Como a CBF se sustenta?

Perguntado por: eneves6 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
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A arrecadação em receitas publicitárias é fundamental no orçamento da CBF e chegou a R$ 575,7 milhões em 2021. No balanço em 2020, os contratos rendiam R$ 365 milhões. No ano passado, a entidade informou faturamento de R$ 971 milhões, 47% a mais comparado a 2020.

Entre as parceiras atuais da entidade, há empresas como Fiat, Guaraná Antarctica, Itaú, Mastercard, Nike e Vivo, conhecidas nacionalmente. A CBF ainda fechou novos acordos de patrocínio nos últimos meses, como foram os casos de Rappi e Zé Delivery.

No balanço final, o livro foi de R$ 68,92 milhões, aumento de R$ 20 milhões comparado a 2020. Atualmente, a CBF possui R$ 723,9 milhões em caixa.

Clube aguarda pagamento dos R$ 60 mi referentes ao campeão pela CBF para recompensar jogadores, comissão e funcionários. Valor total recebido por conquista é de R$ 76,8 mi.

Impulsionado pelas premiações dos títulos da Copa do Brasil e Libertadores, o Flamengo vai terminar 2022 com a receita bruta de R$ 1,2 bilhão, R$ 200 milhões acima da previsão de R$ 1 bilhão.

A maior parte das receitas (95%, segundo a entidade) vem do marketing e da comercialização de direitos de transmissão e licenciamento de produtos relacionados à Copa do Mundo. Os gastos são direcionados para programas de desenvolvimento do futebol pelo mundo.

Valor será de cerca de R$ 300 milhões pelo contrato, cerca de R$ 75 milhões por ano. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e o Itaú Unibanco acertaram a renovação de patrocínio para a Seleção Brasileira até 2026. A entidade tem acordo com a empresa desde 2008.

O acordo foi o que assegurou para o Flamengo o status de camisa com maior valor de patrocínio no país.

Patrocinador oficial da Seleção Brasileira desde 2008, o Banco Itaú estampou sua logomarca nos uniformes de treino e nos ambientes frequentados pela pentacampeã mundial desde 2008.

A partir de R$ 51.100 Preço público sugerido.

Em 24 de setembro de 1979, após sofrer modificações em sua estrutura, a CBD passou a se chamar CBF, sobretudo como consequência de um decreto da FIFA, segundo o qual todas as entidades nacionais de futebol deveriam ser voltadas unicamente para o desenvolvimento deste esporte.

O Flamengo é o clube mais rico do Brasil. Mas a diferença não chega perto do abismo que separa Barcelona e Real Madrid dos outros clubes espanhóis. Para fazer o levantamento, o blog tabulou os orçamentos dos principais times do Brasil para 2020 e das equipes da primeira divisão espanhola na temporada 2019/2020.

A Copa do Brasil conhecerá hoje os seus semifinalistas, que decidirão quem chegará na decisão e ganhará uma premiação de R$ 60 milhões. Na soma de todas as fases, o valor pago ao campeão pode chegar a R$ 80 milhões, o que torna a competição a Copa que mais paga no mundo.

A premiação é ainda maior na Libertadores. O time que for campeão levará o prêmio de US$ 23 milhões (cerca de R$ 119,5 milhões) - sendo US$ 16 milhões (R$ 83,2 milhões) só pelo título. O segundo colocado receberá no total US$ 13,5 milhões (cerca de R$ 70,5 milhões).

O clube arrecadou R$ 247 milhões na soma de patrocínios, publicidades e licenciamentos – melhor desempenho do futebol brasileiro na temporada, com boa vantagem.

"É necessário manter o ciclo de vendas ativo"
O Flamengo ainda tem a pagar R$ 172,5 milhões por compra de jogadores, sendo R$ 77,9 milhões no curto prazo (próximos 12 meses, a partir de julho 2022), e R$ 94,5 milhões parcelados de julho 2023 em diante.

No caso cruz-maltino, R$ 23 milhões. Isso significa que, em circunstâncias normais, o clube teria registrado acima dos R$ 200 milhões no ano do rebaixamento e menos de R$ 160 milhões na segunda divisão. Esse dinheiro está contabilizado nos direitos de transmissão, a fonte mais prejudicada pela queda para a Série B.