de celulose e madeira do mundo, com 1 milhão de hectares de florestas, dos quais 110 mil no Brasil.

Digestão e degradação
A enzima responsável pela digestão de celulose é a celulase, que é sintetizada principalmente por microrganismos, como bactérias, fungos e protozoários, mas também por alguns invertebrados, como nematóides.

Mas muitas pessoas confundem o papel com fibras de celulose virgem com o de fibras celulósicas. Entenda qual a diferença: 100% Celulose Virgem: Material fabricado com matéria prima virgem. Utilizam a celulose pura, sem que ela tenha sido utilizada para a fabricação de nenhum outro papel.

O ciclo de vida do papel, no Brasil, inicia-se com plantio do eucalipto, que leva de seis a sete anos para atingir a idade de corte. Em menor proporção é também utilizado o pinus. Para produzir uma tonelada de papel são necessárias aproximadamente duas toneladas de eucalipto, que equivale a 20 árvores.

A celulose é o principal componente da parede celular das plantas. Formada por moléculas de glicose (monômeros) conectadas entre si por ligações de hidrogênio, foi descoberta em 1838 pelo químico francês Anselme Payen, que determinou sua fórmula química.

A celulose é uma substância extraída das árvores, ela é a principal matéria-prima para a fabricação do papel. A matéria-prima básica para a fabricação do papel é a celulose, que pode ser extraída de árvores.

A celulose é um dos materiais mais presentes no cotidiano ela serve como matéria-prima para diversos tipos de papel, fraldas descartáveis, tecidos, papel higiênico, absorventes, enchimento de comprimidos, emulsionantes, espessastes e estabilizantes de alimentos industrializados (como hambúrgueres e queijo ralado), ...

Em 2020, o Brasil lidera o ranking mundial, ao exportar mais de 15 milhões de toneladas de celulose, o que o torna um grande fornecedor mundial desse insumo. Em 2020, mais de 70% da produção brasileira foi destinada ao mercado externo. O Canadá ocupa a segunda colocação, ao exportar 9 milhões de toneladas.

A celulose é o principal componente da parede celular das plantas. Constitui uma importante matéria-prima para as indústrias, que a extraem a partir de diversos vegetais. A principal fonte de celulose é o lenho das árvores de eucalipto e pinus (Colodette et al, 2015), abundante na natureza.

A produção de uma folha de papel A4 consome cerca de 10 litros de água. Uma xícara de café gasta 130 litros de água em sua produção. Para cada litro de leite são necessários mil litros de água.

Para quem o Brasil exporta celulose
Assim como em boa parte das exportações do país, no caso da celulose, o nosso maior comprador é a China. Para lá vai mais de 40% de tudo o que produzimos no ano. Depois, vem os norte-americanos, que possuem média entre 15% e 20% conforme o ano.

Preço da celulose será de US$ 650 por tonelada em 2023, diz Fitch.

Para fabricar o papel de cor branca, a lignina deve ser quase totalmente extraída. Isso é possível através dos alvejantes (produtos químicos branqueadores), confira em Processo de fabricação do papel. Durante o processo, adicionam-se tais produtos químicos à polpa de celulose que separa e descarta a lignina.

A celulose é insolúvel em água e na maioria dos solventes orgânicos, dissolvendo-se maioritariamente em solventes com polaridades intermédias. A insolubilidade em água é normalmente atribuída às diferentes interações intra e intermoleculares entre as moléculas de celulose.

O processo produtivo básico do papel - aqui não levamos em consideração as particularidades dos diferentes tipos de papel que podem ser produzidos a partir da celulose – pode ser dividido em quatro etapas: a extração e preparação da madeira; o polpeamento; a transformação da madeira em celulose marrom; a transformação ...

TIPOS DE CELULOSE
O eucalipto, que gera a fibra curta, tem como principal uso a fabricação de papel tissue, enquanto o pinheiro (pínus), que gera a fibra longa, tem o uso voltado para a fabricação de papel de embalagem.