Como a calopsita fêmea fica quando quer acasalar?

Perguntado por: imonteiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Em geral, quando querem atrair um parceiro, as fêmeas erguem a cauda e começam a piar baixinho, o que, para os mais leigos, dá a entender que calopsita entra no cio. Seja como for, um dos maiores estopins para o início do acasalamento é a presença de um ninho na gaiola.

Canto de calopsita X linguagem sonora
Gritinhos; Assobios; Palavras; Grunhidos.

Quando entra no período reprodutivo, o animal tende a se agitar, e os piados tornam-se mais frequentes. O macho e a fêmea têm uma postura mais arisca nessa época, sendo esse um dos motivos porque calopsita grita.

Isso ocorre pois, ao contrário do que acontece com certas espécies de pássaros cujo canto é natural, essas aves aprendem a cantar e a imitar. Ou seja, a calopsita que canta é macho ou fêmea repetindo os nossos sons como forma de se comunicar conosco.

O acasalamento pode levar até um minuto para se consumar, e depois disso o macho voará para longe. A calopsita fêmea deve botar os ovos cerca de duas semanas após o acasalamento.

Se sua ave passou a abrir as asas, se movimentar com frequência de um lado para o outro e arrepiar as penas, pode ser sinal de estresse, e isso deve ser investigado. As calopsitas mansas não têm o costume de ficar nervosas, exceto se houver algum problema.

A reprodução pode ser realizada a partir de 12 meses, durante todo o ano, mas é aconselhável tirar apenas duas ou três ninhadas por ano. As Calopsitas têm uma postura de quatro a sete ovos, com incubação de 17 a 22 dias.

Uma solução para esse tipo de problema (se sua ave esta na época de reprodução) é a simulação de um ninho para sua calopsita, você pode tentar fazer com que ela tenha seu próprio ninho, com isso ela ira se sentir mais tranquila e com sua privacidade reservada, se optar por isso deve entender que ela ficara nervosa ...

As penas das calopsitas podem acumular pó, esporos, pólen e outros “materiais”. O ato de espirrar vez ou outra não é preocupante, mas se esses espirros forem contínuos e/ ou com produção de muco/ secreção, leve sua ave a um médico veterinário especializado.

Muitas pessoas acham que somente o macho canta e fala, mas isso não é verdade. As calopsitas fêmeas são conhecidas por serem mais caladas e tímidas, enquanto os machos mais tagarelas, porém ambos podem cantar e repetir palavras. O que acontece na verdade, é que é mais comum o macho ser menos “tímido” e cantar mais.

Além disso, este animal de estimação costuma ser muito apegado ao tutor e detestam ficar sozinhos. Por isso é super recomendado criar duas calopsitas juntas para que sejam companheiras.

Com a gaiola coberta, a ave ficará mais calma, relaxada e longe da luz. A técnica também é recomendada para os dias mais frios, para proteger o pássaro do frio. Por isso, quem está procurando como cuidar de calopsita no inverno, fica a dica! Cobrir a gaiola é uma boa ideia.

Preço. Por fim, o valor do animal gira em torno de R$150 a R$300. Para comprar uma sempre pesquise criadouros confiáveis e certificados, onde os animais são bem tratados.

Calopsitas têm senso de ritmo e a sua vai acabar imitando o movimento da sua cabeça. Toque música para ela. Tocar um instrumento, assobiar ou cantar para o seu pássaro pode ser legal. Com exposição suficiente a certas músicas, ela vai aprender a cantá-las de volta para você!

Chapters View all

  • CANTO FAMILIA ADDAMS. 0:00. CANTO FAMILIA ADDAMS. 0:00.
  • CANTO PANTERA COR DE ROSA. 0:46. CANTO PANTERA COR DE ROSA. 0:46.
  • CANTO QUEM TEM MEDO DO LOBO MAU. 1:26. CANTO QUEM TEM MEDO DO LOBO MAU. 1:26.
  • CANTO SE VOCÊ ESTÁ CONTENTE. 2:06. CANTO SE VOCÊ ESTÁ CONTENTE. 2:06.

Ninho para calopsita em cativeiro
Normalmente possuem formato quadrado ou retangular e são feitos em madeira de pinus ou outra madeira específica para cada espécie de ave.

Normalmente, a calopsita precisa de companhia, sim. É sempre muito bom que o tutor tenha, pelo menos duas aves, de preferência, da mesma espécie. Pois em momentos de ausência, uma calopsita faz companhia à outra.

“Quando são tiradas de sua ninhada, buscam um bando. Então ela interage porque acha que o dono é do seu bando, ela pensa que é da mesma espécie”, explica. O criador diz que, depois de uma a duas semanas com o dono, ela já reconhece sua voz. As calopsitas são muito inteligentes.

Tudo depende da espécie. Uma vez que o(a) parceiro(a) foi conquistado(a), o macho sobe na fêmea e eles encostam a cloaca uma na outra. O sêmen é transferido para o sistema reprodutor da fêmea e, então, encontra o óvulo e o fecunda.