Como a Candida se manifesta no homem?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

Os sintomas de candidíase masculina são bem marcantes e fáceis de notar. A glande, por exemplo, costuma ficar avermelhada, ressecada e, em alguns casos, até mesmo inchada. Além disso, há uma hipersensibilidade na área e coceira frequente.

A peniscopia é um exame de extrema importância na detecção de lesões microscópicas no pênis, escroto e região perianal, causadas geralmente pelo vírus do Papiloma Humano, mais conhecido como HPV, candidíase ou herpes. A transmissão dessas doenças é feita por meio de relação sexual sem proteção, na maioria das vezes.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Em adultos e idosos, a candidíase oral pode ser transmitida de pessoa para pessoa, também por meio do beijo, contato sexual e compartilhamento de utensílios e objetos contaminados.

Quantos dias cura candidíase masculina? Se a sua candidíase no pênis é tratada precocemente e responde bem à medicação antifúngica, ela pode desaparecer dentro de uma semana. Se você é sexualmente ativo, sua parceira ou parceiro também deve receber o tratamento para candidíase para evitar a reinfecção.

Apesar da infecção vaginal por Candida não ser considerada uma DST, na maior parte das vezes está associada à queda da imunidade do nosso corpo e nada relacionada ao ato sexual. Mas ela pode, sim, ser transmitida para o seu parceiro ou parceira através do sexo, então é importante usar sempre proteção, tá?

Utilize sabonetes íntimos neutros; Opte por roupas íntimas de algodão; Use medicamentos antifúngicos indicado pelo ginecologista.

Miconazol. Por fim, a pomada para candidíase miconazol age aliviando os sintomas da candidíase e acabando com o fungo Candida albicans. Além de utilizado na região genital, ela pode ser aplicada na região anal. A forma genérica que encontramos nas farmácias tem o nome nitrato de miconazol.

Vegetais e frutas ricos em amido e açúcar:
Convém evitar abacaxi, manga e banana. Entre os vegetais mais indicados podemos citar brócolis, abobrinha, alface e berinjela. Por outro lado, batatas em geral, abóbora e beterraba devem ser evitados.

Alguns outros problemas de saúde podem ser confundidos com a candidíase devido à sobreposição de sintomas. Alguns exemplos incluem: Infecções bacterianas: Infecções bacterianas, como vaginose bacteriana, podem apresentar sintomas semelhantes aos da candidíase, como coceira, vermelhidão e corrimento vaginal anormal.

Você pode estar com candidíase se observar:
Corrimento vaginal incomum como corrimento branco e espesso. Ardência na região da vulva (a parte externa da vagina) Leve inchaço dos lábios vaginais (conhecidos também como grandes lábios)

ardência ao urinar; dor durante a relação sexual; vermelhidão na área da vagina; corrimento vaginal branco e espesso.

Quando não tratada, a doença pode facilitar o surgimento de problemas secundários, como a infecção urinária.

Por mais que a candidíase não seja uma doença sexualmente transmissível, não é recomendado transar durante o período agudo da enfermidade.

Banho de assento com camomila
A camomila é uma erva conhecida por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, o que ajuda a aliviar a irritação e a coceira causadas pela candidíase vaginal. Para fazer o banho de assento, coloque 3 colheres de sopa de camomila seca em uma bacia e adicione um litro de água quente.

O tratamento mais indicado para candidíase recorrente é fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma. Ao final deste esquema, inicia-se o tratamento preventivo, com Fluconazol 150 mg, 1 comprimido por via oral, 1 vez por semana por 6 meses.

Fluconazol para candidíase
Para candidíase vaginal ou peniana, a dose recomendada é de 150 mg em dose única. Em casos recorrentes, indica-se repetição da dose de 150 mg após 3 dias. Para candidíase oral o tratamento deve ser feito com 150 mg por dia por 7 a 14 dias.