Como a caça Predatoria pode afetar na cadeia alimentar?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 6 votos

E a caça predatória é uma atividade que vem ao longo do tempo causando prejuízos no equilíbrio que a natu- reza tenta manter. Desta forma, quando uma espécie da fauna ou flora reduz ou aumenta sua popula- ção, que antes era mantida balanceada, o desequilíbrio ecológico ocorre.

A caça contribui para o desequilíbrio ecológico, causando mudanças na cadeia alimentar dos habitats em que foram retirados. Além disso, ela reduz consideravelmente a biodiversidade de um determinado ambiente.

CAÇA E PESCA PREDATÓRIAS. É o nome que se dá ao hábito de caça e pesca que burla a legislação brasileira. Praticada há muito tempo, a caça e pesca predatórias provocaram e provocam a extinção de mamíferos aquáticos, diminuição de populações de quelônios, peixes e animais de valor econômico.

Este efeito é chamado pelos cientistas de cascata trófica, em que uma perda no topo da cadeia alimentar causa grandes impactos sobre outras espécies, tanto de animais como de plantas, de níveis tróficos inferiores. Um dos exemplos citados pela pesquisa foi a diminuição de lobos no Parque Nacional Yellowstone, nos EUA.

Um exemplo de desequilíbrio na cadeia alimentar é a introdução da agricultura em determinada região. Para plantar as espécies de interesse, retira-se a vegetação natural do local. Com isso, insetos e outros animais presentes acabam morrendo ou fugindo para outros locais.

Além de ser desumana, a matança de animais silvestres também prejudica outras espécies. O restante da fauna também está ameaçado pelas armadilhas, perseguição por cães e ferimentos de bala e muitas vezes, enfrentando horas de sofrimento antes de morrer.

Desde que regulamentada e fiscalizada pelos órgãos públicos, ela pode garantir o desenvolvimento sustentável de reservas ambientais e controlar populações de diversas espécies animais. Afinal, a grande ameaça à sobrevivência da fauna silvestre não é a caça amadora, mas a expansão das fronteiras agrícolas.

Fertilizador dos rios
“Se o peixe-boi desaparecer, ocasionará um desequilíbrio enorme no ecossistema aquático. A proliferação de plantas reduz a entrada de luz na água, ocasionando uma série de danos aos organismos que dependem da luz solar”, diz.

Quando ocorre a diminuição ou extinção de uma determinada população, geralmente temos a diminuição de indivíduos que se alimentam dessa população e o aumento do número de organismos que serviam de alimento para ela. Outros desdobramentos podem ser mencionados.

É uma prática usada pelos animais carnívoros ou omnívoros para obtenção de alimento. Cada espécie conta com a sua técnica especializada levando em conta as características físicas do predador (O animal que caça) e da presa (o animal caçado).

É necessário aumentar o número de patrulhas e agentes protetores desses animais. Além disso, é necessário equipar esse pessoal com a tecnologia e os meios apropriados. Educação e conscientização para todas as pessoas no mundo de que não devem comprar produtos ou roupas feitas com espécies animais em perigo de extinção.

Quando uma espécie se extingue, libera espaço ecológico que pode ser explorado por outra espécie.

Consequências do desequilíbrio ambiental
Algumas delas são: redução da biodiversidade, diminuição da qualidade da água e do ar, intensificação de eventos climáticos e aumento dos casos de doenças.

Inserção de novas espécies: Espécies exóticas não tem competidores naturais, tendo vantagem em relação às outras e prejudicando alguns consumidores da cadeia; Poluição: pode contaminar os organismos.

Os animais predadores são os que se alimentam de outros animais. Eles ocupam o topo da cadeia alimentar e por isso são encontrados em menor quantidade. Os predadores, geralmente, são de grande porte, ágeis e adaptados para a caça.

O aperfeiçoamento tecnológico, industrial e científico, nos últimos tempos, tem provocado drásticas alterações na atmosfera, na água de mares, lagos, rios, e no solo. Além do mais, provocou desequilíbrio nas cadeias alimentares.

O gavião-real não tem inimigos naturais, ele é um animal muito poderoso. Seu único predador é o homem.